Logo_05

Quando começar a tomar o anticoncepcional?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Essa é uma dúvida muito comum para quem irá utilizar o anticoncepcional oral pela primeira vez ou, então, irá voltar a usar a pílula como método contraceptivo. Afinal, qual é o melhor momento para começar a tomar o anticoncepcional?

 

Vamos ver qual período do seu ciclo menstrual é o mais apropriado para tomar a pílula e ter seus benefícios e ainda conferir algumas dicas de como escolher seu anticoncepcional.

 

Lembre-se também que o ideal é sempre consultar com um ginecologista para entender melhor as mudanças que estão ocorrendo com seu corpo e quais são as suas opções de métodos anticoncepcionais. 

 

Se você nunca foi ao ginecologista, aqui apresentamos algumas informações importantes sobre a primeira consulta, acesse para saber mais!

 

Acompanhe as informações e tire as suas dúvidas! 

 

 

Qual melhor momento para começar a tomar a cartela do anticoncepcional? 

 

O melhor dia para você começar a sua cartela de pílula anticoncepcional é no primeiro dia do seu ciclo menstrual. Ou seja, no primeiro dia da menstruação. Aquele em que o sangue menstrual está na cor vermelha bem viva, sabe?

 

Dessa forma, você garante que o anticoncepcional irá exercer o melhor efeito sobre seu organismo.

 

É claro, apenas se você tomar adequadamente a pílula todo dia e no mesmo horário, seguindo a orientação do seu ginecologista e também as informações disponíveis na cartela do medicamento.

 

Dependendo da pílula indicada pelo seu gineco, ela pode conter: 

 

  • 21 ou 22 comprimidos, quando for monofásica, que combina progesterona e estrogênio com proporções iguais; 
  • 24 comprimidos se for a multifásica, com progesterona e estrogênio em proporções diferentes; 
  • e, por último, a mini-pílula, que contém 28 comprimidos, com apenas progesterona, e que deve ser tomada ininterruptamente (sem pausa).

 

A depender da pílula indicada pelo seu gineco, a pausa, ou seja, o tempo em que você fica sem tomar a pílula, também pode mudar. 

 

Para a pílula de 21 comprimidos, normalmente a mais utilizada, a pausa indicada é de 7 dias. No oitavo dia você deve retomar o uso, iniciando a sua segunda cartela do anticoncepcional oral. 

 

E se eu não tomar no primeiro dia do meu ciclo? 

 

Agora, se você começar a tomar seu anticoncepcional oral e não for o primeiro dia da sua menstruação, é preciso ter atenção a alguns detalhes.

 

Você pode tomar normalmente a pílula, seguindo os bons hábitos de tomar todos os dias o comprimido e sempre no mesmo horário, contudo, poderemos considerar seu efeito contraceptivo apenas após a segunda cartela do anticoncepcional. 

 

Então, se você tiver alguma relação sexual, é essencial que você utilize outros métodos anticoncepcionais combinados, como a camisinha. 

 

Após a segunda cartela, você terá mais certeza sobre o efeito do anticoncepcional oral interrompendo a ovulação e seu período fértil.

 

Também fica o lembrete de que o preservativo deve ser usado em todas relações sexuais, pois só ele protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

 

Como escolher meu anticoncepcional?

 

Já vimos qual o melhor dia para começar a tomar anticoncepcional e agora vamos ressaltar a importância de se conversar com um ginecologista para ter a recomendação do contraceptivo que mais se adequa a você.

 

O ginecologista poderá tirar todas suas dúvidas sobre contracepção, sexualidade e ciclo menstrual, além de avaliar a sua saúde e indicar um anticoncepcional mais apropriado para seu perfil. 

 

Posteriormente, o gineco também realizará o seu acompanhamento sobre como está sendo o uso do anticoncepcional por você. 

 

Então, já sabe, para começar a tomar o anticoncepcional, agende sua consulta totalmente online e gratuita com um ginecologista para tirar todas as suas dúvidas. Clique aqui e marque seu horário

 

Logo_Branco
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!