Logo_05

5 dicas da ginecologista para cuidados íntimos no verão

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Para fugir da umidade e abafamento na ppk, acompanhe as dicas de cuidados íntimos no verão para curtir a estação mais quente do ano sem problemas.

 

Você sabia que é comum no verão aumentar os casos de infecção urinária entre as mulheres?

 

Apesar da falta de hidratação estar entre as causas, isso também ocorre devido a maus hábitos que podem deixar a região íntima úmida por muito tempo, facilitando a proliferação de bactérias.

 

Além disso, nós mulheres possuímos o canal da uretra mais curto do que os homens, o que faz com que tenhamos maior facilidade para desenvolver infecções urinárias, pois o caminho que essas bactérias percorrem até à bexiga é menor.

 

Então, para curtir essa estação sem preocupações e não se surpreender com uma infecção bem chata e dolorosa, fique atenta às dicas da gineco para cuidados íntimos no verão. Vamos lá?

 

Cuidados íntimos no verão

 

Uma das principais dicas para cuidar da sua ppk, principalmente no verão, é ficar atenta à umidade no local, pois, como dissemos, ela pode aumentar o risco de proliferação de bactérias e fungos. 

 

Então veja como podemos evitar essa umidade e abafamento na região íntima, uma combinação poderosa que pode levar à infecção urinária ou outros incômodos. 

 

Além disso, em caso de dúvidas ou qualquer sinal diferente, como dor ou queimação ao fazer xixi, lembre-se de conversar com um ginecologista, urologista ou seu médico de confiança e seguir as recomendações médicas para evitar qualquer complicação.

 

#1 Deixe sua ppk respirar

 

Com o calor, transpiramos mais e queremos usar roupas mais leves para nos refrescar, não é mesmo? Então porque a gente não pensa na nossa ppk nesses momentos?

 

Calcinhas apertadas ou roupas pesadas, como jeans, vão ser péssimas amigas dela. A primeira dica de cuidados íntimos no verão é deixar sua ppk respirar!

 

Opte por roupas leves e tenha cuidado na escolha de suas calcinhas para não usar nada muito apertado. Dê preferência para peças de roupa de algodão. 

 

Além disso, você pode dormir sem calcinha, uma vez ou outra. É importante deixar, em pelo menos em um período do dia, sua vagina livre para respirar.

 

#2 Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo

 

No verão, tudo que mais queremos é nos refrescar com um bom banho de mar, de piscina, de rio ou até de mangueira, não é mesmo?

 

Delícia! Mas, agora, promete que você não vai ficar por muito tempo com a roupa molhada? 

 

Isso porque a roupa molhada ou úmida, em contato com nossa região íntima por muito tempo, pode alterar nossa flora bacteriana vaginal. 

 

Desenvolvendo, assim, bactérias nocivas que, ao chegarem em nossa bexiga, podem causar uma infecção urinária. Isso também pode aumentar o risco da mulher ter uma infecção fúngica vaginal. 

 

Já sabe! Uma das dicas da gineco para cuidados íntimos no verão é trocar a roupa molhada, seja o biquíni, maiô ou roupa completa, por peças secas. De preferência, em seguida após sair da água. 

 

#3 Não deixe roupa íntima secando no banheiro

 

Se você gosta de lavar sua calcinha ou outras peças íntimas no banheiro, tudo bem, desde que use algum tipo de sabonete neutro ou sabão neutro. Entretanto, deixar essas peças secando no banheiro não é uma boa opção!

 

O banheiro é um ambiente úmido. O que, automaticamente, vai fazer com que sua calcinha demore muito para secar. Como já dissemos, a umidade é inimiga da saúde íntima, pois ela é propícia para o desenvolvimento de bactérias ou fungos. 

 

Então, deixe as peças secando ao ar livre ou em outra área da sua casa ou apê. 

 

#4 Excesso de limpeza não faz bem

 

Você já ouviu falar que tudo em excesso faz mal? Pois é, com a higienização íntima não é diferente.

 

É muito comum no consultório médico, a gineco ouvir das pacientes perguntas sobre o cheiro da ppk ou desconfiança sobre como está a higiene íntima delas.

 

O fato é que a vagina tem cheiro de… vagina! Ela não deve ter cheiro de flor ou ser perfumada. Contudo, é exatamente isso que algumas mulheres esperam. E, para alcançar isso, acabam exagerando na limpeza ou usando produtos aromatizados.

 

Mas, nossa vagina possui um pH próprio, que pode ser desregulado com uso de determinados produtos, como desodorantes íntimos ou até mesmo de sabonete íntimo com aromas e higienização íntima em excesso.

 

Você sabia que utilizar apenas água e sabonete neutro durante o banho, ou então sabonete íntimo neutro já é suficiente? Sim, isso mesmo! 

 

Além disso, vale dizer que a higienização íntima é feita na vulva, composta pelos lábios internos e externos, clítoris e monte pubiano. Nossa vagina é autolimpante! E nem pense em utilizar duchas vaginais.

 

#5 Atenção quando estiver menstruada

 

Aumente os cuidados quando você estiver menstruada, principalmente se usar absorvente descartável externo. Isso porque o absorvente comum abafa nossa ppk.

 

Com a combinação de calor e umidade, cria-se um ambiente com maior risco das bactérias se proliferarem. Por isso, troque com uma frequência maior o absorvente descartável. 

 

Dúvidas sobre cuidados íntimos? 

 

Você segue com dúvidas da melhor maneira de realizar seus cuidados íntimos no verão ou se pode utilizar aquele produto cheiroso na região íntima?

 

Pergunte para um ginecologista! 

 

Esse é o profissional mais indicado para esclarecer qualquer dúvida sobre higienização íntima, sexualidade, sexo seguro, anticoncepcionais e muito mais. 

 

Por isso, agende uma consulta com um ginecologista perto da sua casa e tire suas dúvidas!

 

encontre ginecologista

 

 

Logo_Branco
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!