Como identificar um relacionamento tóxico?

Identificar um relacionamento tóxico pode ser desafiador, mas existem alguns sinais comuns que podem indicar que você está em um relacionamento prejudicial para sua saúde mental. 

 

Você não se sente mais bem consigo mesma, tem medo do que seu parceiro ou parceira pode pensar ou de que forma irá reagir a determinadas atitudes e se sente mal e culpada, constantemente, com suas próprias ações? 

 

Esses podem ser sinais de que você vive em um relacionamento tóxico.. Fique atenta e não deixe se abalar. Você sempre pode contar com os amigos ou com a família para sair dessa e partir para outra!

 

Vale dizer também que o relacionamento tóxico também pode ocorrer entre amizades ou em relações familiares, além do relacionamento amoroso. 

 

O que é  um relacionamento tóxico?

 

Um relacionamento tóxico é um tipo de relacionamento caracterizado por comportamentos e interações prejudiciais, que têm um impacto negativo na saúde emocional, mental e até mesmo física dos envolvidos. 

 

Esses relacionamentos são marcados por dinâmicas desequilibradas de poder, falta de comunicação saudável e de respeito. Eles podem ser emocionalmente, verbalmente, fisicamente ou sexualmente abusivos. 

 

O abuso emocional inclui manipulação, chantagem, humilhação, críticas constantes e sabotagem da autoestima. O abuso verbal envolve insultos, ameaças e linguagem depreciativa. O abuso físico é caracterizado por violência física, como empurrões, socos, tapas, entre outros. O abuso sexual refere-se a qualquer tipo de atividade sexual forçada ou não consensual.

 

Um relacionamento tóxico pode ser prejudicial em vários aspectos da vida de uma pessoa. Pode afetar sua autoestima, saúde emocional e mental, vida social, desempenho no trabalho ou na escola e até mesmo sua segurança física. 

 

É importante reconhecer os sinais de um relacionamento tóxico e buscar ajuda e apoio para sair dessa situação, caso você esteja envolvida em um.

 

7 sinais de um relacionamento tóxico

 

Um relacionamento tóxico possui alguns sinais que servem de alerta que a relação não está indo por um bom caminho. Além disso, ele pode passar de uma relação tóxica para outros tipos de abuso, como o físico, ao se intensificar esses sinais e os traumas que o relacionamento pode trazer. 

 

Por isso, se você identificar alguns desses alertas, o melhor é se afastar o quanto antes dessa  relação para o seu próprio bem. Nenhum relacionamento vale sua saúde mental e, muito menos, a sua vida!

 

1 – Comunicação negativa

 

Se houver uma comunicação constante baseada em críticas, insultos, manipulação ou humilhação, isso pode ser um sinal de um relacionamento tóxico. A falta de comunicação ou o silêncio prolongado também podem ser problemáticos.

 

2 – Desrespeito e abuso

 

Isso inclui tanto o abuso físico quanto o emocional ou psicológico. Se você estiver sendo constantemente desrespeitado, humilhado, agredido verbalmente ou fisicamente, isso é extremamente preocupante.

 

3 – Controle excessivo

 

Um parceiro controlador pode tentar controlar sua vida, suas decisões, suas amizades, suas atividades e até mesmo suas finanças. Isso pode se manifestar de várias maneiras, como ciúme excessivo, isolamento social e restrição de liberdade.

 

4 – Manipulação emocional

 

O parceiro manipulador pode tentar minar sua autoestima, fazer você duvidar de si mesmo e controlar suas emoções. Eles podem usar chantagem emocional, culpa ou jogos mentais para obter o que desejam.

 

5 – Falta de apoio e de respeito mútuo

 

Com um relacionamento saudável, ambas partes devem se sentir apoiadas, valorizadas e respeitadas. Se você se sentir constantemente ignorado, menosprezado ou desvalorizado, isso pode indicar um relacionamento tóxico.

 

6 – Desequilíbrio de poder

 

Em um relacionamento saudável, o poder e a tomada de decisões devem ser equilibrados. Se você se sentir constantemente inferior ou sem voz nas decisões do relacionamento, isso pode ser um sinal de um relacionamento desequilibrado.

 

7 – Ciclo de abuso

 

Os relacionamentos tóxicos, em muitos casos, seguem um padrão de abuso, seguido por um período de desculpas, promessas de mudança e uma breve fase de lua de mel. No entanto, o ciclo de abuso geralmente se repete, e a situação tende a piorar com o tempo.

 

Conclusão

 

Lembre-se de que esses são apenas sinais comuns e que cada relacionamento é único, então, os sinais podem ser diferentes ou variar. Contudo, nenhum relacionamento saudável será baseado em abuso, controle ou desrespeito. Todos merecemos ser tratados com dignidade, respeito e amor.

 

Se você está preocupada com seu relacionamento, é importante procurar apoio de amigos, familiares ou profissionais, como terapeutas, que podem te ajudar a enfrentar essa situação e tomar decisões mais saudáveis para você mesma.

 

Neste outro artigo, você pode encontrar outros sinais dos diferentes tipos de assédio e como devemos ter atenção não apenas ao assédio verbal ou físico, mas também ao assédio emocional. Saiba mais aqui.

cropped-Logo_Branco.png
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!