Relacionamentos e sentimentos

Fotos para Instagram: nossas dicas para fotos criativas!

23 de outubro de 2020 | Por: Redatora E aí, rolou?

Está cada vez mais improvável encontrar alguém que não esteja no Instagram – principalmente pessoas mais jovens. Desta forma, é possível perceber que fotos para instagram se tornaram uma realidade no dia a dia de muita gente! 

A rede conta com um bilhão de usuários ativos todos os meses, desde negócios buscando uma maneira de se promover até pessoas buscando diversão, entretenimento e interação com seus amigos e familiares. Claro que, com toda essa popularidade, fica difícil se destacar dentre as milhões de publicações que são feitas todos os dias. Se o seu objetivo é promover uma marca, produto ou serviço, existem muitos outros caminhos e pontos a se atentar. 

Mas, se você está procurando dicas para tirar fotos para Instagram criativas de forma simples, para deixar o seu feed mais divertido e criativo, neste artigo trouxemos 10 dicas práticas para te ajudar! Confere com a gente

Fotos para Instagram: nossas 10 dicas

Opte pela câmera traseira do celular

Sempre que possível, prefira fotografar com a câmera traseira do seu smartphone. Na grande maioria dos modelos disponíveis hoje em dia, a câmera frontal apresenta uma qualidade de foto significantemente inferior do que a traseira. 

Peça que alguém tire fotos de grupo para você. Não há nada de errado em tirar selfies com todo mundo, mas dessa maneira você consegue um registro mais claro de todo mundo. O mesmo vale para fotos onde o fundo é importante (em viagens, por exemplo). 

Aprenda a usar o timer da câmera do seu celular e experimente tirar fotos de si mesma dessa maneira ao invés de usar a câmera frontal. Você pode se surpreender com os resultados

Verifique a limpeza da câmera do celular

Antes de tirar uma foto para Instagram, veja se a lente da câmera está com marcas de dedo, suja ou engordurada. Seu smartphone passa por muitos lugares ao longo do dia, por isso, fazer a limpeza das lentes ajuda a evitar que as imagens fiquem embaçadas. É um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença na nitidez e qualidade.

  Nunca use o dedo ou as mãos para limpar sua câmera. O ideal é usar um pano de microfibra, mas qualquer pano pode servir, desde que seja bem macio e não possa riscar a sua câmera. 

Use a luz natural a seu favor

A iluminação é um dos pontos mais cruciais da fotografia. Iluminações diferentes dão aspectos totalmente diferentes para fotos parecidas, sejam elas retratos ou não.

O mais recomendado é usar a luz natural sempre que possível. Por isso, explore ambientes ao ar livre e os horários nobres, como pela manhã e no final da tarde (quando a luz do sol tem aquele efeito dourado lindíssimo! ). Dias nublados também são uma boa pedida, já que a iluminação fica mais difusa e suave.

O contraste da solar com formas e sombras oferece efeitos interessantes e atrativos. Então, ao juntar a luz natural, o ângulo certo e a criatividade é possível pra tirar muitas fotos criativas para Instagram!

Brinque com os ângulos 

Já reparou como ficamos diferentes quando nos olhamos no espelho e quando tiram uma foto nossa? Ou então tirou uma selfie que tinha tudo para ficar linda, mas quando foi olhar o resultado final alguma coisa parecia estranha? 

Pois é, isso é uma questão de ângulo! Quando vamos tirar fotos de objetos ou paisagens, brincar um pouco com o ângulo da câmera pode gerar fotos para Instagram bem interessantes. Agora, quando tiramos fotos de pessoas, algumas mudanças na angulação podem causar efeitos desconcertantes, já que não estamos acostumados a nos ver dessa maneira. 

Para fotos de pessoas (retratos e selfies), o ideal é que a câmera tenha uma leve angulação de cima para baixo. Evite o ângulo de baixo para cima ao fotografar rostos, pois esse ângulo pode causar uma desproporção no rosto. 

Para selfies ou fotos com timer, nossa dica é: teste! Tire várias fotos, de vários ângulos, com diferentes poses. Assim, é possível encontrar os ângulos que mais te agradam. 

Tome cuidado com o enquadramento

Enquadramento, basicamente, é onde fica cada elemento da foto. Já reparou que na câmera do seu celular, aparece aquela grade de linhas? Aquilo serve para te ajudar a enquadrar sua foto da melhor maneira.

A dica de ouro do enquadramento é a regra dos terços. Isso significa dividir a imagem em 9 partes, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias. O ideal é posicionar o assunto que deseja destacar nos pontos de cruzamento. Assim é possível ter uma foto equilibrada. 

Mas, apesar do nome, isso não é uma regra. O melhor enquadramento vai depender do objetivo da imagem e o que você quer passar com ela, então brinque, experimente, se divirta! Muitas vezes um enquadramento ousado pode gerar fotos muito criativas.

Observe o seu cenário

Fotos criativas para Instagram contam uma história sobre o lugar e a pessoa. Dependendo do foco da sua foto, um cenário cheio e chamativo pode desviar a atenção do que realmente importa ou ser um elemento divertido e interessante. Tudo depende da sua intenção com a foto. 

Claro que não tem problema em simplesmente fotografar coisas que te interessam, sem prestar muita atenção na composição. Porém, essa dica é valiosa para quem quer fazer fotos diferentes do padrão e se destacar na rede. 

Utilize filtros para favorecer os pontos fortes

Às vezes, um bom filtro é o que faltava para deixar a foto mais interessante. Perceba que não estamos falando de mudar elementos chave da foto, mas sim realçar o que já há de melhor nela. 

Um filtro de cor mais quente, com contraste acentuado combina bem com fotos na praia ou em lugares com bastante verde. Cores mais frias e menos brilho casam mais com fotos em dias nublados. Um filtro preto e branco pode ser o toque que faltava para que uma foto fique mais impactante. 

Além disso, ajustes básicos como iluminação, contraste e saturação podem ter grandes impactos em uma foto. Existem inúmeras opções de editores de imagem para smartphones, inclusive os que já vem com cada sistema operacional. Explore e se divirta! Você certamente encontrará seus filtros e estilos de edição favoritos.

Evite usar zoom ao fotografar

Outra dica muito importante de fotos para Instagram é não usar o zoom da câmera do celular. Esse recurso diminui a qualidade e a nitidez da imagem, pois deixa os pixels mais evidentes e deformados, prejudicando sua publicação.

Se for necessário, recorte a imagem na hora de editar ou de publicar para melhorar o enquadramento, mas não use zoom na hora de fotografar.

Use legendas interessantes 

No Instagram, a legenda é uma extensão da fotografia. O texto que acompanha sua imagem também pode despertar o interesse e prender a atenção de quem está lendo, tornando a experiência mais completa e significativa.

E não se esqueça das hashtags! Elas ajudam a atrair pessoas com interesses parecidos com o seu e até a aumentar o número de seguidores e curtidas.

Você sabe como as hashtags funcionam? Hashtags são como “marcadores” de uma publicação. Quando você usa uma, você está classificando o seu conteúdo, e o Instagram consegue identificar isso e agrupar todas as publicações que usaram o mesmo marcador na sua ferramenta de busca. Se você busca por #eairolou por exemplo, verá que tem diversas publicações de perfis diferentes, e é nesse momento em que conseguimos um alcance maior de nossas publicações, engajamento e até mesmo novos seguidores. Aliás, já conhece nosso Insta

Faça stories e interaja

O engajamento é fator importante para quem quer se destacar no Instagram, além de poder ser super divertido interagir e conversar com os seus seguidores. 

Uma boa forma de interação com os seguidores são os stories, que disponibilizam diversas ferramentas como transmissões ao vivo, publicação de fotos e vídeos, caixa de perguntas, enquetes, etc. O recurso oferece mais espontaneidade aos conteúdos e ajuda a aproximar você das pessoas que te seguem.

O importante é sempre manter a criatividade e originalidade, e tomar cuidado com a sua própria intimidade e espaço pessoal. Postar fotos e stories no Instagram é muito divertido, mas não deve nunca te prejudicar ou te colocar em risco, ok? 

Como ter um feed organizado no Instagram?

Você já viu aqueles feeds lindos, consistentes, onde todas as fotos parecem que se conversam? Esse fenômeno do feed organizado no Instagram realmente tomou conta da rede, e pode parecer difícil, mas a verdade é que você pode ter um também! Confere nossas dicas: 

Defina sua paleta

Você não precisa seguir uma paleta de cores super específica muito à risca, mas se decidir ao menos entre tons quentes ou frios é importantíssimo. Mesmo que suas fotos tenham cores diferentes, usar o mesmo tom para todas garante aquele efeito de coesão no feed. 

Tenha consciência dos seus filtros 

Você pode experimentar e brincar com vários filtros, mas para obter um feed organizado você precisa escolher um número seletos de filtros que conversem entre si. Assim como a dica anterior, isso garante que todas as suas publicações tenham algo em comum e façam parte de um mesmo todo visual. 

Tenha fotos de respiro guardadas 

Fotos de respiro são fotos mais gerais, de paisagens, do céu, de objetos, enfim, imagens que você pode intercalar com fotos suas, selfies e fotos de grupos. Além disso, fotografe coisas que conversam com o tema que escolheu para o seu feed e vá guardando essas fotos para publicá-las de forma intercalada. Parece complicado? Saca só nossa próxima dica! 

Use aplicativos específicos para organização do feed 

Existem diversos aplicativos gratuitos no mercado voltados exatamente para a organização do feed do Instagram. Assim, você pode ver como as fotos ficariam no grid antes de publicar e ir aplicando nossa dica anterior

Pronto! Esta é a nossa lista de dicas de fotos criativas para Instagram. Mas não se preocupe em tentar acertar tudo agora. Para ter as melhores fotos para Instagram é preciso repetir o processo o tempo todo, pois a prática leva à perfeição! E com o passar do tempo você vai descobrindo seu jeito e a melhor forma de tirar suas melhores fotografias.

Pratique variadas composições para suas imagens, teste diferentes enquadramentos, formas de iluminação, cenário e filtros.

E não deixe que o prazer de fotografar vire uma rotina e obrigação estressante para alcançar fotos criativas para Instagram. Use o momento para relaxar, se divertir, aprender coisas novas e explorar sua criatividade! 

Queremos conhecer as seguidoras que estão acompanhando a gente! Tire uma foto utilizando essas dicas e marca a gente com a #eairolou

E aí, gostou desse conteúdo? Conta pra gente nos comentários qual foi sua dica favorita e não deixe de nos seguir nas redes sociais: 

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Por: Redatora E aí, rolou?


Deixe seu comentário