Relacionamentos e sentimentos

Namoro à distância: como lidar?

3 de novembro de 2020 | Por: Redatora E aí, rolou?

Pode parecer difícil, mas é possível viver um namoro à distância de forma saudável e feliz. Um namoro à distância requer muito diálogo, sinceridade e disposição de ambas as partes, 

Se você tem um relacionamento a distância ou pretende começar um e não sabe bem o que fazer, vamos deixar aqui algumas dicas de podem ajudar. Confira!

Como lidar bem com o namoro à distância?

Antes de mais nada, é preciso dizer que: está tudo bem se você não se sente confortável em um namoro à distância. “Lidar bem” ou não com uma situação é relativo, já que você não é obrigada a lidar bem com uma situação que traga desconforto. 

Muitas vezes, a melhor forma de lidar com uma situação é não se expondo mais a ela, e está tudo bem. Antes de entrar em qualquer tipo de relacionamento, é importante entender você mesma, o seu momento, os seus anseios e as suas expectativas. 

Dito isso, caso você tenha se decidido por manter um relacionamento à distância e se sente preparada para embarcar nessa com a outra pessoa, existem alguns comportamentos que podem ajudar ou que podem criar uma situação chata. Sentimentos como ciúme, possessão e obsessão por controle podem ser letais para relacionamentos próximos (muitas vezes de pessoas que até moram juntas!), e isso não muda no namoro à distância. 

Sendo assim, sinceridade e uma boa conversa aberta são sempre a melhor forma de resolver problemas, expressar sentimentos e manter um relacionamento com alguém – e isso é ainda mais verdade em um namoro à distância, já que a comunicação é a peça central de tudo. 

Dicas para manter um namoro à distância

1. Trabalhe a confiança na outra pessoa

A confiança é essencial para qualquer relacionamento, não importa a distância. O casal pode morar na mesma cidade, no mesmo bairro, podem até morar na mesma casa – se não houver confiança, o relacionamento está fadado ao fracasso.

Claro que confiança nenhuma deve ser cega: se a pessoa te dá indícios muito claros de que não é confiável, ou então você sente muito dificuldade em confiar nela por este ou aquele motivo, investigue e se pergunte de onde vem o desconforto. 

É muito importante ressaltar que: não é sua função fazer com que a pessoa “se comporte”. Não tem nada que você possa fazer, especialmente à distância, para garantir que a pessoa está sendo sincera ou para controlar seu comportamento. Ser sincero ou não é uma escolha individual, sempre.  

Por isso, a importância da confiança: se você não confia em uma pessoa, vai ser bom para você manter um relacionamento à distância com ela? 

2. Entenda o seu lugar na vida do outro

Por maior que seja o amor entre duas pessoas, uma não pode ser tudo na vida da outra. Se você parar para pensar, nossa vida é composta de diferentes facetas: temos nossos amigos, nossos colegas de sala ou de trabalho, nossa família e nossos relacionamentos amorosos, e é normal se comportar diferente e esperar coisas diferentes de cada pessoa. 

Além disso, temos questões pessoais, momentos felizes e tristes, fases em que queremos conversar e fases em que não queremos. 

Da mesma forma, a outra pessoa tem seus contextos e momentos, dos quais você faz parte, mas não é tudo e talvez nem mesmo seja o mais importante. Isso é ok, isso é normal, o que não é ok e saudável é ser tudo na vida de outra pessoa ou ter outra pessoa como tudo na sua vida. 

3. Evite jogos de culpa

A culpa é um sentimento sorrateiro e cruel. É possível sentí-la do nada, é possível causá-la em outros e é possível tê-la causada em você. De uma forma ou de outra, ela acaba nunca fazendo um papel muito bom, especialmente em namoros à distância. 

Desta forma, é importante que as duas partes do relacionamento conversem – muito! Converse sobre seus anseios, sobre os comportamentos do outro que te causam mal, e deixe que a outra pessoa faça o mesmo. Resolver problemas na conversa é sempre a melhor solução!  

4. Use a tecnologia

Em tempos bastante remotos, as pessoas usavam cartas para namorar a distância. Às vezes, essas cartas levavam meses para chegar. Hoje em dia, você tem uma série de recursos para falar com quem ama a qualquer momento do dia ou da noite, inclusive em chamadas de vídeo para que vocês possam se ver olho no olho. 

Está sem internet? Ligue, ouça a voz de quem ama, pois vai fazer um bem enorme.

Aqui é importante dizer que combinar com a outra pessoa é fundamental: algumas pessoas lidam bem com interrupções durante o dia, outras não. Prefira deixar conversado e combinado de antemão, assim as duas pessoas podem usar aquele horário para focar somente na conversa de vocês. 

5. Faça planos para o relacionamento

Futuro incerto é uma realidade de todo relacionamento, independente do amor ou da distância. Independente disso, namoros à distância podem complicar ainda mais essa situação, já que a perspectiva de um futuro juntos (e fisicamente próximos) fica também um pouco mais distante. 

Desta forma, é importante que o casal faça planos: a curto prazo, a longo prazo, planos concretos e factíveis, planos ambiciosos e sonhadores, enfim, pensar em um futuro juntos. Isso torna o dia a dia mais fácil e acalma um pouco o coração na hora da saudade. 

6. Estabeleça termos para o namoro à distância

Parece até que estamos falando de uma negociação, não é mesmo? Mas não deixa de ser! No fundo, todo relacionamento é uma negociação entre duas partes, com a única condição de que ambas devem sair do acordo, satisfeitas e felizes. Assim, não é diferente para namoros à distância: as duas partes precisam concordar com os termos do relacionamento. 

É claro que vocês não estão assinando um contrato nem nada parecido, e os termos de vocês não precisam ser tão específicos e detalhados. Porém, em linhas gerais, é preciso que os dois saibam o que esperar um do outro e do relacionamento: vamos nos envolver com outras pessoas? Vamos nos falar todos os dias? Vamos ter encontros presenciais? 

7. Compartilhem mimos e presentes 

Já que você não pode estar presente, que tal enviar um mimo para te representar? 

Além de um presente fora de época — o que é bem legal, pois mostra que você está pensando na pessoa — você também pode enviar, por exemplo, uma blusa sua com o seu perfume, pode enviar uma foto de vocês dois e assim por diante. É uma forma de se manter mais de perto mesmo a distância.

Viu como existem diversas maneiras de se lidar com um namoro a distância? Nesse momento é importante não “jogar tudo pra cima” e terminar logo de cara por achar que não vai dar certo. Entretanto, lembre-se sempre dos seus limites e se respeite. Como dissemos, a conversa sincera e aberta é sempre o melhor jeito de se relacionar com outras pessoas

Você tem outras dicas para ajudar pessoas que estão em um relacionamento assim? Então, deixe nos comentários! E não deixe de nos seguir nas redes sociais: 

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Por: Redatora E aí, rolou?


Deixe seu comentário