Uma das dúvidas comuns quando falamos sobre a pílula anticoncepcional é sobre os efeitos que ela traz para o corpo e como ela age no organismo. Se você quer saber o que acontece com seu corpo quando você toma anticoncepcional oral, fique com a gente!
A pílula anticoncepcional é um dos tipos de métodos contraceptivos mais acessíveis e está entre os mais utilizados. Estima-se que 80 milhões* de mulheres no mundo utilizam a pílula anticoncepcional, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Guttmatcher, uma organização de saúde sexual dos EUA.
Quer saber mais sobre o anticoncepcional oral? Então se liga no conteúdo abaixo e, se você ainda não usa nenhum método contraceptivo confiável, fale agora mesmo com um médico e tenha a indicação de um método apropriado para você.
Você para de ovular
Quando você toma anticoncepcional, o medicamento age inibindo a ovulação, já que essa é a principal forma para se evitar uma gravidez. Sem óvulos, não há como haver a fecundação.
Claro que isso vai depender se você toma o medicamento corretamente, sempre no mesmo horário e todos os dias. Dessa forma, o nível de confiança do anticoncepcional é de 98%, em média.
Por inibir a ovulação, não podemos dizer que o que ocorre com seu corpo todo mês é o ciclo menstrual em si. Nem o sangue que desce durante a pausa do anticoncepcional é a menstruação.
Na verdade, é uma resposta do corpo quando você para de ingerir os comprimidos. Mas, para facilitar o entendimento, é comum chamarmos esse sangramento de menstruação.
Altera o muco cervical
Outra coisa que acontece no corpo quando você toma anticoncepcional é que o uso do medicamento altera o muco cervical feminino, deixando-o mais espesso. Essa alteração dificulta, então, a locomoção do espermatozoide. O objetivo disso, claro, é aumentar a segurança do medicamento para evitar uma gravidez não planejada.
Contudo, é importante salientar que a pílula anticoncepcional não protege de infecções sexualmente transmissíveis. Apenas a camisinha, seja o preservativo externo ou interno, protege de ISTs.
Diminui sintomas da menstruação
Por conta disso, ou seja, de sua ação inibindo a ovulação e todos os altos e baixos hormonais comuns do ciclo menstrual, um dos efeitos do uso do anticoncepcional é o controle e redução dos sintomas menstruais.
Desconfortos como cólicas, fluxo menstrual intenso, pele mais oleosa com espinhas e TPM são reduzidos ou até mesmo deixam de aparecer quando você toma anticoncepcional. Efeitos bastante positivos, principalmente para aquelas mulheres que sofrem e têm sua qualidade de vida afetada com a menstruação.
Como a pílula anticoncepcional age no organismo?
Existem, basicamente, dois tipos de pílula anticoncepcional: a combinada e a minipílula. A pílula combinada contém estrogênio e progestina. Já a minipílula, por outro lado, é uma alternativa para quem não se dá muito bem com anticoncepcionais com estrogênio. Sendo assim, ela contém apenas a progestina.
Os dois tipos de pílulas anticoncepcionais agem impedindo que os ovários liberem óvulos durante o ciclo menstrual e engrossando o muco cervical para dificultar a locomoção de espermatozoides, ações que refletem em sua alta eficácia na prevenção de uma gravidez não planejada.
Será que a pílula anticoncepcional é para mim?
Conforme explicamos, a pílula anticoncepcional é um método contraceptivo bastante confiável, eficaz e acessível. Contudo, cada corpo é único com suas particularidades clínicas.
Por isso, é importante consultar um médico para que isso seja avaliado individualmente, com todos os prós e contras de cada método contraceptivo. Aproveite e agende a sua consulta totalmente gratuita e online para tirar suas dúvidas!
*Fonte: Gaúcha ZH;