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Quanto tempo dura a TPM?

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Ansiedade, alteração de humor, vontade de comer doces, dor de cabeça, inchaço e surgimento de acne… Estamos falando da Tensão Pré-Menstrual, que você certamente conhece como a famosa TPM. Apesar de tão comum, ainda pode rolar bastante controvérsia sobre o tópico, como por exemplo: quanto tempo dura a TPM? Por que passamos por ela, afinal?

 

Ela é super natural e a estimativa é que atinja sete a cada dez mulheres. É importante conhecer também os seus principais sintomas e a sua causa. Conhecer melhor o seu corpo é fundamental para entender as reações que ele tem ao longo do ciclo menstrual e isso é, inclusive, uma forma de se conhecer melhor como um todo.

 

 Por isso, neste post, detalhamos essas informações e ainda tiramos algumas dúvidas frequentes. Confere aí 😉

 

Quanto tempo dura a TPM?

 

Os sintomas de TPM podem durar entre 7 e 10 dias anteriores a menstruação, estando presente até seu fim. Quanto tempo dura a TPM pode variar bastante de pessoa para pessoa.

 

A TPM dura até a fase final da menstruação. Supondo que você note dores de cabeça, inchaço e oscilações de humor durante 5 dias antes da menstruação e fique menstruada por mais 5, isso significa que a sua TPM, provavelmente, vai durar 10 dias.

 

Isso mesmo, durante 10 dias, você vai viver uma montanha-russa de sensações. Ninguém merece, né? O importante é se respeitar, incluindo reconhecer os seus limites nessa fase, e adotar medidas que ajudem a aliviar os sintomas. 🧘‍♀

 

Para isso, você pode, por exemplo, adotar uma alimentação saudável, evitando o alto consumo de sódio, já que ele pode provocar a retenção de líquidos; praticar atividades físicas; ter hobbies prazerosos e usar roupas confortáveis. 

 

O que é TPM?

 

TPM é a sigla para Tensão Pré-Menstrual, uma série de sintomas físicos e emocionais, que aparecem geralmente entre a ovulação e a menstruação. 

 

 
 
 
 
 
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Durante esse período, é difícil a gente se aguentar, né? Afinal, o corpo muda, o humor muda e, mesmo assim, a gente precisa continuar seguindo a nossa rotina enquanto a nossa maior vontade é ficar enrolada no cobertor, assistindo a um filme e comendo um chocolate. 🤦‍♀

 

Mas saiba que a TPM, ao contrário do que muitos dizem, não é frescura. É a reação que o nosso corpo tem frente às mudanças que acontecem com ele durante o ciclo menstrual.

 

Por isso, é muito importante que você encare esse processo como algo natural e comece a entendê-lo profundamente. Isso vai te ajudar a passar por esse período de um modo mais leve. 

 

Quais são os sintomas da TPM? 

 

Ao todo, existem mais de 200 sintomas da TPM! 🤯 Sim, você leu certo. Mas isso não significa que todas as mulheres do mundo tenham todos os sintomas!

 

A TPM é dividida em cinco tipos. Veja só quais são eles e seus respectivos sintomas:

 

👉 tipo A: ansiedade, oscilação de humor, irritabilidade e dificuldade para dormir;
👉 tipo C: dor de cabeça e vontade de comer compulsivamente alimentos doces ou salgados;
👉 tipo D: baixa autoestima, falta de concentração e raiva sem motivo;
👉 tipo H: sensibilidade nos seios, ganho de peso devido à retenção de líquido, inchaço na região do abdômen e nas extremidades do corpo;
👉 tipo O: acnes, cólicas, dores em diferentes partes do corpo e náuseas.

 

A separação dos tipos de TPM não indica que você vai ter só um tipo, tá? É possível que eles apareçam de forma separada durante o período pré-menstrual ou surjam juntos. Isso vai variar bastante de acordo com cada mulher. 

 

Por que temos TPM? 

 

Ao longo do período pré-menstrual, nos deparamos com a queda nos níveis de serotonina. Essa substância é uma das responsáveis por regular o humor dos seres humanos. Então, serotonina baixa indica mau-humor e, com isso, a necessidade de compensar isso com outras coisas, como o consumo de doces, trazendo a sensação de bem-estar. 

 

Outro motivo para o surgimento da TPM é a alteração hormonal que faz aumentar a progesterona – o que causa o surgimento de dores pelo corpo e o inchaço – e diminuir o estrogênio – resultando na dor de cabeça. 

 

Ou seja, o nosso corpo vira uma máquina de produção oscilante de hormônios. Além disso, a sensibilidade individual contribui para o aparecimento ou não da TPM, assim como o fator genético. 

 

E se minha TPM tem uma duração estranha?

 

Caso a sua TPM apareça bem antes do período pré-menstrual ou continue após a menstruação, é fundamental que você procure auxílio médico. Para descobrir se você tem mesmo TPM, basta começar a anotar como foi o seu dia. 

 

Você pode anotar num caderninho, no estilo diário, ou fazer uso de um aplicativo específico para isso. É importante registrar os dias em que você ficou mais sensível emocionalmente, quando começou a ter dores e, assim que ficar menstruada, vai ser possível verificar se o que estava sentido é atrelado ou não à TPM.

 

Se perceber que a sua tensão pré-menstrual está durando dias após o término da menstruação, isso indica que, na verdade, o problema não é a TPM, então a causa deve ser investigada. Consulte um médico ou médica! 👨‍⚕👩‍⚕

 

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TPM e ansiedade: o que fazer?

 

A TPM do tipo A é uma das que mais atingem pessoas que menstruam, estando ligada diretamente à ansiedade. Isso acontece porque são liberadas a adrenalina e o cortisol, hormônios que, juntos, acabam contribuindo para o estresse.

 

ilustração menina sofrendo com ansiedade na TPM

Então, o que fazer se você sofre mais com a TPM do tipo A? O primeiro passo é o autoconhecimento: reconheça que você está passando por isso e que talvez seja o momento de ir mais devagar com as coisas. Você pode também procurar ajuda com uma pessoa de confiança, que vai acolher seus sentimentos. 

 

Outra dica é fazer atividades físicas, pois elas liberam endorfina, hormônio que promove a sensação de bem-estar. Durante a menstruação, faça exercícios de leve a moderados, se não você vai acabar saindo ainda mais estressada e dolorida. 

 

Além disso, é importante que você tente não tomar decisões precipitadas. Evite conversar sobre assuntos muito sérios ou ficar em ambientes que não te tragam conforto emocional. Ou seja, não se force a nada! Você não pode controlar seus hormônios e as reações do seu corpo durante esse período, mas pode focar em construir um ambiente seguro para si mesma! 

 

E se rolar um estresse muito intenso, busque fazer alguma atividade prazerosa, como ouvir música, assistir a uma série, ver vídeos no YouTube, enfim, ocupe a mente! Com as oscilações de humor, é natural que a gente queira resolver tudo, fazer tudo ao mesmo tempo, mas é muito mais importante respeitar o seu tempo.

 

Dúvidas frequentes sobre TPM

 

Como sabemos que você certamente tem algumas dúvidas em relação à TPM, separamos, logo abaixo, algumas informações importantes. Confira!

 

TPM durante a menstruação é normal? 

 

Sim, como dissemos, a TPM durante a menstruação é perfeitamente normal. Apesar de ser chamada de Tensão Pré-Menstrual, isso não significa que ela vai durar até o início da fase do sangramento.

 

TPM depois da menstruação é normal?

 

Obrigatoriamente, os sintomas da TPM devem desaparecer após o término da menstruação. Caso contrário, não é TPM. Se você notou que ficou o mês inteiro com dor de cabeça, vontade excessiva de comer doces, desânimo para fazer atividades que antes você gostava, é fundamental buscar ajuda médica.

 

TPM masculina existe? 

 

Sim, a TPM masculina existe! No caso dos homens, ela surge por causa da baixa produção de testosterona, hormônio que ajuda na sensação de bem-estar, disposição e prazer. Quando isso acontece, o caso é chamado de TPM masculina. A diferença é que ele pode ocorrer em qualquer momento.

 

Viu só como o nosso corpo é uma caixinha de surpresas? Agora você já sabe quanto tempo dura a TPM, por que ela acontece e como lidar com os sintomas durante esse período!

 

Mas para entender melhor sobre ela e seus efeitos sobre sua saúde, tire suas dúvidas com um ginecologista!

 

Se você tem dúvidas sobre como é a primeira consulta com o gineco, pode conferir mais informações aqui!

 

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Referências: ¹ Clínica Médica: dos Sinais e Sintomas ao Diagnóstico e Tratamento. Barueri: Manole, 2007. Acessado em: http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/2053/colica_menstrual.htm?ancor=141764 ² Muramatsu CH, Vieira OCS, Simões CC, Katayama DA, Nakagawa FH. Consequências da síndrome de tensão pré-menstrual na vida da mulher. Rev Esc Enferm USP 2001; 35(3):205-13³ Nogueira CW, Silva JL. Prevalência dos Sintomas da Síndrome Pré-Menstrual. Rev Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia,  Julho 200, On-line version ISSN 1806-9339

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