Cistite de lua-de-mel: o que é, como ocorre, sintomas e dicas para se prevenir

Você já ouviu a expressão cistite de lua-de-mel? Entenda o que é, como se prevenir e ainda os sintomas para identificá-la!

 

Antes de sabermos o porquê do nome cistite de lua-de-mel, é importante entender o que é a cistite. Ela é a inflamação ou infecção da bexiga, causada principalmente pela bactéria intestinal Escherichia coli

 

Essa bactéria deveria ficar apenas no intestino, onde ela cumpre seu papel em nosso organismo, ajudando na digestão. Contudo, se a E.coli ou outras bactérias intestinais chegam à região vaginal e ao canal urinário, podem causar problemas.

 

Entre eles temos a uretrite, infecção na uretra, ou a cistite, infecção na bexiga, ou a pielonefrite, infecção nos rins. Quando falamos em infecção urinária, geralmente nos referimos à infecção da uretra e da bexiga.

 

Agora que já entendemos o que é a cistite, vamos saber o que seria a cistite de lua-de-mel e também seus sintomas, dicas para se prevenir e tratá-la. Vem com a gente!

 

O que é a cistite de lua-de-mel?

 

Também conhecida como cistite pós-coito, é o nome dado ao quadro de infecção na bexiga que pode surgir após a relação sexual, identificada entre 24h a 48h depois do contato íntimo. 

 

Mas, afinal, por que ela surge? ?

 

Apesar de não totalmente confirmado pelos especialistas, acredita-se que o movimento de fricção durante o sexo facilite o acesso das bactérias ao sistema urinário, facilitando a infecção.

 

Elas são bactérias já presentes no corpo da mulher, só que a transa pode aumentar o risco dessa bactéria chegar à uretra e “subir” até a bexiga, por isso o nome cistite pós-coito ou cistite de lua-de-mel. 

 

É importante dizer que a causa da cistite de lua-de-mel não é o sexo em si, nem uma suposta falta de higiene do parceiro e também não é uma IST (infecção sexualmente transmissível). 

 

Só mulheres podem ter cistite?

 

Também é bom salientar que a cistite de lua-de-mel não é restrita às relações heterossexuais nem apenas às mulheres. Homens também podem ter cistite ou infecção urinária, mas essa é uma condição mais frequente nas mulheres. 

 

Isso se deve ao fato da uretra feminina ser menor que a masculina, deixando mais fácil o acesso das bactérias no canal urinário, aumentando o risco de infecções. 

 

Por isso, prevenção nunca é demais. Apesar de parecer simples, esse tipo de infecção pode ser bem chata e ainda se agravar se não for devidamente tratada.

 

Quais sintomas da cistite?

 

Veja a lista detalhada dos sintomas de alterações no sistema urinário, que podem indicar a cistite, infecção urinária ou outro problema similar:

 

  • Vontade frequente de ir fazer xixi;
  • Não conseguir “esvaziar” a bexiga;
  • Pouco volume de urina;
  • Dor ou ardência ao fazer xixi;
  • Quando mais grave, presença de sangue na urina;
  • Urina com aspectos diferentes, como cheiro forte, escura ou turva.

 

Consulte um ginecologista se identificar algum desses sintomas!

 

ginecologista

 

Como se prevenir da cistite de lua-de-mel?

 

Uma dica para evitar a cistite de lua-de-mel, que está relacionada ao sexo, é ir fazer xixi logo após a transa, diminuindo as chances das bactérias percorrerem o caminho até sua bexiga. Uma atitude simples que pode fazer diferença! ?

 

Apesar de não comprovado cientificamente, o ato de urinar após o sexo serviria para ajudar a limpar nossa uretra, empurrando com o xixi as bactérias que poderiam estar lá presentes. Além disso, por possuir um pH ácido, a urina também ajudaria a diminuir a atividade dessas bactérias.

 

Agora, em relação aos cuidados comuns para se evitar a cistite ou infecção urinária, podemos citar:

 

  • Beber bastante água;
  • Fazer xixi quando tiver vontade;
  • Não segurar a urina por muito tempo;
  • Cuidar com a higiene íntima;
  • Urinar após a relação sexual;
  • Passar o papel higiênico da frente para trás;

 

E aí, gostou de conhecer essas dicas e ficar por dentro de todas essas informações sobre a cistite de lua-de-mel?

 

Lembre-se que, se você identificar qualquer um dos sintomas que indicamos acima, deve consultar um ginecologista para receber o diagnóstico correto e seguir o tratamento conforme indicado.

 

Aqui a gente te ajuda a encontrar um ginecologista próximo da sua casa. É só clicar na imagem abaixo!

 

encontre ginecologista

 

Referências:

Biblioteca Virtual Ministério da Saúde; MD Saúde; Tua saúde;

cropped-Logo_Branco.png
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!