Relacionamentos e sentimentos

Como dar um fora educadamente?

21 de dezembro de 2020 | Por: Redatora E aí, rolou?

De repente, uma pessoa que você jamais pensou em se envolver diz que tem interesse em você. E aí, o que fazer? Ou melhor, como dar um fora de uma forma educada e sem magoar o outro?

Essa situação é delicada, já que você não quer que a pessoa se sinta mal, mas também não pensa em ficar com ela. Então, chegou a hora de ser sincera, sem pensar em fazer jogos ou então mentir para que o outro se sinta bem.

Para te ajudar nesse processo, seja dando um fora logo na primeira interação ou depois de um tempo, nós criamos este artigo com algumas dicas valiosas. Acompanhe a leitura para saber mais!

Como dar um fora: pontos de atenção

É muito importante dizer antes de mais nada que dar um fora educadamente é uma cortesia, uma atitude de respeito com o outro. Portanto, você não é obrigada a ser educada e simpática caso o avanço da outra pessoa tenha sido intrusivo, desrespeitoso, violento ou abusivo. 

Em nossa sociedade, ainda se espera que mulheres se comportem sempre de forma recatada e agradável, mesmo em situações desconfortáveis. Você não precisa obedecer isso, principalmente em detrimento dos seus próprios sentimentos.

Desta forma, nossas próximas dicas são todas pensando em um cenário onde você está confortável e o único problema mesmo é que você não tem o mesmo interesse da outra pessoa. 

Dicas para dar um fora educadamente

Nem sempre a gente vai corresponder aos desejos ou sentimentos de outra pessoa, né? E isso pode acontecer com um amigo próximo ou com alguém que você conheceu em alguma festa, por exemplo. Em ambas as situações, é importante saber como dar um fora educadamente, respeitando tanto os seus sentimentos quanto os da pessoa. Veja algumas dicas logo abaixo!

Repense a culpa 

É comum se sentir mal e culpada por não corresponder a um interesse romântico, especialmente se você conhece e/ou tem contato próximo com a pessoa. Mas é importante se lembrar que você não é uma vilã só porque não quer ficar com a pessoa, assim como a pessoa não é uma vítima por ser rejeitada. 

O sentimento de culpa pode te paralisar e acabar prolongando uma situação que poderia ter sido resolvida bem antes. Afinal, essas coisas podem acontecer com todo mundo! 

Seja sincera

Você já se sentiu iludida por alguém? Se sim, então você sabe o quanto isso é dolorido e desrespeitoso. Então, procure não fazer isso com outras pessoas. 

Procure não inventar desculpas ou mentiras para “enrolar” a pessoa. Explique como se sente de forma gentil, porém sempre honesta e verdadeira. Dessa forma, a pessoa pode começar a se sentir livre para explorar novas possibilidades, o que é bom para todo mundo!

Seja responsável

Um erro bem comum que as pessoas cometem é a falta de responsabilidade com os sentimentos alheios. Nesse sentido, é importante que você seja sincera e transparente, mas também dê a oportunidade do outro falar.

Durante a conversa, demonstre respeito e trate a pessoa do jeito que você gostaria de ser tratada caso estivesse levando um fora. Então, nada de bloquear o outro ou simplesmente desaparecer porque você não quer encarar a situação.

Não dê esperança

Saber como dar um fora educadamente é também entender que não se deve alimentar falsas esperanças no outro. Falar coisas do tipo “estou muito ocupada agora” ou “acabei de sair de um relacionamento e ainda não estou pronta para ficar com outras pessoas” dão a entender que a pessoa pode ter uma chance com você em breve.

Se isso não for verdade, não tem por que dizer essas frases, né? Então, não encha o outro de esperanças ilusórias.

Mantenha o bom humor

Caso você precise saber como dar um fora em um amigo de longa data, tente agir de maneira natural, mantenha o humor que você tem com a pessoa e, assim, mostre que, apesar de não ter interesse amoroso, você quer que a amizade continue.

Não brinque com os sentimentos do outro

Uma das piores coisas que você pode fazer é brincar com os sentimentos de outra pessoa. Por exemplo, fingir que vai aceitar a investida dela, depois dizer para todo mundo que o outro é feio ou algo do tipo.

Você jamais gostaria que alguém fizesse isso com você, né? Então, não faça isso com outras pessoas. Afinal, elas merecem ser tratadas com respeito.

Seja simpática

Se alguém chegar em você na balada, mas não surgiu o seu interesse, então agradeça o convite e recuse educadamente. Isso só vale, é claro, para aqueles que são educados e respeitam o seu espaço pessoal. 

Já se você precisar recusar a investida de um amigo, explique como você valoriza a amizade dele e não deseja perdê-la por causa disso. Ao focar na palavra “amizade”, ele certamente vai perceber que, com você, não vai acontecer nada além disso

Seja firme

Se a pessoa na balada pedir o seu telefone, mas você não tiver interesse nela, então seja firme e diga que não vai dar. Ser firme é diferente de ser grossa, ok?

Mas se ela já tiver o seu número e ficar pedindo para sair com você, recuse os convites de acordo com os seus motivos para não ficar com a pessoa. Caso ela insista e ultrapasse os limites, a saída é ignorar. Por mais que saber como dar fora educadamente seja a prioridade, isso nem sempre é possível, já que existem algumas pessoas que são muito sem noção.

Fique atenta

Ainda em relação ao tópico anterior, é importante que você abra bem os olhos e perceba se a pessoa não sai do seu pé e continua insistindo para vocês saírem, te deixando em uma posição bem desconfortável. 

Se isso acontecer, analise se não vale a pena se afastar dessa pessoa. Afinal, por vocês serem amigos, é fundamental que saibam respeitar os limites e os espaços uns dos outros. Caso não aconteça, é necessário romper com esse inconveniente.

Isso também vale para aquele amigo que ficou com raiva só porque você disse, de forma sincera e educada, que não queria ficar com ele. Essa é uma atitude bem imatura, afinal, desde o momento em que a pessoa decidiu demonstrar o interesse em você, ela deveria saber que você não é obrigada a corresponder.

Então, lembre-se: se ele for seu amigo de verdade, ele não tem o direito de ficar com raiva de você por causa de um fora. Ficar magoado é natural, mas ficar com raiva, não.

Agora você já sabe como dar um fora educadamente daqui pra frente! O que você achou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Por: Redatora E aí, rolou?


Deixe seu comentário