Início » Seu corpo e sua saúde » Fluxo menstrual intenso é normal?

Ciclo menstrual

Fluxo menstrual intenso é normal?

12 de outubro de 2021 | Por: Redatora E aí, rolou?

Em primeiro lugar, é preciso entender que a intensidade do fluxo menstrual é diferente para cada mulher e, inclusive, ela pode se alterar ao longo dos anos para cada pessoa. Mas como saber se o seu fluxo menstrual intenso é normal ou precisa ser avaliado? 

Alguns fatores podem responder a essa dúvida, o principal, é saber se você sempre teve um fluxo intenso ou se ele mudou repentinamente. 

Acompanhe as informações para identificar se seu fluxo é intenso, se é natural para você ou, então, se houve alguma alteração na sua saúde que está impactando seu ciclo. Além disso, no caso de dúvidas, lembre-se que a melhor alternativa é sempre consultar com um ginecologista.

Vem com a gente e confira as principais dúvidas e respostas sobre fluxo menstrual intenso.

Como saber se meu fluxo menstrual é intenso?

Há três tipos de fluxo, basicamente: leve, moderado e intenso. De modo geral, a intensidade do fluxo se altera durante a menstruação. Isso porque, no primeiro e/ou segundo dia, a intensidade costuma ser maior e vai diminuindo gradativamente. 

De acordo com pesquisas clínicas, estima-se que o fluxo é intenso quando a mulher perde mais de 80 mL de sangue por ciclo. Contudo, pode ser difícil fazer esse cálculo, a não ser que a mulher utilize um coletor menstrual.

Mas há outras formas de identificar se o fluxo é intenso. Por exemplo, se a mulher precisa utilizar um absorvente interno e externo juntos, para evitar manchar a roupa, principalmente à noite, é indicativo de que o fluxo é intenso. 

Outro exemplo é se ela necessita trocar o absorvente (interno ou externo) com uma frequência maior que a média: 8 horas para o primeiro e 3 horas para o segundo, o que também pode significar que o fluxo não seja leve ou moderado. 

Fluxo intenso é normal?

O que a maioria das mulheres se pergunta é se o fluxo menstrual intenso pode ser normal. A questão é que não há um padrão quanto a isso. Como é difícil mensurar exatamente a quantidade de sangue perdida na menstruação, o que vai definir se é normal ou anormal é a sua análise quanto a sua qualidade de vida e bem-estar. 

Dessa forma, se você sempre teve um fluxo menstrual intenso e você não considera que isso interfere na sua qualidade de vida, então você pode considerar que é normal, sim, para você o fluxo intenso.

O que fazer com fluxo menstrual intenso?

Muitas mulheres podem conviver com um fluxo intenso e não sentirem que isso interfira na sua rotina ou saúde e, é claro, nesses casos podem ficar tranquilas. Agora, se esse fluxo intenso tem trazido consequências para sua qualidade de vida, seja de forma física, mental ou social, você pode sim procurar um médico para encontrar uma solução.

Além disso, se você sentiu uma mudança brusca de um fluxo leve ou moderado para um fluxo intenso e isso está comprometendo seu bem-estar, é bom ficar alerta e agendar sua consulta com um especialista para avaliar o que pode estar impactando na sua menstruação.

Resumindo, mesmo se você sempre teve um fluxo menstrual intenso, mas sente que ele está interferindo na sua vida, você pode conversar com seu ginecologista.  Principalmente se na sua menstruação você sente muito desconforto e quem sabe até outros sintomas, como fraqueza, dores nas pernas, entre outras, procure um especialista.

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Por: Redatora E aí, rolou?


Deixe seu comentário