Logo_05

Primeira vez: respondendo às principais dúvidas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Falar naturalmente sobre a primeira vez ainda é um tabu para muitas pessoas. Enquanto ninguém conversa sobre o assunto, é super comum que na própria adolescência a gente sinta quase como se fosse uma obrigação ter a primeira relação sexual, mas não precisa ser assim.

 

Cada pessoa tem seu próprio tempo e a primeira transa precisa ser algo confortável para você e que seja uma decisão sua, e não por influência do seu crush, de amigos ou por uma “pressão” social. 

 

Além disso, é super importante, antes da primeira vez, você ter conhecimento sobre as formas de se prevenir, tanto de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) quanto de uma gravidez indesejada. 

 

Para isso, você pode conversar com um ginecologista que irá tirar todas suas dúvidas, falando de forma aberta sobre sexo, prevenção, métodos contraceptivos e tudo mais que você queira saber para conhecer melhor seu corpo.

 

encontre ginecologista

 

Mas a gente sabe que você pode querer chegar nessa consulta já por dentro do assunto, por isso, vamos responder algumas das dúvidas mais comuns de meninas como você, nesse momento. Fica ligada! 

 

A primeira vez dói?

 

A dor, em qualquer situação, é bem particular para cada pessoa. Ou seja, enquanto algumas sentem dor com mais intensidade, outras pessoas nem a percebem. E não é muito diferente em relação à primeira vez. 

 

Além disso, muitos especialistas explicam que a dor na primeira vez está mais relacionada com as questões psicológicas desse momento do que com as físicas. 

 

Isso porque a ansiedade e expectativa pode deixar todo seu corpo mais tenso e aumentar suas chances de sentir dor durante a primeira relação sexual. Agora, se você estiver bem relaxada e tranquila, é possível que não sinta praticamente nenhuma dor. 

 

É normal se sentir ansiosa para esse momento?

 

Se a ansiedade e nervosismo para a sua primeira vez for muito grande, talvez seja um sinal de que você não se sente pronta para dar esse passo. 

 

Você pode não se sentir muito confortável com seu parceiro ou parceira ou ter dúvidas se esse é o momento certo para você. Então é melhor esperar e conversar com outras pessoas a respeito disso, como a sua ginecologista, sua mãe ou amigas.

 

Agora, se você já refletiu bastante, se já pesquisou certinho como se proteger e teve um papo com a gineco, se tem uma relação confiável com seu/sua crush e não rola nenhuma pressão externa para o sexo ocorrer, talvez seja apenas aquele frio na barriga que toda primeira experiência pode gerar.

 

Nesse caso, você pode falar com seu/sua parceiro/a sobre isso, para ele ou ela entender essa ansiedade e te ajudar a ter uma primeira vez muito mais tranquila e do jeito que você sempre esperou. 

 

Vocês também podem preparar um momento tranquilo em um lugar confortável para a sua primeira vez, para você não ficar preocupada com uma possível interrupção. Outra dica é conversar abertamente sobre sexo e suas expectativas com alguém de sua confiança.

 

Tem outras dúvidas sobre a primeira vez?

 

E aí, você já se sente mais confiante para exercer sua sexualidade sem pressão e sem tabus? Compartilha com uma amiga esse conteúdo.

 

Ah, e já sabe, consultar com um ginecologista é fundamental para você se preparar para esse momento, independente de quando ele ocorrer. 

 

Clique abaixo e encontre um ginecologista da sua região para marcar a sua consulta e tirar todas as suas dúvidas!

 

ginecologista

Logo_Branco
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!