Muitas meninas (e meninos) ainda encanam com a idade certa para perder a virgindade. Principalmente para quem tem amigos que já transaram, fica aquela sensação de atraso ou de que algo está errado com você.
A boa notícia é que não existe “prazo de validade” para a primeira vez. Ou seja, a questão não tem tanto a ver com a idade em si, mas com maturidade (física e psicológica), consciência das responsabilidades envolvidas em uma relação sexual e conhecimento sobre o próprio corpo.
Afinal, a primeira vez é um momento marcante da vida – e estar preparada para isso é essencial para evitar arrependimentos ou traumas.
Por que perder a virgindade é uma decisão importante?
Sexo não é tabu, faz parte da vida e das relações humanas. Sem ele, aliás, nenhuma de nós estaria aqui.
Porém, o sexo não se trata apenas de prazer, mas de intimidade, confiança e autoconhecimento. Em outras palavras, é um momento de exposição, de troca e descoberta de sensações inéditas. É uma experiência intensa demais para viver de qualquer jeito, né?
Assim, a decisão de perder a virgindade não pode ser apressada ou impulsiva. É um momento que deve ser compartilhado com alguém que goste de você, respeite seus limites, seu tempo e valorize o significado da primeira vez.
Nesse sentido, não é porque todas as suas amigas já transaram que você deve ir na onda e fazer o mesmo. Se não se sente segura ou confortável, não entre na pilha. Liberte-se dessa pressão social!
Ah, e essa história de que sexo é “prova de amor” é caô dos grandes. Se o crush ou parceiro mandar essa, fuja que é CILADA! A escolha sobre quando perder a virgindade cabe apenas a você e a mais ninguém. Não ceda à pressão, chantagem ou zuação.
Por outro lado, conversar com amigas ou mulheres mais experientes pode ajudar bastante nesse processo. Afinal, você pode aprender com a experiência delas e ter uma visão mais realista sobre como é a primeira vez e o que esperar dessa ocasião.
Mas nada disso exclui a consulta com um médico, combinado?
Como saber quando é o momento certo?
Tudo seria bem mais fácil se houvesse uma fórmula única, que servisse para todas nós. Mas a verdade é que o momento ideal pode chegar mais cedo para umas e mais tarde para outras. O que vale é respeitar o seu tempo.
Entretanto, algumas perguntas podem te ajudar a fazer uma autoavaliação sobre o tema.
- Você pesquisa sobre sexo ou procura se informar sobre assuntos ligados à sexualidade?
- A ideia de perder a virgindade te incomoda ou assusta?
- O seu parceiro te pressiona a transar ou vocês conversam na boa sobre esperar o melhor momento?
- Você sabe como se proteger de uma gravidez indesejada ou da transmissão de doenças?
- Você já conversou com seus pais, amigas ou mulheres mais experientes sobre a primeira vez?
- Você já procurou um médico ginecologista para tirar dúvidas e fazer os principais exames?
Esta não é nenhuma receita de bolo, tá? Mas, quanto mais informações você tiver sobre sexo e sobre seu corpo, mais madura e consciente será sua decisão. ?
Seja com a idade que for, proteja-se
Sexo é prazeroso, mas exige responsabilidade. Por muito tempo acreditou-se que não era possível engravidar logo na primeira relação sexual, o que não é verdade.
Sendo assim, antes de perder a virgindade, é fundamental conhecer os principais métodos contraceptivos.
Procure um médico ginecologista, tire suas dúvidas sobre pílula anticoncepcional oral, camisinha e outros métodos disponíveis e escolha aquele que mais combina com você! Sexo seguro tem que ser prioridade sempre, desde a primeira vez.
Clique abaixo e consulte um médico sem sair de casa!