Logo_05

Como escolher o melhor anticoncepcional para mim?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Quer descobrir qual é o melhor anticoncepcional para você? Então acompanhe nossas dicas de como você pode escolher seu contraceptivo e entenda porque é essencial se consultar com um ginecologista para que o especialista oriente você da maneira mais adequada. Vem conferir!

 

O anticoncepcional, independente do método escolhido, tem, como função primária, evitar a gravidez. É uma ferramenta essencial para o planejamento familiar e também para a liberdade feminina. 

 

Afinal, o lançamento da pílula anticoncepcional em 1960 foi uma verdadeira revolução sexual para as mulheres. E, com o decorrer das décadas, seu uso tem transformado cada vez mais nossas vidas e a forma como nos relacionamos com nossa sexualidade.

 

Atualmente, há diferentes tipos de métodos contraceptivos e o desafio é conhecer bem cada um deles para escolher o melhor anticoncepcional para você. Vamos juntas ver como isso é possível. 

 

Tipos de métodos anticoncepcionais

 

Podemos dividir os métodos anticoncepcionais em 4 tipos:

 

  • Comportamentais: abstinência sexual, coito interrompido, método do muco cervical e tabelinha;
  • De barreira: camisinhas feminina e masculina, diafragma, capuz cervical e esponja;
  • Hormonais: pílula anticoncepcional, adesivos, injeções, SIU (DIU Hormonal), pílula do dia seguinte, anel vaginal e implante hormonal;
  • Não-hormonais: DIU de cobre, de prata, laqueadura e vasectomia.

 

Já de início, antes de falarmos sobre como escolher o melhor anticoncepcional para você com algumas dicas bem práticas, é importante deixar claro que os métodos comportamentais são os menos confiáveis, como é o caso do coito interrompido, também conhecido por método da retirada ou “gozar fora”. 

 

Além de depender de muito controle por parte do homem para ejacular fora da vagina, há um líquido que antecede a ejaculação (pré-ejaculatório), que pode conter espermatozoides. Por isso, não conte com métodos comportamentais para evitar a gravidez. 

 

5 dicas para escolher o melhor anticoncepcional para você

 

1 – O anticoncepcional da sua amiga pode não funcionar para você

 

A primeira dica não podia ser diferente desta. O fato é que muitas mulheres acreditam que o que funciona para suas amigas pode funcionar para elas também. Mas não é isso que ocorre. Cada corpo é único e tem suas particularidades. 

 

É super legal trocar dicas com as amigas, falar sem tabus sobre sexualidade, menstruação e sexo. Mas, agora, quando envolve a sua saúde, contracepção, e a escolha tão importante quanto a de seu anticoncepcional, não dá para seguir somente o que a sua amiga indicar, combinado?

 

2 – É preciso considerar sua rotina e estilo de vida 

 

Outro ponto importante para você ficar atenta é quanto à sua rotina e estilo de vida. Tomar um anticoncepcional oral, por exemplo, envolve compromisso para que você se lembre de tomar todos os dias, conforme a indicação da bula, e no mesmo horário.

 

Sobretudo, é importante dizer que isso não é um bicho de sete cabeças. Um pouco de organização e seguindo algumas dicas, como as que colocamos neste artigo, é bem fácil de lembrar. 

 

3 – É fundamental ter a orientação de um ginecologista 

 

Essa é a dica fundamental para você escolher o melhor anticoncepcional para você! Aquele que se adeque às suas necessidades, rotina e particularidades do seu organismo. Então, bora marcar sua consulta com um gineco? Clique aqui e encontre um ginecologista próximo da sua casa!

 

consultar com ginecologista

 

Esse especialista irá analisar todo seu histórico clínico, pedir exames se necessário e fazer uma análise sobre sua saúde para então recomendar o método contraceptivo que mais combina com você.

 

Ao mesmo tempo em que o ginecologista poderá tirar todas suas dúvidas sobre esse anticoncepcional, ele indicará a melhor forma de utilizá-lo e deixar claro quais os benefícios e os possíveis efeitos colaterais. Dessa forma, você vai se sentir muito mais tranquila e segura. 

 

4 – Considere combinar mais de um método contraceptivo 

 

Se você usa, ou vai começar a utilizar um anticoncepcional, como a pílula ou outro tipo de contraceptivo, lembre-se que eles ajudam a evitar a gravidez, mas não protegem seu corpo de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

 

Por isso, uma boa opção é sempre combinar o método anticoncepcional escolhido por você, seguindo a orientação do seu ginecologista, com o uso da camisinha. Seja o preservativo masculino ou o feminino, ele vai contribuir para aumentar a proteção contra a gravidez e também para você se prevenir de ISTs.

 

5 – Conheça os benefícios de cada anticoncepcional

 

Ao conhecer a fundo cada anticoncepcional, é possível entender quais são seus benefícios além de evitar a gravidez. 

 

A pílula anticoncepcional, por exemplo, possui efeitos positivos para aliviar os sintomas da menstruação, diminuindo cólicas, TPM e controlando o fluxo menstrual

 

O anticoncepcional oral também pode ajudar a regular seu ciclo menstrual e até melhorar a sua pele, ao controlar a oleosidade e diminuir o aparecimento de acnes. Legal, né? 

 

Então converse com um ginecologista e descubra qual o melhor anticoncepcional para você! Agende sua consulta com um ginecologista próximo da sua casa.

 

ginecologista

Logo_Branco
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!