Esqueci de tomar o anticoncepcional, e agora?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Quem nunca chegou ao final do dia e, com espanto, pensou Esqueci de tomar o anticoncepcional! E agora? 🙈 

 

Esquecer de tomar o anticoncepcional é uma situação que pode ocorrer, mas é possível se prevenir com algumas dicas de organização. Fique ligada até o fim deste artigo para conferir! 

 

Mas, antes disso, vamos ver o que fazer caso isso ocorra, dependendo do tempo que você demorou para lembrar de tomar o anticoncepcional e em qual período isso ocorreu (se na primeira, segunda ou terceira semana da cartela. Vem com a gente! 😉

 

Informações importantes sobre anticoncepcional oral 

 

A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais práticos que existem. Também é de fácil acesso e muitas unidades de saúde (os populares postos de saúde) dão esse medicamento de forma gratuita. 

 

A pílula, quando tomada da forma correta (no mesmo horário e todos os dias), consegue oferecer mais de 90% de eficácia. O anticoncepcional oral funciona de forma bem simples de entender, podendo ser composto por um ou dois hormônios.

 

Quando é composta por uma combinação de estrogênio e progestágeno, é chamado de anticoncepcional oral combinado. As pílulas que possuem apenas um hormônio (progesterona) são também chamadas de minipílulas. Indicadas para mulheres que possuem contraindicação para o consumo de estrogênios.

 

Por isso a importância de sempre consultar um médico ginecologista para descobrir qual anticoncepcional será mais adequado para você.

 

 

A pílula anticoncepcional atua inibindo a ovulação (processo de liberação dos óvulos pelos ovários), além de agir no endométrio (tecido que reveste a cavidade uterina) e de tornar o muco do colo uterino mais espesso, formando uma espécie de barreira que dificulta o acesso do espermatozoide ao óvulo;

 

Lembre-se que o uso da camisinha durante a relação sexual é indispensável, afinal, só ela protege de ISTs. Então, mesmo tomando o anticoncepcional certinho, vamos combinar de tomar esse cuidado também, ok?

 

Outra informação importante é que a pílula anticoncepcional precisa ser tomada de forma contínua por pelo menos 7 dias para assegurar seu efeito contraceptivo. 

 

Independente dos cenários de esquecimento que vamos expor abaixo, caso você tenha relações sexuais após um esquecimento, existem chances de acontecer uma gravidez. Por isso, não esqueça da camisinha!

 

Esqueci de tomar o anticoncepcional por menos de 12 horas

 

Caso você se esqueça de tomar o anticoncepcional oral por menos de 12 horas, basta tomá-lo imediatamente ao se lembrar e continuar tomando o restante da cartela normalmente. Algumas pílulas até permitem uma tolerância de 12 horas de atraso, mas isso não pode se tornar um hábito!

 

Esqueci de tomar o anticoncepcional por mais de 12 horas

 

Lembre-se que são necessários 7 dias de ingestão contínua dos comprimidos para conseguir efeito contraceptivo. Caso você se esqueça de tomar o anticoncepcional por mais  de 12 horas, há algumas orientações para você seguir. Confira!

 

Na primeira semana da cartela

 

Caso se esqueça de tomar o anticoncepcional na primeira semana da cartela, você deve ingerir imediatamente o último comprimido esquecido, mesmo que isto signifique a ingestão simultânea de dois comprimidos. Em relação aos comprimidos restantes, pode continuar tomando, normalmente, a cartela até ela acabar. 

 

Além disso, durante os 7 dias após o esquecimento, caso tenha alguma relação sexual, é fundamental usar camisinha ou outro tipo de método contraceptivo para evitar a gestação. 

 

Na segunda semana da cartela

 

Se você esqueceu um comprimido na segunda semana, é importante saber como você tomou os comprimidos nos 7 dias anteriores ao primeiro comprimido esquecido:

 

Se você tomou corretamente nos 7 dias anteriores ao primeiro comprimido esquecido, tome imediatamente o último esquecido, mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos simultaneamente;

 

Agora, se você não tomou os comprimidos corretamente nos 7 dias precedentes ao primeiro comprimido esquecido, ou se mais de um comprimido tiver sido esquecido, o risco aumenta e deve-se: tomar imediatamente o último comprimido esquecido, além de adotar precauções contraceptivas adicionais por 7 dias – como camisinha, por exemplo.

 

Na terceira semana da cartela

 

Neste caso, o risco de uma gravidez aumenta pela proximidade do momento de pausa entre cartelas. Caso a ingestão dos comprimidos tenha sido correta na semana anterior, você tem duas opções: 

 

  • tomar imediatamente o comprimido esquecido, seguir com a cartela até o final e emendar na próxima, pulando a pausa;
  • interromper a ingestão dos comprimidos da cartela atual, fazer uma pausa de até 7 dias sem tomar (incluindo os dias em que esqueceu de tomá-los) e, a seguir, iniciar uma nova cartela. 
  • Também é importante usar método contraceptivo adicional caso tenha relações sexuais, como a camisinha.

 

Agora, caso a ingestão do comprimido não tenha sido ideal na semana anterior, você deve tomar imediatamente o comprimido esquecido e emendar a próxima cartela

 

Esqueci de tomar anticoncepcional por 1 dia

 

Caso passe das 12 horas de esquecimento, tome imediatamente o medicamento esquecido (ainda que isso signifique tomar dois comprimidos no mesmo dia) e utilize outro método contraceptivo caso tenha relações sexuais nos próximos 7 dias. 

 

Esqueci por 2 dias

 

Nesse caso, é preciso se preocupar um pouco mais e tomar algumas precauções. Se você teve relações sexuais sem preservativo nos últimos 7 dias, é aconselhado tomar um contraceptivo de emergência, caso não queira correr o risco de engravidar. Isso, se ainda estiver dentro do limite máximo de efeito da pílula do dia seguinte, que costuma ser até 72h. 

 

Se não teve relação sexual desprotegida, você deve tomar a última pílula que esqueceu e, até manter 7 dias seguidos de anticoncepcional, caso tiver relações sexuais, usar preservativo para evitar uma possível gestação. 

 

Esqueci por 3 dias

 

Se você esqueceu de tomar a pílula por 3 dias seguidos, então a eficácia do medicamento já está prejudicada. Você pode continuar tomando só para não menstruar fora de época, mas até encerrar o ciclo é recomendado que todas as suas relações sexuais sejam feitas com o uso de camisinha.

 

Esqueci de tomar o anticoncepcional e menstruei

 

Isso é perfeitamente normal e a situação tem até um nome específico: sangramento de escape. Ele acontece por causa da variação do nível hormonal que aconteceu por causa da não ingestão do anticoncepcional. Se você esqueceu de tomar por apenas 2 dias ou 3, mesmo que intercalados, isso pode acontecer.

 

Esqueci de tomar o anticoncepcional depois da pausa 

 

Os 7 dias de intervalo + os dias do esquecimento podem ser o suficiente para que ocorra uma nova ovulação. Ao iniciar uma nova cartela, muitas pessoas acham que estão protegidas, mas a verdade é que não estão. 

 

Por isso, o melhor que você pode fazer é aguardar mais um ciclo e só começar uma nova cartela no primeiro dia da próxima menstruação. Até lá, use camisinha sempre.

 

Esqueci de tomar o anticoncepcional e a menstruação não desceu

 

Se o esquecimento foi de 1 a 3 ou 4 dias, não tem com o que se preocupar. Quando paramos de tomar a pílula, esse é o tempo médio que leva para a menstruação descer.

 

Mas atente-se para o que é comum para você. Por exemplo, se normalmente quando você esquece de tomar a pílula, no dia seguinte já há o sangramento de escape e dessa vez nada aconteceu, é algo para se pensar. Consulte um ginecologista e faça o teste de gravidez.

 

É possível engravidar se esquecer de tomar o anticoncepcional?

 

Sim, é possível engravidar se você esquecer de tomar o anticoncepcional. Mas isso vai depender de quantos dias se passaram, além de outros fatores como a ingestão correta da pílula e há quanto tempo ela vem sendo utilizada.

 

Para evitar uma gestação, siga as dicas que demos aqui caso esqueça de tomar uma pílula e conte sempre com o uso da camisinha!

 

Além disso, o mais recomendado é tirar suas dúvidas com um ginecologista, que poderá explicar com mais detalhes e analisar se há risco de gravidez ou não. Agende sua consulta!

 

Pode tomar 2 anticoncepcionais no mesmo dia?

 

Depende do tipo de pílula que você utiliza, por isso o ideal é sempre consultar com um ginecologista. De modo geral, é possível tomar dois comprimidos no mesmo dia no caso de esquecimento por menos de 12 horas. 

 

Se você esqueceu de tomar a pílula, por exemplo, ontem, pode tomar hoje desde que esteja dentro de 12 horas a partir do horário correto e também tomar a pílula do dia. Contudo, pode ser que você sinta alguns efeitos colaterais.

 

Por exemplo, usar 2 pílulas no mesmo dia pode causar náusea e dor de cabeça. Seu corpo não está acostumado com aquela dosagem “extra” de hormônio, então pode se comportar de outra maneira. Por isso, a dica é falar com um médico especialista.

 

Em quanto tempo o corpo começa a ovular após o esquecimento da pílula?

 

Isso depende de vários fatores. Por exemplo, se é o primeiro mês tomando pílula, então é bem provável que você ainda ovule, mesmo com a medicação. O corpo precisa de um tempo — normalmente, cerca de 30 dias — para compreender essas mudanças.

 

Agora, se você toma anticoncepcional há muito tempo, a ovulação pode demorar mais para ocorrer. Por exemplo, quem toma pílula e deseja engravidar, pode ter que esperar até 6 meses, em média, para que a ovulação ocorra e a gravidez aconteça. Mas cada organismo é único! 

 

Normalmente, durante a pausa, não há ovulação. No entanto, se você falhou a cartela durante boa parte do ciclo, pode ser que aconteça. 

 

A verdade é que não há um tempo certo para começar a ovular depois de esquecer de tomar a pílula e isso depende de muitos fatores. Por isso, o melhor mesmo é: se você esquecer de tomar a pílula e não quer engravidar, use camisinha!

 

Como parar de esquecer de tomar o anticoncepcional?

 

Esquecer das coisas é normal, afinal, nossa cabeça não é uma máquina. Porém, no caso da pílula, é muito importante criar sistemas que te ajudem a lembrar. 

 

Uma coisa muito simples e que qualquer pessoa pode fazer é deixar um alarme no celular. Só não vale dispensar na hora que tocar, ok? 

 

Uma boa dica é analisar a sua rotina. Existe algo que você faça todos os dias, sem pular um? Que tal vincular o anticoncepcional a esse hábito? 

 

Além disso, tomar a pílula junto de refeições, por exemplo, é um bom jeito de evitar náuseas e enjoos – e pode ser também um ótimo jeito de não esquecer mais! 

 

É legal também criar o hábito de andar com a pílula sempre dentro da bolsa ou da mochila. Se você decidir dormir fora de casa, por exemplo, poderá tomar o anticoncepcional no horário correto.

 

Você também pode deixar um bilhetinho bem visível para lembrar de tomar a pílula, por exemplo, no espelho do banheiro, no guarda-roupa ou na cabeceira da cama. Nada como a pergunta: Você já tomou a pílula hoje? Para ajudá-la a lembrar e criar o hábito.

 

📌  Lembre-se também que o anticoncepcional evita apenas a gravidez, mas não evita infecções sexualmente transmissíveis. Portanto, sempre use camisinha!

 

 

Fontes: 

 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 300 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 26)

 

Lupião AC, Okazaki ELFJ. Métodos anticoncepcionais: revisão. Rev Enferm UNISA 2011; 12(2): 136-41.

 

Poli MEH, Mello CR, Machado RB, Pinho Neto JS , Spinola PG, Tomas G, Silveira MM, Formiga Filho JFN , Ferrari AEM, Giordano MV, Aldrighi JM, Giribela AHG, Araújo FF, Magalhães J, Bossemeyer RP. Manual de anticoncepção da FEBRASGO. FEMINA, Setembro 2009, vol 37, nº 9. 

 

BVMS Saúde.

Logo_Branco
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSE ONLINE COM UM GINECOLOGISTA

Ficamos felizes pelo seu interesse em consultar com um ginecologista. Esse médico pode tirar todas suas dúvidas sobre contracepção e sexualidade e ajudar você a se conhecer melhor. Em breve, teremos uma plataforma para agendamento gratuito.