Início » Corpo Feminino » TPM: sintomas e como conviver bem com ela

Ciclo menstrual

TPM: sintomas e como conviver bem com ela

5 de agosto de 2021 | Por: Redatora E aí, rolou?

A TPM é uma situação comum em mulheres, mas enquanto algumas vivem o período com tranquilidade, outras tem a sua qualidade de vida e até o seu rendimento comprometido.

Todo mês lá está ela…

Cólica, ansiedade, variação de humor, cansaço e a vontade looouca de comer doces. 

A Tensão Pré Menstrual, ou só TPM, é uma situação comum em mulheres entre 13 a 45 anos.

Caracterizada pelo surgimento de sintomas físicos e psicológicos (5 a 10 dias antes da menstruação), esse é um fenômeno que ocorre devido a alterações hormonais que podem interferir no sistema nervoso central.

Os sintomas mais comuns da TPM são retenção hídrica, aumento da sensibilidade mamária, irritabilidade, ansiedade e, nos casos mais graves, agressividade e depressão.

Por não possuir um tratamento e diagnóstico específico, cada ginecologista pode trazer diferentes recomendações que possam aliviar todo esse ciclo, como os medicamentos. 

Mas, além deles, existem práticas que podem te ajudar a ter no mínimo um dia mais leve.

E é sobre elas que falaremos a partir de agora, vamos lá? 

1. Exercite o seu corpo

Praticar exercícios físicos, como caminhar, andar de bicicleta, nadar ou até mesmo participar de uma aula de dança são atividades que podem aliviar parte das tensões comuns nesses dias. 

Essas atividades são as mais indicadas, porque liberam hormônios que ajudam no bem-estar e aliviam a dor, como a endorfina e a dopamina.

 2. Mantenha uma alimentação balanceada

O que você come pode afetar diretamente a intensidade das cólicas e sintomas da TPM, por isso é aconselhável que você mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

O excesso de frituras, açúcares e cafeína, por exemplo, intensificam ainda mais os desconfortos da TPM e da menstruação.

Além disso, uma alimentação saudável ajuda a manter os níveis de vitaminas e outras substâncias que o corpo precisa (e muito) nesses dias.

 3. Beba bastante água

Já teve aquela sensação de inchaço durante a TPM? 

Isso acontece devido a retenção de líquido que se acumula em seu corpo. 

Por isso, manter o consumo regular de água é importante, pois além de ajudar a controlar o inchaço e as dores, é ela quem mantém a hidratação do seu organismo.

Vale ainda consumir outros tipos de líquidos, como sucos naturais, água de coco e chás.

4. Procure sair da rotina 

Sair da rotina e realizar atividades que proporcionam seu bem-estar são ótimas maneiras de mandar todo o caos da TPM para bem longe. 

Por isso, separe um dia para fazer as coisas que você mais gosta, como ver um filme, fazer compras, namorar, ir até ao salão ou simplesmente ligar o “modo avião” e explorar coisas aleatórias, mas que te façam bem. 

5. Evite conflitos e situações de estresse

Durante todo o seu ciclo menstrual, a mulher tende a ficar mais irritada e sensível.

Sabendo disso, quando perceber que você está começando a perder o controle ou se sentindo mal, interrompa por um momento o que estiver fazendo e respire

Tente relaxar e não se expor a situações que vão te deixar mais estressada durante esse período.

Converse com o ginecologista!

Sintomas de TPM em um nível mais intenso, podem te prejudicar em suas atividades do dia, como no trabalho, família ou namoro.

Manter uma frequência de consultas no ginecologista é importante para não se sentir perdida em meio a tantas transformações. 

É ele quem vai te ajudar a entender tudo o que está acontecendo e, caso necessário, te receitar algum medicamento, como o anticoncepcional, para que a sua situação não fuja do controle e você consiga ter uma rotina normal. 

E aí, gostou de saber mais sobre como aliviar os terríveis sintomas da TPM? Então, não deixe de compartilhar com suas amigas para que elas também conheçam todo esse conteúdo. 

Fontes: Tua Saúde, Pfizer, G1, Só Delas

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Por: Redatora E aí, rolou?


Deixe seu comentário