Seu corpo e sua saúde

Como cuidar de cabelo ressecado?

18 de dezembro de 2020 | Por: Redatora E aí, rolou?

Nossa rotina diária é cercada por condições que acabam deixando o cabelo ressecado, como poluição, exposição ao sol e também muita química.

Essa sensação de ressecamento acontece quando o pH dos fios se altera, e isso acaba deixando as cutículas dilatadas e desprotegidas, dando aquela aparência seca. 

Outro motivo é a perda do revestimento natural de gordura, que deixa os fios mais secos e sem brilho. Mas você quer saber como contornar esta situação e voltar a ter cabelos lindos e bem cuidados? Bom, é fácil! É só continuar a leitura com a gente!

Tá pronta?!

Cabelo seco ou ressecado?

Antes de saber como cuidar dos seus fios, é preciso entender a diferença entre cabelo ressecado e seco. O cabelo seco é aquele que o couro cabeludo produz pouca oleosidade pelas glândulas sebáceas. O resultado são fios com aspecto sem brilho em relação aos cabelos naturais.

Esses fios têm uma deficiência de nutrientes, por isso ficam quebradiços e cheios de frizz e volume, com o temido aspecto de palha.

O excesso de procedimentos com produtos químicos, como relaxamento, coloração e alisamento também podem ser responsáveis pelo cabelo ressecado.

Quando falamos de cabelos, secos são aqueles com deficiência de água. Mas o que devemos fazer para recuperar cabelo seco e quebradiço? Os cabelos secos precisam de hidratação para recuperar o aspecto saudável.

 Quando os cabelos chegam a ficar secos, os fios ficam com aparência opaca e acabam embaraçando com mais facilidade, por este motivo, é de extrema importância a hidratação dos fios.

Os cabelos secos costumam ser causados pelo uso de aparelhos como secador e chapinha, que tiram a umidade. Além disso, podem estar relacionados à hereditariedade e tipos de cabelo. 

Os fios cacheados e crespos, por exemplo, costumam ser mais secos pelo excesso de volume e também por seu formato em espiral. Isso impede que o óleo natural do couro cabeludo chegue até a ponta do fio. 

O que deixa o cabelo ressecado? 

Além dos fatores que a gente viu, outros motivos também podem ser os responsáveis por deixar seu cabelo oleoso. A seguir, separamos os mais comuns, que estão presentes na vida de quase todas nós. 

Tomar banho com água quente

Claro que um banho quentinho depois de um dia estressante pode ser um abraço na alma. Mas, pro seu cabelo ele não é nada de bom. A água quente deixa as cutículas inchadas e dilatadas, causando o ressecamento do cabelo e deixando com aparência opaca. 

Usar secador, chapinha e babyliss 

Faz todo sentido que ferramentas de calor deixem o cabelo muito ressecado né?! Ainda que elas sejam fáceis e práticas para finalização, usar esses aparelhos diariamente agride a fibra capilar e deixa seus fios com frizz e ponta dupla.

O protetor térmico é muito importante pra que isso não aconteça, por isso, é um produto que não pode faltar no seu banheiro. Outra dica importante é intercalar o dia de uso dessas ferramentas. Seu cabelo vai agradecer. 

Não cuidar da exposição ao sol

Claro que o sol é muito importante pra nossa saúde. No entanto, se você toma alguns cuidados para proteger a pele da exposição aos raios solares, por que também não faz isso com os cabelos? 

Afinal, os raios UV podem ser a causa do cabelo ressecado. Finalizadores com proteção UV podem ajudar nesse problema. Com eles, você pode curtir seu dia ensolarado sem preocupação nenhuma.

Usar produtos que não são para seu tipo de cabelo

Saber quais são os produtos indicados para as necessidades dos seus fios é muito importante. Isso porque cada produto tem uma fórmula desenvolvida com ingredientes específicos, como para o cabelo ressecado. 

Esquecer de hidratar os fios

Uma rotina de cuidados é fundamental para evitar o cabelo ressecado, trazendo saúde aos fios.

Portanto, hidratá-los com máscaras e óleos naturais deve fazer parte da sua vida se você quiser manter os fios longe do ressecamento.

Uma vez por semana é o suficiente para dedicar um tempo a essa prática que ajuda a renovar seus cabelos, mantendo a vitalidade.

Como hidratar cabelo ressecado?

Como fazer uma boa hidratação no cabelo ressecado? Esta pode ser uma pergunta bastante comum quando se trata deste assunto.

Hidratar o cabelo ressecado é uma forma de garantir que ele ganhe vida e fique longe do frizz e aparência opaca. Para isso, o indicado é que você faça a hidratação de uma a duas vezes na semana. Mas não se preocupe. Você nem vai precisar sair de casa pra isso. Olha só:

lave corretamente seus cabelos, ou seja, usando o shampoo adequado para o seu tipo de fios, e aplicando-o somente na raiz;

em seguida, aplique uma máscara de hidratação para seu tipo de cabelo, seguindo as instruções da embalagem do produto e mantendo distância da raiz para não aumentar a oleosidade no couro cabeludo;

dividindo seu cabelo em algumas mechas, é hora de passar o produto em cada uma delas, massageando os fios para que a máscara seja absorvida com mais facilidade;

deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue, de preferência, com água fria;

aplique o condicionador indicado para seu cabelo, também com cuidado para espalhar somente nas pontas. Ele vai fechar as cutículas e manter a hidratação dentro dos fios. 

Quais cuidados devo ter no dia a dia? 

Além da hidratação uma ou duas vezes na semana, é preciso ter cuidado com o cabelo muito ressecado diariamente, evitando lavá-lo com água quente para não tirar o óleo natural de proteção do couro cabeludo.

Nós elencamos várias dicas sobre o que é bom para quem tem cabelos secos:

lave o cabelo sempre em água corrente;

escolha um shampoo com substâncias que ajudem a equilibrar o pH do seu tipo de cabelo para recuperar o brilho e a maciez;

procure condicionadores com proteína ou peptídeo, para ajudar na reconstrução dos fios do cabelo ressecado;

aplique sérum à base de silicone como reparadores de ponta ou óleos como de argan, semente de linhaça e óleo de coco para selar as cutículas, evitando frizz e aspecto quebradiço;

tenha sempre em casa ampolas de hidratação rápida;

é importante fazer cauterização a cada 15 ou 30 dias, de acordo com o quanto ressecado seu cabelo está;

faça uso de protetor solar sempre que tiver exposição prolongada ao sol, evitando os danos causados pelos raios UV;

use e abuse de cremes para pentear ou cremes sem enxágue para selar as cutículas capilares e evitar fios secos e enfraquecidos.

A verdade é que evitar o cabelo ressecado não é tão difícil, basta que a gente tenha um tempinho dedicado a ele.

Por isso, faça um planejamento e tenha os cuidados com seus fios como parte da sua rotina. Você vai ver como essas dicas vão mudar sua cabeça! 

Aproveita pra ficar por dentro de mais informações como estas! Segue a gente nas redes sociais!

Estamos no Facebook, no Twitter e Instagram

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Por: Redatora E aí, rolou?


Deixe seu comentário