Logo_05

Posso contrair infecções sexualmente transmissíveis pelo sexo oral?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

O sexo oral é um ato comum entre casais de todas as idades e sexos, porém ainda são poucas as pessoas que conversam abertamente sobre o assunto. 

 

Tida como uma alternativa à penetração ou preliminares, na prática o parceiro ou parceira usa a boca, os lábios ou a língua para estimular toda a região genital do companheiro ou companheira. 

 

O sexo oral é uma ótima maneira de ter intimidade com alguém e, como qualquer tipo de sexo, deve ser divertido e seguro para você e para o seu parceiro ou parceira. 

 

No entanto, ainda que esteja no repertório sexual de muitos parceiros, essa prática envolve riscos potencialmente preocupantes como qualquer outra durante o sexo.  

 

Continue a leitura para entender mais sobre tudo o que envolve o sexo oral, seus riscos e benefícios. 

 

Sexo oral pode ser considerado sexo? 

 

Por não envolver penetração e assim eliminar o risco da gravidez, muitos consideram o sexo oral somente como a parte preliminar ou final da relação, quando na verdade não é bem assim…

 

Embora a prática envolva partes do corpo diferentes, o sexo oral é um ato tão íntimo e prazeroso quanto qualquer outro ato sexual. E por isso, também há riscos que ele pode envolver se não houver proteção adequada. 

 

Sexo oral não necessariamente é sexo seguro

 

Só porque não há penetração envolvida não significa que o sexo oral seja automaticamente uma opção de sexo seguro.

 

Na verdade, há uma série de riscos que você precisa estar ciente quando se trata de atos orais, como a possibilidade de transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dentre elas: 

 

  • Herpes
  • Gonorréia
  • HPV
  • Sífilis
  • Clamídia
  • HIV

 

Por isso, antes de praticar qualquer tipo de sexo oral, certifique-se de que o parceiro faça o uso da camisinha. 

 

No sexo oral com ou entre mulheres, a proteção fica mais na base do improviso. É possível recortar o preservativo (masculino ou feminino) para servir de barreira no contato boca e vulva. Outra possibilidade é usar filme plástico, sabe? 

 

Também existe o Dental Dam, que é uma folha quadrada de 15 cm, comum no consultório do dentista, feita de nitrila ou de látex (prefira o látex), e que pode ser adquirida pela internet. Ela também serve de barreira de contato entre a boca e a região genital.

 

Manter a higiene é fundamental

 

Por se tratar de um espaço úmido, a região genital por si só é um terreno fértil para bactérias e o contato direto com a boca na região é capaz de fazer a transmissão de milhares delas. 

 

Por isso, é fundamental sempre cuidar da higiene íntima, tomar banho regularmente e manter a área limpa e arejada. Algumas dicas para as mulheres, por exemplo, são usar calcinhas de algodão e dormir sem calcinha. Confira outras dicas para cuidados íntimos aqui

 

Além disso, manter a higiene bucal é outro fator essencial para deixar tudo o mais higiênico possível. E sem esquecer da camisinha, não é mesmo?

 

Qual o momento certo para experimentar? 

 

Não há uma regra geral quando o assunto é se aventurar no sexo oral. Mas, lembre-se, a primeira regra do sexo, independente qual seja, é que você só experimente ou faça quando se sentir plenamente confortável e segura. 

 

O sexo oral pode ser algo novo e excitante, mas não se sinta na obrigação de se entregar à prática porque seu parceiro ou parceira quer ou porque “todo mundo está fazendo isso”, combinado?

 

Encare o sexo sempre como uma via de mão dupla, em que nela você e seu par devem estar na mesma página antes de todo e qualquer ato sexual juntos.

 

Faça as coisas no seu próprio ritmo e deixe que as coisas fluam naturalmente. 

 

E, se você tiver qualquer dúvida sobre sexualidade ou como se proteger durante o sexo, você sempre pode contar com apoio do seu ginecologista! Clique aqui para encontrar o gineco mais próximo da sua casa e agende a sua consulta.

 

ginecologista

 

Aqui você também pode acessar um guia super completo sobre métodos contraceptivos, afinal, um sexo seguro é muito mais prazeroso!

Logo_Branco
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!