Logo_05

O que é ginecologista? Tudo sobre sua primeira consulta!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Em algum momento da vida, toda mulher vai precisar se consultar com um médico que é especializado na saúde feminina. Então, com o objetivo de ajudar você a se preparar para esse momento, primeiro é importante entender o que é ginecologista.

 

Esse profissional é formado em medicina e especializado em ginecologia e obstetrícia, área que lida principalmente com a saúde da mulher. Por isso, se você quiser conhecer e entender melhor o seu próprio corpo, marcar uma consulta com esse médico é fundamental.

 

Neste artigo, vamos explicar o que o ginecologista faz na primeira consulta, incluindo perguntas e exames realizados, e por que ele é tão importante para a sua saúde. Boa leitura! 

 

O que é ginecologista? O que ele faz? 

 

A especialidade Ginecologia e Obstetrícia é um ramo da medicina que abarca a gravidez, o parto, o pós-parto e toda a saúde dos sistemas reprodutivos femininos (vagina, útero e ovários) e das mamas. Desta forma, ginecologistas podem ser especializados em uma ou mais sub-ramificações desta especialidade.

 

Geralmente, esse profissional é procurado logo após a primeira menstruação, mas isso não é uma regra, ok? Você não é obrigada a se consultar porque ficou menstruada, mas isso é uma recomendação geral. Muitas pessoas fazem isso após a primeira menstruação porque desejam conhecer melhor o próprio corpo e entender como serão os ciclos menstruais. 

 

Ao longo da vida, uma pessoa pode passar pelo ginecologista por diversos motivos. Entre eles estão:

 

  • ciclo menstrual irregular;
  • cólica;
  • DSTs ou ISTs (Doenças/Infecções Sexualmente Transmissíveis), que são causadas por vírus, bactérias ou fungos;
  • câncer de mama;
  • câncer do colo de útero;
  • menopausa;
  • ovário policístico;
  • endometriose.


Todas essas questões podem ser tratadas com o ginecologista. Portanto, é um profissional fundamental para a nossa saúde e bem-estar da mulher durante toda a vida!

 

Primeira consulta com o ginecologista: tudo que você precisa saber 

 

Se você veio parar neste artigo, provavelmente não sabe muito bem o que é ginecologista e como funciona a primeira consulta com ele, né?

 

A falta de conhecimento sobre esse profissional pode deixar muita gente ansiosa ou nervosa com a primeira consulta, mas o objetivo deste artigo é tentar deixar você o mais confortável e preparada possível para esse momento. Por isso, a seguir, tiramos as principais dúvidas sobre esse assunto 😉

 

O que o ginecologista faz na primeira consulta? 

 

Na maioria das vezes, a primeira consulta ao ginecologista serve para estabelecer um vínculo entre você e o médico ou médica. Além disso, o profissional também procura te orientar em relação ao funcionamento do seu próprio corpo.

 

Por ser a primeira vez, é comum se sentir um pouco desconfortável em tratar assuntos tão pessoais com um desconhecido. Mas saiba que esse desconhecido tem anos e anos de formação e experiência com saúde feminina, além de ter feito um voto de cuidar e amparar todos aqueles em necessidade – o famoso Juramento Hipocrático! O médico ou médica já está acostumado com qualquer coisa que você possa relatar, então, não há motivos para ficar com vergonha. Lembrando sempre: sua saúde importa mais. 

 

Se você estiver muito desconfortável, pode entrar acompanhada na consulta. Mas isso não é uma regra, tá? Se você quiser entrar sozinha, não há problema nenhum! Aliás, caso seja mais confortável para você, a sua mãe não precisa estar presente na consulta, basta comunicar esse desejo ao profissional e à sua mãe. 

 

Durante a consulta, o médico pode falar sobre higiene íntima, ensinando como lavar a vulva corretamente, explicar sobre as etapas do ciclo menstrual e as mudanças físicas e psicológicas que acontecem durante a adolescência.

 

Além disso, ele costuma conversar sobre gravidez precoce, prevenção contra ISTs / DSTs e orientações sobre o início da vida sexual. Só temas importantíssimos, não é mesmo?

 

Que perguntas o ginecologista faz na primeira consulta?

 

medica conversando com jovem sobre o que é ginecologista

 

Como o médico deseja te conhecer melhor, ele vai fazer perguntas sobre você. Então, o profissional precisará saber como é a sua menstruação, se você costuma sentir cólicas e TPM (Tensão Pré-Menstrual), se as suas mamas ficam sensíveis durante esse período e como é o seu fluxo.

 

Ele também vai perguntar sobre a data da sua última menstruação, o seu histórico de cirurgias e doenças como diabetes e câncer. Tudo isso é essencial para que o profissional consiga ter um histórico completo da sua saúde e, dali pra frente, possa atender você com base em um grande e importante número de informações.

 

Um ponto que pode deixar as meninas desconfortáveis é quando rola a pergunta: “você já teve relações sexuais?”. Saiba que essa pergunta é comum, independentemente da sua idade, ok? Então, não precisa ter vergonha de responder. E, se não souber muito bem a resposta (acredite, pode acontecer!), seja honesta! Explique em que tipos de prática você já engajou abertamente. Pode confiar na gente: a última coisa que o ginecologista vai fazer é te julgar. 

 

Como devo ir? Qual depilação fazer para ir ao ginecologista? 

 

Uma dúvida que pode rolar é sobre como ir ao ginecologista, ou seja, com qual roupa e depilação. A depilação não é necessária: os pelos não atrapalham a realização de possíveis exames e ainda auxiliam na proteção da sua vulva. Quanto à roupas, você pode ir do jeito que se sentir mais confortável. Geralmente, caso o médico vá realizar exames, ele solicita que você troque o que está vestindo por um roupão descartável. 

 

Quando o ginecologista faz exame de toque? 

 

O exame de toque é necessário para que o ginecologista avalie a condição dos seus órgãos internos. Nele, o profissional insere os dedos no canal vaginal e, com a outra mão, apalpa o abdômen: com esse procedimento, é possível examinar a sua pelve, e verificar se há alguma alteração palpável na vagina, útero e ovários, por exemplo.

 

O ideal é realizar esse exame na primeira consulta mesmo, mas pode ser adiado caso você ache muita coisa para esse primeiro momento. É tudo uma questão de conversa! Mas não adie para sempre, ok? É um exame crucial para acompanhar sua saúde. 

 

Que perguntas devo fazer? 

 

É importante que você se sinta confortável e não tenha vergonha de conversar abertamente com o ginecologista. Afinal, ele é um profissional e lida diariamente com pessoas que têm questões bem semelhantes às suas. Então, nada do que você perguntar será considerado bobo ou estranho, ok? Vale a pena anotar as suas questões e, no dia da consulta, mostrá-las para o médico. Confira aqui 5 perguntas importantes para se fazer ao médico!  

 

Algumas das perguntas mais realizadas são:

 

👉 Como aliviar as cólicas?

👉 Mulheres virgens podem usar absorvente interno?

👉 O meu fluxo menstrual é normal?

👉 O que é hímen?

👉 Minha mãe pode descobrir que perdi a virgindade?

👉 É normal ter corrimentos?

👉 É normal se masturbar?

👉 Até quando os meus seios vão crescer?

👉 Como as pessoas pegam ISTs?

👉 Como posso me prevenir de gravidez e ISTs?

👉 Anticoncepcional engorda?

👉 O que é o orgasmo?

 

As perguntas vão variar de acordo com o nível de conhecimento das pacientes, mas, de modo geral, é importante que você tire todas as suas dúvidas. Lembre-se que o médico não vai te julgar e está ali para ajudar você a se conhecer melhor, ok?

 

ginecologista

 

Minha mãe tem que entrar junto? 

 

Como dissemos, não é obrigatório que a sua mãe esteja durante a consulta, somente caso você se sinta mais confortável com a sua presença e peça para ela ficar. 

 

Posso ir menstruada para a consulta?

 

Para a realização de exames, é importante que você agende a consulta com o ginecologista enquanto não estiver menstruada. Isso porque a realização do exame físico se torna mais desconfortável durante esse período, já que as mamas e os órgãos genitais ficam mais sensíveis. Então, marque a consulta antes ou depois da menstruação.

 

O que o ginecologista pode contar aos pais? 

 

estetoscópio rosa em fundo rosa representando o que é ginecologista

 

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o médico não vai fazer fofoca. Ele não vai falar sobre a sua vida sexual com os seus pais, contanto que ela seja saudável e segura. 

 

Segundo o Código de Ética Médica, existem situações nas quais estes profissionais são obrigados a relatar o que foi dito em consulta, como casos de abuso sexual, violência ou se a paciente está colocando sua própria vida ou a vida de outros em riscos. Em casos desse tipo, o ginecologista é obrigada a acionar órgãos como a polícia e conselho tutelar. 

 

É possível mentir para o ginecologista? 

 

Até aqui, você já viu o que é ginecologista e a importância desse profissional para a saúde da mulher, certo? Ele ou ela devem ser vistos como aliados para que você entenda melhor o seu próprio corpo. Então, não faz sentido mentir. Mais uma vez, destacamos: ele não vai te julgar. 

 

Se você mentir, o profissional vai orientar a consulta com base em informações incorretas sobre a sua vida e isso será prejudicial para você. Até porque, dessa forma, você não vai conseguir tirar as suas principais dúvidas e é provável que saia da consulta com mais questões que resoluções. Viu só como não vale a pena mentir?

 

Então, agora você já sabe o que é ginecologista e como funciona a primeira consulta. O próximo passo é encontrar um profissional de confiança, por isso vale a pena pedir indicações para as amigas e começar a se conhecer ainda mais!

 

consultar com ginecologista

 

Fontes:

Dias, L. Z., Neves, L. V. S., Dias, D. de A., Erthal, H., Paulino, C. E. C., & Miranda Moura, C. V. B. (2016). A Importância do Ginecologista na Prevenção do Câncer de Mama. Revista De Saúde, 3(1), 05-12. https://doi.org/10.21727/rs.v3i1.74

DIÓGENES, M. A. R. ; LINARD, A. G. ; TEIXEIRA, C. A. B. Comunicação, acolhimento e educação em saúde na consulta de enfermagem em ginecologia. Rev. Rene, Fortaleza, v. 11, n. 4, p. 38-46, out./dez. 2010.

Logo_Branco
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!