Início » Relacionamentos e sentimentos » Como ser organizada: dicas práticas para se organizar

Relacionamentos e sentimentos

Como ser organizada: dicas práticas para se organizar

21 de outubro de 2020 | Por: Redatora E aí, rolou?

Como ser organizada? Como programar melhor as tarefas do dia a dia? As respostas dessas perguntas são importantes para colocar nossos planos, objetivos e metas em prática! Afinal de contas, sem organização e o mínimo de disciplina fica bem difícil concretizar alguns de nossos planos. 

Podemos pensar, por exemplo, em uma pessoa que estuda para concurso: estudar um pouco todos os dias é muito mais importante do que estudar 10 horas em um dia e passar outros 5 dias sem estudar nada. Muito mais importante que a velocidade, é a constância!

Para isso é necessário organização e planejamento. Se descobrir como ser organizada é a sua principal dificuldade, estamos aqui para deixar isso muito mais fácil. Para isso, é só seguir a lista de dicas que criamos com base no que realmente pode dar certo para você. Confira!

Dicas práticas de como ser organizada

Planeje o seu dia na noite anterior

Além de te ajudar a ter uma noite mais tranquila, planejar o dia seguinte antes de deitar é uma estratégia fantástica que, certamente, facilita muito na organização!

No dia seguinte, você não vai precisar ficar pensando no que tem que fazer ou no que vai fazer primeiro. Isso te poupa tempo, especialmente se você tem um prazo para entregar um trabalho da escola, da faculdade ou aquela apresentação super importante para sua carreira na empresa.

Antes de dormir, faça uma lista. Ela pode ser feita tanto em meios físicos, escrevendo no papel ou na agenda, como ser organizada pelo celular, em uma ferramenta de checklist digital. Escolha a forma que você achar mais adequada às suas necessidades!

Crie uma reserva de emergência

Organização financeira também faz parte de ter uma vida organizada, por isso, é bom cuidar para formar uma reserva financeira. Mas o que é isso?

Uma reserva financeira é aquele dinheiro ao qual você pode recorrer quando está em apuros. Por exemplo, digamos que aquele dinheiro que você estava esperando não foi pago. Como ser organizada nesses casos e pagar as contas mais importantes do dia a dia, como transporte e alimentação?

Outro exemplo clássico é quando o carro ou qualquer outro meio de transporte tem um problema. Se você depende dele para trabalhar ou ir para a faculdade, vai precisar consertá-lo o mais rápido possível. Assim, o dinheiro vai sair da sua reserva de emergência, feita exatamente para isso!

Mas como ser organizada com dinheiro? Você pode usar uma regra que muitos economistas recomendam: a 50, 30 20. Funciona da seguinte forma:

50% da sua renda vai para as contas fixas;

30% vai para as contas variáveis;

20% para a reserva de emergência ou para os seus planos.

Assim, de todo dinheiro que você receber, o ideal é sempre guardar 20% dele. A sua reserva vai sendo formada aos poucos e, se acontecer de você ou outro provedor da sua casa ficarem sem uma renda fixa, não precisa ficar em desespero.

O ideal é que a sua reserva consiga te manter por cerca de 6 meses, caso você fique sem remuneração. Portanto, faça os cálculos, entenda a sua renda e como ser organizada para alcançar esse objetivo.

Use ferramentas de organização

Uma pessoa mais produtiva não é aquela que trabalha mais, mas sim aquela que consegue fazer mais em menos tempo. E uma ótima maneira de se tornar alguém mais produtiva é entendendo como ser organizada em ferramentas de planejamento, sejam elas físicas ou digitais.

Trello

O Trello é uma ótima opção para se organizar, especialmente para trabalhos em grupo ou algo parecido. Ele serve para tudo e se adapta facilmente! E o melhor, você pode usar a versão gratuita desta ferramenta sem problemas. No Trello, uma tarefa pode ser planejada pelo PC, como ser organizada pelo app usado no smartphone.

Agenda

Hoje em dia temos tanto agenda física, quanto a digital. A segunda opção costuma ser mais cômoda porque ela já fica dentro do seu smartphone — que você carrega para tudo que é lugar — já a agenda física ocupa espaço e pode pesar.

Mas é claro, é mais fácil o seu smartphone te deixar na mão. A bateria do celular pode acabar ou ter algum outro defeito. Portanto, pense bem antes de escolher!

Post-it

Vamos aprender como ser organizada com post-it, pois esses pedacinhos de papel são ótimos para nos ajudar no dia a dia! Muitas empresas criam quadros nas paredes onde colocam as seguintes categorias: para fazer, fazendo e feito. 

Cada tarefa é escrita em um post-it e, depois, anexado nessas categorias. Eles vão mudando de coluna à medida que a tarefa vai avançando e tendo progresso.

Além disso, os post-its são ótimos para anotar aquelas coisas rápidas que vamos lembrando durante o dia. Por exemplo, marcar o dentista, ligar para fulano e assim por diante.

Tenha disciplina

Assim como ser organizada, ter disciplina pode ser um pouquinho trabalhoso no começo, mas a disciplina é mais do que necessária para que a gente consiga concretizar as metas e também os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Se você se propôs a estudar a aula do assunto X pela manhã na quinta-feira, precisa cumprir. Lembre-se de que, o que não é feito quando precisa ser feito, pode virar uma bola de neve nos próximos dias. Aí, o que era pra ser feito na quinta, vai precisar ser feito na sexta e a tarefa da sexta no sábado… e assim por diante. 

Mas como ser organizada em relação a isso? Basta começar a praticar o lema de que, quando a gente se propõe a fazer algo, precisamos cumprir. Mas não se preocupe muito, porque tudo é uma questão de hábito. Quando você começar a ser mais disciplinada e se comprometer com as suas tarefas, mantê-las no ritmo vai ficando mais fácil!

Arrume a casa

O termo usado aqui é casa, mas isso vale para tudo: quarto, cozinha, escritório etc. 

A dica mais valiosa de como ser organizada começa por aqui! Se você estuda ou trabalha em home office, é muito importante deixar todo o ambiente organizado. Isso vale também para o escritório, seja em casa ou não.

Vai cozinhar? Já imaginou estar em uma cozinha com os pratos e o chão sujo? Todos os talheres e as tigelas vão precisar ser lavados antes de começar. Isso desanima só de pensar e atrasa todo o resto do processo. 

Por isso, a área que você utiliza para trabalhar ou estudar deve tanto ser limpa, como ser organizada.

Nosso cérebro responde melhor a ambientes organizados. Trabalhar ou fazer qualquer coisa em um lugar desarrumado causa muito estresse.

Livre-se das distrações

O celular é um grande ladrão da produtividade quando tentamos estudar ou trabalhar. Vai ser quase impossível cumprir as metas diárias que você determinou com o celular por perto e, por fim, isso faz com que você se sinta frustrada.

Uma ótima maneira de se manter mais produtiva é desligar a internet do celular ou deixá-lo no modo não perturbe. Essa segunda opção não é muito aconselhada, já que, caso alguém te ligue, você não vai ouvir.

A melhor opção é desligar a internet e deixar o smartphone em um local onde você não possa ver. Pode ser atrás da tela do computador, dentro da bolsa ou em uma gaveta. Não importa, só deixe ele longe do seu campo de visão.

Agora que você aprendeu os principais passos de como ser organizada, basta seguir essa lista e ir aplicando as estratégias no seu dia a dia! Assim, você pode ser tanto mais organizada, como mais produtiva e disciplinada. Comece com o que for mais fácil e vá progredindo aos poucos. Um passo de cada vez e você vai longe!

E aí, gostou desse conteúdo? Conhece alguém que também precisa aprender como ser organizada? Então, compartilhe com ela essas dicas e não deixei de nos seguir nas redes sociais: 

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Por: Redatora E aí, rolou?


Deixe seu comentário