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Como criar e manter hábitos saudáveis?

27 de outubro de 2020 | Por: Redatora E aí, rolou?

Quantas vezes você já tentou criar hábitos saudáveis e não conseguiu? Acredite, muitas pessoas também não são capazes de manter uma rotina de boas práticas para a saúde. 

Você quer acordar às 6h da manhã pra correr, mas não consegue sair da cama? Pensa todo dia em fazer suas próprias refeições, mas sempre acaba pedindo comida? Quer dormir cedo, mas fica acordada até a madrugada?

Bem, o importante é que você já está no caminho certo ao desejar mudar sua vida com hábitos saudáveis! Afinal, precisamos pensar em como nossa rotina e vícios podem afetar a nossa saúde em alguns anos, certo?

Para te ajudar a transformar essa decisão em um comportamento e conseguir manter uma vida sadia e cheia de energia, vamos mostrar 6 dicas de hábitos saudáveis e como colocá-las em prática! 

Está pronta para começar? Então, vamos lá!

Confira hábitos saudáveis para incluir na sua vida

Mas o que são hábitos saudáveis? Bem, hábitos saudáveis são comportamentos aplicados em uma rotina de práticas que favorecem nossa saúde física e mental, melhorando a nossa qualidade de vida e bem-estar. 

Com a correria que vivemos no dia a dia, é muito fácil deixar a saúde de lado. Dessa maneira, acabamos não pensando em complicações e doenças que podem surgir por causa dessa rotina cercada de vícios e práticas ruins para o organismo. 

Por isso, é fundamental manter hábitos saudáveis para ter qualidade de vida, prevenir doenças e melhorar seu desempenho. Veja 6 destes hábitos que você precisa começar a criar:

Comer de forma saudável

Uma das principais práticas de hábitos saudáveis é aprender comer de forma equilibrada. 

Afinal, a alimentação é responsável por quase todas as funções do nosso corpo. Por isso, manter uma dieta balanceada com frutas, verduras, fibras e cereais é muito importante. 

Prefira preparar seus alimentos, dessa maneira você pode aproveitar um bom tempo na cozinha criando um novo hobbie e descobrindo seu potencial. Além disso, poderá ter certeza de que os alimentos que está comendo são frescos e saudáveis. 

Além disso, evite exagerar no consumo de produtos industrializados, frituras, carne vermelha e açúcares. O excesso deles não traz nenhum benefício para sua saúde. 

Beber mais água

Beber água é uma prática que garante o funcionamento adequado do nosso organismo. Ou seja, é um dos hábitos saudáveis mais importantes de se colocar em prática! 

Por não existir um consenso entre a quantidade ideal de consumo, médicos indicam que um bom parâmetro para saber se você está bebendo a quantidade suficiente de água é a cor da urina. 

Quanto mais claro estiver o xixi, sinal de que seu corpo está hidratado. Portanto, para saber a quantidade ideal de água que você deve ingerir, observe se o seu xixi vai clareando ao longo do dia.

Ah! Lembre-se também que sentir sede é a indicação que seu corpo já está com leve desidratação, por isso, beba mais água.

Praticar atividades físicas

Praticar uma atividade física que você gosta traz benefícios para corpo e mente. 

Escolha um exercício para incluir na sua rotina de hábitos saudáveis e comece aos poucos, aumentando a frequência e intensidade de acordo com sua disposição e adaptação. 

Você pode fazer caminhada, correr, nadar, dançar, pedalar ou mesmo se alongar. O importante é praticar qualquer atividade que coloque o corpo em movimento, aumentando equilíbrio, força e reduzindo fatores como ansiedade e estresse. 

Outra dica que pode fazer grande diferença para criar hábitos saudáveis é mudar sua rotina diária. Para isso, você pode andar até o trabalho, preferir subir pela escada ao invés do elevador ou caminhar até a casa de um amigo, economizando e contribuindo também para o meio ambiente.

Dormir bem

Muitas pessoas afirmam que podem dormir poucas horas por noite e, mesmo assim, lidar com a rotina intensa. 

No entanto, uma boa noite de sono é fundamental para que nosso corpo recupere as energias e previna irritabilidade, estresse e até doenças cardiovasculares. 

Inclua em sua rotina de hábitos saudáveis noites bem dormidas, com 7 a 8 horas de sono tranquilo e reparador. Para ajudar, prefira comer alimentos leves à noite, tomar chás (de camomila ou cidreira) e evitar o celular e TV algumas horas antes de dormir.

Fazer exames de rotina

Além dos hábitos saudáveis que podemos mudar em nosso dia a dia, é preciso dar atenção à realização de consultas médicas periódicas. 

Afinal, realizar check-ups permite a prevenção de doenças e, caso seja identificada alguma patologia preexistente, isso pode impedir que ela evolua com complicações. 

Além dos exames e consultas de rotina, é importante procurar atendimento médico sempre que aparecerem sinais e sintomas de alguma alteração no corpo. Evite o uso de remédios sem prescrição e vá quanto antes a um especialista.

Tenha bons relacionamentos

Além de uma boa alimentação, atividades físicas e exames de rotina, o convívio social é fundamental para promover o bem-estar físico e mental. 

E isso também deve fazer parte de seus hábitos para uma vida saudável. Cultivar relacionamentos é uma forma de compartilhar momentos com pessoas queridas, sejam esses momentos felizes ou difíceis.

Além disso, ao criar bons vínculos de amizade e amor, nosso corpo trabalha na produção de endorfinas, hormônios que melhoram o humor e evitam sentimentos de tristeza, diminuindo até mesmo algumas dores!

Como manter os hábitos para uma vida saudável?

Agora que você conheceu os principais hábitos saudáveis, deve estar se perguntando como colocá-los em prática e não abandoná-los dessa vez, certo? 

Bem, para isso, vamos conhecer algumas estratégias que podem ajudar a transformar bons hábitos em comportamentos que continuem fazendo parte da sua rotina:

Defina suas metas

Sabendo quais hábitos são saudáveis para sua vida, é hora de definir algumas metas. Pense em como essas mudanças poderão trazer benefícios para sua saúde e anote quais hábitos você quer mudar na sua rotina. 

Faça um planejamento

Definidos seus novos hábitos saudáveis, é hora de planejar como implantá-los na sua rotina de uma forma que você não fique tentada a abandoná-los. Nesse momento, você deve identificar pequenas mudanças que podem ser realizadas de forma natural no seu dia a dia, permitindo que suas metas sejam alcançadas. 

Comece aos poucos, para que você não fique sobrecarregada com a nova rotina. Dessa forma, será mais fácil persistir!

Evite recaídas

Mesmo assim, algumas recaídas podem acontecer, afinal, imprevistos e contratempos podem surgir, mesmo quando você já estiver habituada. E ainda que existam aqueles dias em que você não vai conseguir se alimentar direito, dormir o tempo suficiente ou ter energia para praticar atividades, não se preocupe. 

O importante é ter firmeza para recomeçar e não retirar os hábitos saudáveis da sua vida. Afinal, manter o ritmo e seguir em frente é o mais importante aqui. Por isso, olhe para o que você já conquistou em sua meta e siga motivada a recomeçar!

Quais são os hábitos não saudáveis?

O primeiro passo para garantir sua mudança é identificar quais são os hábitos não saudáveis no seu cotidiano. Dessa forma, você poderá abandonar essas atitudes que não colaboram com sua saúde de nenhuma forma. Os principais são:

  •  ingerir muito açúcar;
  •  abusar de fast-food e alimentos processados;
  •  não praticar atividades físicas;
  •  não realizar exames de rotina;
  •  beber pouca água;
  •  abusar de bebidas alcoólicas;
  •  fumar;
  •  pular refeições;
  •  dormir pouco;
  •  usar remédios sem indicação médica;
  •  manter-se isolada do convívio de outras pessoas;
  •  não usar preservativos;
  •  ignorar a saúde mental.

Dicas simples como essas que você aprendeu podem fazer grande diferença em sua saúde e qualidade de vida. Faça desses hábitos saudáveis uma forma de praticar o autocuidado, investindo em você e no seu bem-estar!

E aí, gostou desse conteúdo? Conta pra gente nos comentários quais hábitos você quer incluir na sua vida! E não deixe de seguir a gente nas redes sociais:  

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Por: Redatora E aí, rolou?


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