Logo_05

Como lidar com coração partido?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Quem nunca teve o coração partido e sofreu por amor? O escritor Bess Myerson escreveu uma vez que “apaixonar-se é terrivelmente simples, mas abandonar o amor é simplesmente terrível”. 💔

 

E consertar um coração partido nunca é fácil. Não existe uma maneira rápida de esquecer e impedir que seu coração doa tanto. Atire a primeira pedra quem nunca viveu uma desilusão amorosa e pensou que iria morrer depois disso. Mas todas nós passamos por isso e todas nós somos capazes de superar!

 

Quase universalmente, as pessoas exibem algum nível de angústia emocional em relacionamentos rompidos. Sentir-se deixado para trás, excluído ou considerado indigno por uma pessoa especial pode desencadear ansiedade, precipitar um colapso da autoconfiança ou até mesmo um dano emocional significativo.

 

Parar de amar não é algo rápido. Mas como podemos superar a dor de um coração partido? Vem conferir algumas dicas! 👇

 

A dor emocional de ter perdido um amor

 

Um coração partido é uma metáfora, afinal, não há término que realmente parta o coração ao meio. Porém, o sentimento de perda machuca tanto que pode se transformar em uma sensação física, como se o coração estivesse mesmo rompido.  E quem já passou pela situação sabe bem o quanto essa dor é dilacerante.

 

Um coração partido pode provocar reações físicas como insônia, perda de apetite, dor de estômago e tensão muscular. E não existe um remédio para fazer essa dor desaparecer. Por isso, encarar o problema é o primeiro passo: pode chorar, sofrer e vivenciar este luto com toda a sua intensidade.

 

Como lidar com o coração partido

 

1. Não tenha medo da dor 

 

coração partido

 

Esta talvez seja a tarefa mais difícil para quem está passando por um momento assim, mas é importante se dar o espaço para sentir e sofrer o quanto for necessário. Parece contraditório, afinal queremos sempre evitar a dor ou remediá-la.

 

Mas nesse caso, a dor é parte do processo e ignorá-la pode fazer com que a superação demore ainda mais e seja ainda mais difícil. Por isso, se jogue nas músicas e filmes tristes, desabafe com uma amiga ou escrevendo, chore o quanto precisar. Você está no início da sua jornada para acalentar seu coração partido.

 

2. Desprenda-se e aproveite sua independência novamente

 

Tentar preencher o vazio sozinha – sem buscar um novo amor ou tentar voltar para seu antigo relacionamento – é essencial para o processo de recuperar seu coração partido. Se apegar demais a coisas que estão fora de controle (como o comportamento do outro) pode ser fonte de muito sofrimento. Portanto, o caminho mais direto para a felicidade e a paz é praticar sua independência emocional.

 

Um dos pensamentos mais libertadores é este: “estou com meu coração partido agora, mas eu não preciso de nada, além do meu amor próprio, para consertá-lo e ser feliz”.

 

3. Ria e chore

 

O riso cura em muitos níveis, mas o choro também: ambos são maneiras naturais de liberar um pouco da tensão. Entretanto, é importante que sejam genuínos!

 

Chame amigos que você confia para te fazer rir e se lembrar que existem outras coisas na vida para além deste momento ruim.

 

Desabafe e chore com alguém de confiança até sentir que alguém entende o seu lado da história e da sua dor. Não meça esforços para ser verdadeira com os seus próprios sentimentos.

 

4. Procure fazer algum exercício físico

 

Você pode aliviar um pouco esse sentimento de luto correndo – literalmente! Dúvida? Na verdade, correr, nadar, caminhar ou qualquer outra atividade física pode  pode te ajudar a ter um alívio imediato.

 

Tanto em um nível fisiológico, já que exercícios aumentam a atividade da serotonina, mas também em um nível emocional, porque você está direcionando a sua dor para algo produtivo e criando uma sensação de controle sobre si mesma.

 

5. Crie o seu próprio mundo

 

Isso é importante, especialmente se você e a pessoa que partiu seu coração compartilham o mesmo grupo de amigos. O que significa que, caso alguém tenha saído com ela ou tenha novidades que a incluem, você acabará sabendo também.

 

Crie o seu próprio mundo seguro, cheio de amigos que conhecem você para além daquela pessoa, que te amam e respeitam enquanto indivíduo. Ter um grupo de interação é importante nesse momento, isso gera um ambiente seguro e evita que você seja surpreendida com informações que você não queria ter.

 

E claro, você não deve se desfazer dos seus antigos amigos – ou até mesmo da pessoa! Dependendo dos termos do término de relacionamento, muitos casais voltam a conviver como amigos no futuro. Novamente, a chave é ser honesta consigo mesma e com o quão confortável você se sente em cada situação.

 

E, claro, dar tempo para você mesma perceber o que está sentindo e para voltar a conviver com esse círculo de amizade novamente.

 

6. Encontre esperança

 

Acredite, existe um lugar melhor e este vazio doloroso não estará com você para sempre. Mesmo que agora pareça que todas as atividades são sem graça, complicadas e que seu coração partido vai doer para sempre, um dia você acordará ansiosa para levantar da cama, fazer um café e ver seus amigos. A tristeza vai passar e você vai amar novamente.

 

Quando nossos corações estão machucados por um relacionamento que terminou, temos duas opções: podemos fechar nosso coração, até que chegue um dia onde ninguém mais vai conseguir entrar ou… Podemos tentar amar novamente. Tão profundamente e intensamente quanto antes. Muitas vezes, descobrimos que somos ainda mais capazes de amar e se entregar do que imaginávamos possível.

 

Desilusões doem, mas elas fazem parte da vida de todos. Passe por isso no seu próprio tempo, mas não se feche para a vida, certo? Quando nos fechamos para as dores, também nos fechamos para felicidades.

 

Autocuidado também pode te ajudar

 

 

Essas dicas para superar o coração partido fizeram sentido para você? Compartilhe também com uma amiga que está passando por um fim de relacionamento difícil.

 

Além de todas essas dicas, entender o que é o autocuidado e o que você pode fazer para cuidar melhor de você mesma pode fazer a diferença na sua vida, tanto nesse momento, como em outros. Acesse aqui e saiba mais!

 

Referências:  Is Broken Heart Syndrome Real? 

Logo_Branco
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!