Fim de relacionamento é sempre bastante complicado, especialmente se ele foi abusivo e você sofreu muito com isso. Mas o mais importante é que conseguiu dar um basta! Agora, é o momento de superar essa fase complicada para a maioria das pessoas.
Afinal de contas, quando nos apaixonamos nos doamos. Queremos estar com a pessoa a todo momento, imaginamos diversas situações de felicidade e, até mesmo, tendo uma vida juntos.
Mas nem sempre esses sonhos se tornam realidade, não é mesmo? O relacionamento pode acabar trazendo mais sofrimento do que felicidade em certo ponto, pode ir se desgastando com o passar do tempo e assim por diante.
A questão é: como passar por um momento de tristeza e dor, como o fim de relacionamento, da melhor maneira possível?
É exatamente sobre isso que vamos falar abaixo. Confira as nossas dicas e coloque-as em prática!
Quando chega o fim de um relacionamento?
Muitas vezes a gente ainda está com o parceiro e o relacionamento já se encerrou há muito tempo. Estamos ali apenas pelo apego, pelo hábito ou porque é conveniente.
Pode ser que você nem goste mais dele ou dela, ou, ainda, que você perceba que algo mudou, mas o medo do sofrimento é tão grande que preferimos ficar agarrados a algo que não existe mais.
Você só estará machucando a si e ao outro. Alguns sinais do fim de um relacionamento são quando a relação de vocês passa a não ser uma das prioridades e vocês não fazem mais planos ou programas juntos. Pior ainda, quando seu amor só te convida pra sair quando não tem mais nada de interessante para fazer.
Se você sente que as coisas estão dessa forma, não ignore a situação. “Empurrar com a barriga” não vai fazer o problema sumir, só vai adiar o fim de um relacionamento e aumentar o sofrimento de ambos.
O que dizer em um fim de relacionamento?
Essa é a parte mais difícil na maioria das vezes: terminar o relacionamento. Ficamos tentando encontrar as palavras certas para não magoar o outro, mas o término do relacionamento é sempre doloroso, não importa como seja.
Ser honesta é muito importante. Se não gosta mais da pessoa é melhor dizer. Isso liberta o outro para viver outras relações e não ficar apegado a uma possibilidade de volta no futuro.
Mas antes de chegar a esse ponto, é importante dizer que a honestidade pode fazer a diferença em um relacionamento. Diga o que está te incomodando e, quem sabe, não seja necessário terminar; seja possível resolver o problema.
Mas, quando um namoro, casamento ou qualquer outro tipo de relação chega ao fim é porque um ou ambos já tentaram de tudo para mantê-la. Muitas vezes trazendo bastante sofrimento e tristeza. Então, pode ser que, muito já tenha sido dito. Agora é hora de dar um ponto final.
7 dicas para lidar com fim de relacionamento
1. Fique perto de quem ama
Nada melhor do que se sentir amada neste momento. É tudo o que precisamos! Amor, acolhimento, carinho e compreensão. E isso a gente só consegue com quem gosta da gente de verdade. Como pai, mãe, irmãos, primos, amigos e assim por diante.
Quem te ama vai estar lá para te dar apoio. E quando falamos em dar apoio não é apenas dizer palavras bonitas.
Estamos falando de tirar um tempo para ficar com você quando você estiver na bad. De pessoas que te colocam para cima, que te ajudam a encontrar novos caminhos e que, acima de tudo, mostrem a pessoa maravilhosa que você é.
2. Aceite a situação como ela é
Muito do sofrimento com um fim de relacionamento acontece porque não aceitamos as coisas como elas são. Queremos brigar com a realidade e isso só traz mais dor.
Viver é exatamente isso. A maioria das coisas não estão sob o nosso controle; não sabemos quando alguém vai terminar com a gente ou quando a paixão vai acabar. Para você, tudo pode estar indo às mil maravilhas, mas para o outro, as coisas podem não estar indo tão bem. Aceite a situação e lide com ela da melhor maneira que você conseguir.
3. Permita-se sentir
Algumas pessoas acreditam que demonstrar tristeza ou dor é sinal de fraqueza. Por isso acabam sufocando os sentimentos. Tudo para fazer com que o outro ou os outros pensem que ela não se importa.
Mas de que adianta mostrar um sorriso por fora e chorar horrores escondida?
Você é um ser humano com sentimentos como qualquer outro. Lembre-se: a dor não é tão ruim assim quando você percebe que ela existe porque você se permitiu viver algo incrível! Significa que você tentou e isso é o mais importante. Quanto mais você se permitir sentir o momento, melhor será o processo de cura.
4. Não fique ansiosa
A ansiedade é algo muito ruim quando causa aquela sensação de angústia constantemente. E ela costuma aparecer bastante nesse momento.
Ficamos com pressa de nos recuperar e, quando achamos que tá tudo bem, vem outra recaída e nos perguntamos: quando isso vai acabar?
A verdade é que não existe uma data e um horário para você superar seu/sua ex. E você sabe muito bem disso. Portanto, procure deixar a ansiedade de lado. Pratique meditação — existem bons aplicativos para isso — e mindfulness, entre outras coisas que podem ajudá-lo a deixar a ansiedade de lado.
5. Ocupe a mente
Permita-se sentir, mas ocupar a mente neste momento é algo que ajuda bastante a superar o coração partido de uma forma mais leve.
Invista em atividades que te dão prazer, comece novos hobbies, escolha receitas para testar em casa, leia um novo livro, organize a semana na agenda, pense em novos projetos e assim por diante.
O mais importante é evitar ficar muito tempo com a mente pensando em coisas como os erros que foram cometidos achando que poderiam ter sido evitados. Hoje você pode saber disso, mas naquele momento você não sabia e tá tudo bem. Foi um aprendizado e só assim podemos crescer e evoluir.
6. Pratique exercícios físicos
Essa é uma dica bastante clichê, mas é bastante válida porque consegue oferecer diversos benefícios. As atividades físicas são uma espécie de autocuidado com seu corpo e sua mente.
Primeiro porque praticar alguma atividade física vai te deixar com o corpo em forma e mais saudável. Isso melhora a sua autoestima e, consequentemente, o seu amor próprio.
Segundo, porque os exercícios liberam uma série de neurotransmissores que nos deixam mais felizes e dispostos. É o caso da serotonina, das endorfinas e assim por diante.
Terceiro, mas não menos importante, praticar exercícios é um dos hábitos saudáveis que, além de melhorar sua saúde, te ajudam a conhecer novas pessoas, fazer novas amizades e sair da rotina. Tudo que precisamos neste momento!
7. Mude o cenário
Evite ir aos mesmos lugares que você ia com o seu ex ou a sua ex. Isso é o mesmo que se forçar a sofrer e a sua mente não precisa disso no momento.
Se você puder viajar um pouco, será ótimo. Mas, se não, existem outros lugares para visitar e para conhecer. Chame os amigos para fazer uma trilha, ir comer pizza num restaurante novo ou mesmo aquele cachorro-quente da esquina.
Ficar em casa também pode se tornar bastante prazeroso. Separe um momento só para si, com algumas das suas comidas preferidas, chame os amigos se quiser e coloque um bom filme com muita pipoca. Ou podem ficar apenas conversando e dando boas risadas, o que é incrível.
Fim de relacionamento é bem complicado para maioria das pessoas e, se você faz parte desse grupo, coloque as nossas dicas em prática.
Se, mesmo assim, as coisas não se resolverem depois de um tempo e você ainda se sentir muito triste, procure a ajuda de um psicólogo. Ele poderá traçar estratégias específicas para você, sua forma de pensar e de viver.
Essas dicas fizeram sentido para você? Confira aqui também mais informações de como lidar com um coração partido.