Início » Corpo Feminino » Estrias: o que são e quais as causas?

Corpo Feminino

Estrias: o que são e quais as causas?

16 de setembro de 2021 | Por: Redatora E aí, rolou?

Se você sofre com estrias pelo corpo, temos uma notícia que pode trazer um pouquinho de conforto e alívio. O aparecimento dessas marquinhas que às vezes são um incômodo na pele é um processo natural que acontece com homens e mulheres de todas as idades, pesos e alturas. 

As estrias são pequenas lesões desenvolvidas pelo rompimento de algumas fibras elásticas e colágenas da nossa pele. Sua causa pode variar muito e, por isso, essas cicatrizes são tão comuns, estando presentes no corpo da maioria das pessoas. 

Mesmo que elas não causem nenhum problema médico, podem ser motivo de preocupação em relação à estética e autoestima. Para que você possa sentir-se bem consigo mesma, trouxemos algumas informações que mostram quais são os tipos de estrias e como essas marquinhas surgem. 

Vem conhecer!

Quais são os tipos de estrias?

Seja nos braços, pernas ou barriga, as estrias podem estar presentes sempre em duas formas: recentes ou mais antigas. Além das cores, é possível diferenciar uma da outra pelos sintomas.

As estrias mais recentes acabam provocando uma leve coceira e também podem causar um pequeno processo inflamatório no local. Já as mais antigas, passam por um processo de atrofia intensa das fibras elásticas e colágenas, por isso, não existe mais nenhum processo inflamatório. 

Estrias vermelhas (recentes) 

As estrias mais recentes apresentam na pele uma cor mais rosada que pode atingir até mesmo tons avermelhados. O motivo é a presença de sangue naquela região. Como o tecido cutâneo ainda não foi totalmente prejudicado, o sangue que circula no local leva essa cor avermelhada para as estrias.

Estrias brancas (antigas)

As estrias brancas são resultado da cicatrização das estrias vermelhas que estavam inflamadas. Por serem mais antigas, o tratamento desse tipo é mais difícil, porque pode provocar uma agressão maior na pele.

O que causa estrias?

Provavelmente você já ouviu dizer que as estrias aparecem quando a gente ganha peso. Isso é verdade. Mas este não é o único motivo do surgimento dessas marquinhas. Além do alongamento da pele causado pelo ganho e perda de peso, o crescimento rápido, normal na adolescência, também pode causar estrias pelo corpo.

Além disso, também acontece com o aumento da cortisona em nosso sistema nervoso. Esse hormônio é produzido naturalmente em nosso organismo. No entanto, quando a cortisona está em excesso, pode causar a perda da elasticidade na pele e as estrias, como consequência. 

Acompanhe aqui as causas mais comuns do aparecimento de estrias:

Gestação 

Durante a gravidez, a pele se estende de diversas formas,enquanto o corpo da mulher abre espaço para aninhar o bebê em desenvolvimento. Com os alongamentos contínuos durante o período de gestação, é comum que as estrias apareçam.

Ganho ou perda de peso

Um dos motivos mais comuns do aparecimento das estrias na pele é o ganho e perda de peso de forma rápida. Isso é comum em quem faz dieta e também em adolescentes. O motivo é o súbito crescimento de meninos e meninas na transição da infância para a adolescência.

Uso de medicamentos com corticoides

O uso de medicamentos como corticoides, que são anti-inflamatórios hormonais, podem causar alterações na pele. Entretanto, esse efeito costuma acontecer com doses mais altas e/ou tratamento prolongado.

Os corticoides, quando em excesso, inibem as células chamadas fibroblastos, que ajudam na produção de colágeno e do tecido de sustentação da pele. Com essa inibição, podemos ter como consequência o adelgaçamento (diminuição da densidade) da pele e o surgimento de estrias, que inicialmente são avermelhadas. Elas costumam aparecer no abdômen, coxas, seios e braços.

Além dos medicamentos, algumas síndromes e distúrbios da glândula adrenal, responsável pela produção de cortisol pelo organismo, podem causar o aumento da produção desse hormônio, e, por consequência, o surgimento de estrias ou a piora das mesmas. 

É normal ter muitas estrias?

O aparecimento de estrias na pele é totalmente natural, principalmente caso você tenha algum dos riscos para o desenvolvimento delas, como os citados acima. Lembre-se sempre que é importante consultar com um médico especialista para descobrir o que pode causar as estrias e qual melhor tratamento.

Além de conhecer as causas das estrias no corpo, você pôde entender também porque elas existem na nossa pele. Muitas vezes as estrias fazem parte da nossa história, documentando os períodos vividos em nosso corpo

Por isso, não tenha vergonha de seu corpo nem de suas estrias. Afinal, elas são completamente naturais! 

Mas, se o aparecimento das estrias trazem um desconforto para você e sua autoestima, a melhor opção é consultar com um dermatologista. Esse especialista poderá ajudar você a tratar da melhor forma sua pele para reduzir ou prevenir as estrias.

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Por: Redatora E aí, rolou?


Deixe seu comentário