Início » Corpo Feminino » Como posso prevenir e tratar as estrias?

Corpo Feminino

Como posso prevenir e tratar as estrias?

23 de setembro de 2021 | Por: Redatora E aí, rolou?

Apesar de não existir uma receita mágica que possa garantir que você não vai desenvolver estrias no corpo, há algumas dicas que podem prevenir ou reduzir seu aparecimento. Além disso, também é possível tratar as estrias e diminuir os efeitos do rompimento das fibras na pele. 

Amenizar o aparecimento das cicatrizes com óleos e cremes hidratantes é uma maneira eficaz. Isso porque a hidratação da pele ajuda a evitar que as estrias apareçam. Assim como é indicado para as grávidas, manter a pele na região do abdômen, braços, coxas e bumbum hidratados é muito importante. 

Além disso, outras dicas podem ajudar a prevenir o aparecimento de estrias. Confira abaixo quais são os cuidados que podemos adotar.

Dicas para prevenir estrias

Realize atividade físicas

Além de melhorar a qualidade de vida e fazer parte de hábitos saudáveis, as atividades físicas ajudam no fortalecimento da musculatura do corpo. Evitando que, ao engordar ou emagrecer com rapidez, a elasticidade da pele diminua. Dessa forma, rompemos menores quantidades de tecido cutâneo e, por consequência, diminuímos o risco das conhecidas marquinhas na pele aparecerem.

Controle o peso

Controlar as mudanças no corpo com uma dieta saudável é uma boa dica para evitar o aparecimento de muitas estrias. Abandone aquelas dietas que prometem perda de peso rápida. 

Na maioria das vezes, elas acabam causando o efeito sanfona: quando o peso perdido é ganho logo em seguida. Essa manobra é uma das principais causas das cicatrizes na pele. 

Por isso, prefira se alimentar bem, com uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. Associada a exercícios regulares, essa é a melhor forma de controlar seu peso de forma saudável e evitar o aparecimento de estrias.

Mantenha-se hidratada

Muita gente não imagina, mas beber água também ajuda a diminuir o desenvolvimento das estrias na pele. Ao manter-se hidratada, a pele fica macia e também se hidrata, diminuindo as chances do aparecimento das marquinhas. Vale a dica de usar cremes hidratantes para a pele, e para escolher o mais adequado para você, consulte um dermatologista.

Como é o tratamento para as estrias?

Existem diversos tratamentos que prometem remover as estrias da pele. É preciso tomar cuidado com qualquer alternativa que não tenha indicação médica. Sempre consulte-se com um especialista para saber qual é o tratamento mais adequado para você

Lembre-se também que existem dois tipos de estrias (vermelhas e brancas), acesse aqui para saber mais. Elencamos abaixo alguns dos mais comuns indicados para tratar as estrias. Confira:

Medicamentos 

Entre os tratamentos indicados por especialistas, o ácido retinoico é um dos mais utilizados para o tratamento das estrias. Derivados da vitamina A, essa substância ajuda a melhorar e estimular a formação de colágeno na região. 

Peeling químico

Também realizado por especialistas, o peeling químico ajuda a promover a esfoliação da pele com estrias por meio de ácidos para estimular a recuperação do tecido. Essa alternativa não é indicada para mulheres gestantes.

Laser e luz pulsada

O tratamento com laser e luz pulsada é indicado para estrias recentes e antigas. Nele, é usada a energia térmica do laser para causar um pequeno dano controlado à pele, estimulando a produção de colágeno. Dessa forma, a pele é renovada, melhorando seu aspecto e coloração no local das estrias. Também não é indicado para gestantes.

Radiofrequência e infravermelho

A radiofrequência e infravermelho são equipamentos que não causam danos à epiderme. Sua função é somente aquecer a derme, camada mais externa da pele, estimulando a produção do colágeno. Ainda que não seja tão agressivo, também não é recomendado para grávidas. 

Como tratar as estrias?

Em primeiro lugar, é preciso entender que as estrias são marcas naturais da nossa pele, que podem aparecer por diferentes motivos. Não há motivos para você ter vergonha do seu corpo e dessas marquinhas, pois, afinal, elas fazem parte da sua história e vivência.

Mas, se você está decidida a tratar as estrias, o indicado é procurar um especialista. Para escolher o melhor tratamento para você, é fundamental consultar com um dermatologista. Este é o médico mais indicado para analisar a sua pele e de que forma diminuir ou eliminar as estrias do seu corpo.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas!

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Por: Redatora E aí, rolou?


Deixe seu comentário