Início » Corpo Feminino » O que é menstruação?

Ciclo menstrual

O que é menstruação?

7 de setembro de 2021 | Por: Redatora E aí, rolou?

Você sabe o que é menstruação? Tenho certeza que sim, né?! Mas, você sabe realmente o que acontece nesse período todos os meses, com você e grande parte das mulheres?

A menstruação é parte do ciclo reprodutivo de toda mulher. E, desde que sua saúde esteja em perfeito estado e não esteja grávida, esse período acontece todos os meses como forma de eliminar o endométrio, um tecido que fica na parte interna do útero e se prepara mensalmente para esperar uma gestação. 

Ainda que você saiba o que é menstruação e ela faça parte de sua vida, esse assunto ainda pode gerar muitas dúvidas. Para entender cada uma delas e saber mais sobre esse evento, porque ele ocorre e como aliviar o possível desconforto que vem junto dele, fique com a gente e confira as informações a seguir.

O que é menstruação?

Para você entender o que é menstruação e porque ela acontece, vamos explicar como esse fenômeno ocorre periodicamente todas as vezes que a mulher ovula, mas não engravida. Observe o processo do período menstrual:

  1. Por volta de 7 dias antes de acontecer a ovulação, nosso organismo sofre algumas alterações hormonais. Entre elas, a que merece maior destaque é o aumento da produção do estrogênio, hormônio que estimula a proliferação de células, vasos e glândulas que estão no endométrio (tecido interno do útero).
  2. Esse crescimento do endométrio acontece durante todo o ciclo menstrual como forma de preparar o útero para uma possível gravidez. Por isso, ele se torna propício para receber um óvulo fecundado.
  3. Quando acontece a ovulação, o útero está geralmente entre 1 cm a 1,5 cm mais espesso do que o habitual. Afinal, ele foi preparado para receber um futuro feto. 
  4. No entanto, quando a mulher ovula e não acontece a fecundação, ou seja, ela não engravida, o óvulo se atrofia e os níveis de hormônios caem rapidamente. Sem os hormônios para manter o endométrio, essa parede desaba e é eliminada por meio da vagina.

Pronto! Definiu-se o que é menstruação. Ou seja, é uma mistura de secreções, sangue coagulado, muco e tecido que formavam o endométrio, mas que por não ter acontecido uma fecundação, acabaram sendo expulsas do útero.

Esse é o motivo pelo qual o sangue da menstruação não é líquido e de cor viva como o de outros sangramentos no corpo, pois ele já estava no útero há algum tempo.

Qual o volume normal da menstruação?

A menstruação tem o volume médio de 80 ml a cada ciclo. Claro que avaliar essa medida não é uma tarefa fácil, visto que a presença de coágulos torna o volume impreciso. No entanto, o número de absorventes utilizados no dia ou a quantidade de sangue no coletor menstrual já ajuda a ter uma ideia.

Observar o volume da menstruação e o tempo de duração (de 5 a 8 dias) é uma maneira de identificar se o fluxo está normal ou se existe alguma variação relacionada a doenças ou alterações hormonais.

Você deve considerar também que a menstruação pode mudar em certos momentos da vida, ficando irregular ou regular em relação a algum medicamento, tratamento ou outra situação. Além disso, a gravidez e a menopausa são períodos que causam certas alterações naturais no ciclo. 

Para descobrir se você está com algum problema relacionado à menstruação, registrar os períodos menstruais é uma boa forma de analisar os ciclos. Anote o início, duração do período e término mensalmente. Assim como sensações e alterações que você tenha sentido. 

Por fim, mesmo que você saiba o que é menstruação e porque a gente menstrua, isso não é motivo para evitar as consultas regulares a um especialista. Agende consultas periódicas com um ginecologista e garanta que sua saúde esteja em dia, assim como seu ciclo menstrual. 

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Por: Redatora E aí, rolou?


Deixe seu comentário