Pompoarismo: o que é, técnicas e benefícios do exercício da região pélvica

Falar sobre sexualidade feminina e práticas que ajudam a melhorar o prazer da mulher na hora H é, ainda, um tabu para muitas pessoas e em muitos lugares, mas não aqui! Por isso, vem com a gente saber mais sobre o pompoarismo e porque ele é tão falado ultimamente.

 

Entenda o que é o pompoarismo, como essa técnica é realizada e quais os benefícios para a saúde física, sexual e psicológica da mulher!

 

O que é o pompoarismo?

 

O pompoarismo é uma técnica oriental milenar que consiste no fortalecimento dos músculos da região pélvica e genital. Ele geralmente é mais utilizado pelas mulheres ou pessoas com vulva, com o objetivo de aumentar o prazer sexual, prevenir problemas de saúde e controlar as funções sexuais.

 

As técnicas de pompoarismo envolvem exercícios de contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico, também conhecido como músculo PC (pubococcígeo). Os exercícios podem ser realizados com ou sem o uso de acessórios, como bolinhas e cones vaginais.

 

É preciso ter a orientação de um profissional especializado, como um ginecologista, sexólogo ou fisioterapeuta especialista na saúde da mulher. 

 

encontre ginecologista

 

Procure saber também se você tem alguma contra-indicação para realizar a técnica. Mulheres grávidas, por exemplo, no início da gestação não devem realizar o pompoarismo. 

 

Quem possui endometriose pode sentir desconforto ao realizar a técnica e para quem colocou o DIU (dispositivo intrauterino) recentemente ela também não é recomendada, entre outras particularidades que podem variar de mulher para mulher. 

 

Por isso, mesmo com todos os benefícios da técnica, procure um especialista antes de começar a realizar o pompoarismo! 

 

Técnicas do pompoarismo

 

Algumas técnicas específicas do pompoarismo incluem:

 

  • Contração rápida: consiste em contrair e relaxar rapidamente os músculos do assoalho pélvico. O objetivo desse exercício é aumentar a circulação sanguínea na região e fortalecer os músculos.

 

  • Contração lenta: consiste em contrair lentamente os músculos do assoalho pélvico e manter a contração por alguns segundos. Ela possui o mesmo objetivo de fortalecer os músculos e melhorar o controle sobre as funções sexuais.

 

  • Pompoarismo com acessórios: os acessórios vaginais, como bolinhas e cones, são utilizados para ajudar na realização dos exercícios de contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico.

 

  • Pompoarismo durante o sexo: as técnicas de pompoarismo podem ser utilizadas durante a relação sexual para aumentar o prazer sexual e controlar as funções sexuais.

 

É importante lembrar que o pompoarismo deve ser praticado com orientação de um profissional capacitado, como um fisioterapeuta especializado em saúde da mulher, para evitar lesões e garantir a eficácia dos exercícios.

 

O pompoarismo é específico para mulheres?

 

O pompoarismo é uma técnica geralmente praticada por mulheres cis ou pessoas com vulva, mas não precisa ser exclusivo para esse público. Algumas técnicas de pompoarismo também podem ser usadas por homens cis ou mulheres trans. 

 

Neste caso, a técnica é conhecida como “pompoarismo masculino” ou “exercícios de Kegel” para homens, e também envolve a contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico masculino, conhecido como músculo PC (pubococcígeo). 

 

O objetivo também é de melhorar o controle sobre as funções sexuais e prevenir problemas de saúde como a disfunção erétil e a incontinência urinária. Assim como ocorre com as mulheres e pessoas com vulva, a prática deve ter orientação de um profissional especializado.

 

Quais são os benefícios do pompoarismo?

 

O pompoarismo pode trazer diversos benefícios para a saúde física e sexual da mulher. Alguns dos principais benefícios incluem:

 

  • Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico: o pompoarismo pode ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, prevenindo problemas como incontinência urinária, prolapso uterino e dores na relação sexual.

 

  • Aumento do prazer sexual: os exercícios de pompoarismo podem aumentar a sensibilidade e o prazer durante a relação sexual, tanto para a mulher quanto para o parceiro.

 

  • Melhora no controle das funções sexuais: o pompoarismo pode ajudar a controlar as funções sexuais, como a ereção do parceiro e a lubrificação vaginal.

 

  • Melhora da autoestima e autoconfiança: a prática do pompoarismo pode ajudar a mulher a se sentir mais confiante e segura em relação ao seu corpo e à sua sexualidade.

 

Conclusão

 

E aí, curtiu saber mais sobre essa técnica e como o pompoarismo pode ajudar você a aproveitar mais a sua sexualidade de forma livre e sem tabus?

 

Vale lembrar que os benefícios do pompoarismo podem variar de pessoa para pessoa e é fundamental ter a orientação de um profissional especializado para realizar a técnica corretamente e evitar riscos para sua saúde.

 

O profissional poderá te orientar como realizar esses exercícios de contração, indicando a frequência e número de repetições correta. Sobre o uso de acessórios também se deve ter uma atenção especial, para não correr risco de nenhum acidente. Use apenas aqueles indicados pelo especialista.

 

Lembre-se também de se assegurar de que você não possui nenhuma contra-indicação para a realização da técnica.

 

Tem dúvidas?

 

Quer saber mais sobre prazer e sexualidade feminina? Então acesse este nosso guia honesto do prazer feminino e saiba mais!

 

Se você tem dúvidas se o exercício da região pélvica é para você, também pode perguntar para um ginecologista e esclarecer tudo o que você quiser saber sobre esse assunto e outros de seu interesse. 

 

Tais como dúvidas sobre seu ciclo menstrual, uso de métodos contraceptivos e como ter uma vida sexual mais livre e segura.

 

consultar com ginecologista

cropped-Logo_Branco.png
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!