Início » Ciclo menstrual » Sintomas da menstruação: como saber se vou menstruar?

Ciclo menstrual

Sintomas da menstruação: como saber se vou menstruar?

26 de outubro de 2020 | Por: Redatora E aí, rolou?

Sabe aquela dorzinha incômoda nos seios que aparece de repente? Ou aquela mudança de humor repentina? Esses são alguns dos muitos sintomas da menstruação. E, se você começar a prestar atenção com carinho, vai perceber que mês a mês o seu corpo te dá informações valiosas sobre o que está acontecendo.

O ciclo menstrual é algo da natureza feminina que nos acompanha em grande parte da vida. E, apesar de parecer um grande mistério no início, com o tempo você vai se acostumando e percebendo as diferentes fases do ciclo.

Queremos te conhecer um pouco melhor.
Responda estas 3 questões em menos de 30 segundos e ajude a gente a produzir conteúdos ainda melhores para você!

Nosso corpo envia muitos sinais e quando a gente começa a entender e prestar atenção no que ele quer comunicar, passamos a ter mais domínio sobre a nossa saúde. E, então, reconhecer que o seu fluxo menstrual descerá em breve, não é tão difícil quanto você pode pensar. É sobre isso que vamos falar aqui!

Os principais sintomas da menstruação

Alguns dias antes do início da menstruação, no chamado período pré-menstrual, você pode sentir:

  • sensibilidade, inchaço e dor nas mamas;
  • enjôos;
  • lombalgia (dor nas costas e coluna);
  • dores de cabeça;
  • cólicas;
  • alterações constantes de humor;
  • desejo por alimentos altamente calóricos;
  • retenção de líquidos e sensação de inchaço;
  • cansaço físico e mental além do normal;
  • falta de energia;
  • queda de pressão;
  • indisposição;
  • ansiedade;
  • distúrbios emocionais, como depressão;
  • tristeza;
  • crises de choro;
  • irritabilidade;
  • baixa autoestima;
  • insônia (dificuldades para dormir) ou sono acima do normal;
  • alterações no intestino;
  • aparecimento de espinhas, principalmente no rosto;
  • aumento do apetite;
  • dificuldade de concentração;
  • raciocínio lento;
  • desinteresse em atividades cotidianas;
  • sensação de perda de controle.

Mas calma! Esses são os sintomas pré menstruais mais comuns, que desaparecem logo com a chegada da menstruação. Isso não significa que você vai ter todos, muito menos todos ao mesmo tempo. Há quem identifica muitos deles antes de menstruar, outras não sentem nada. Tem meses que você pode sentir alguns sintomas que não aparecem no mês seguinte.

Queremos te conhecer um pouco melhor.
Responda estas 3 questões em menos de 30 segundos e ajude a gente a produzir conteúdos ainda melhores para você!

Não há uma fórmula única de sintomas antes da menstruação. A variação é grande, por isso é importante ficar atenta ao que o seu corpo está dizendo e como ele está reagindo. Assim é mais fácil identificar quando o fluxo vai começar a descer.

Sempre importante reforçar: se qualquer um destes sintomas está te afetando muito negativamente, te impedindo de viver uma vida normal em diferentes fases do seu fluxo, procure um médico ou médica ginecologista! 

Entendendo o seu ciclo menstrual

A menstruação é uma resposta do útero para eliminar o endométrio, uma vez que o óvulo não foi fecundado. Esse processo acontece devido às mudanças hormonais que ocorrem durante o ciclo, e fazem com que o nosso organismo funcione com uma rotina.

O ciclo menstrual dura em torno de 28 dias, podendo variar de corpo para corpo. Então, em maior ou menor grau, todas estamos suscetíveis aos hormônios e como eles atuam em nosso corpo e mente em cada fase. Por isso, o autoconhecimento é fundamental para ter os cuidados certos com o corpo e a saúde mental. 

As diferentes fases do ciclo menstrual 

Fase folicular: “sentir-se bem” 

Começa no primeiro dia a menstruação e dura entre 10 e 14 dias. Nesse período, o hormônio estradiol começa a subir. Por isso é bem provável que esse seja o seu momento mais feliz do mês, emocionalmente falando. É possível se sentir mais estimulada a trabalhar, resolver problemas mais estressantes e explorar nossa atividade cerebral.

Fase ovulatória: “sentir-se sexy” 

É o chamado período fértil, quando o hormônio luteinizante aumenta para liberar o óvulo para ser fertilizado. O estradiol ainda em quantidade significativa pode com outros hormônios e aumentar sua libido. E por isso é comum se sentir mais sexy e com desejo sexual. Portanto, é bom tomar cuidado e nunca esquecer da camisinha!

Fase lútea: a TPM

Após a ovulação, o corpo passa a secretar a progesterona para engrossar o revestimento do útero, preparando-o para uma possível implantação do embrião. Com o nível desse hormônio mais alto, o organismo produz mais cortisol, que eleva o estresse e o mau humor. 

É nessa fase que se caracteriza a chamada tensão pré-menstrual (TPM), termo usado para descrever os variados sintomas de menstruação a caminho, que nada mais são que uma resposta do corpo às oscilações hormonais.

Quer saber mais sobre ciclo menstrual?

Como lidar com os sintomas da menstruação

A menstruação é um ciclo biológico de nosso corpo. Para lidar com seus sintomas, o melhor que podemos fazer é entender este ciclo e olhar com carinho para nossa saúde física, mental e emocional, entendendo quando, como e porque sentimos cada sensação. 

Uma das melhores maneiras de lidar com os sintomas da menstruação é passar a anotar e registrar as diferentes fases pelas quais você passa durante o mês. Além disso, fazer exercícios físicos regularmente, ter refeições ricas em nutrientes, beber bastante água e ter horários regulares de sono são exemplos de hábitos que favorecem o bom funcionamento do corpo. É também muito importante investir em atividades prazerosas e no seu relaxamento. 

Queremos te conhecer um pouco melhor.
Responda estas 3 questões em menos de 30 segundos e ajude a gente a produzir conteúdos ainda melhores para você!

E, se perceber que os sintomas da menstruação estão muito fortes, atrapalhando suas atividades cotidianas, é importante procurar ajuda médica, tá bom? Nada de ficar se automedicando ou seguir receitinhas da internet!  

Por fim, gostaríamos de deixar uma reflexão importante: 

A partir do momento que começar a identificar em qual fase do seu período menstrual está, você será capaz de se preparar mental e fisicamente. E será capaz de buscar alternativas para lidar de forma saudável com cada uma dessas fases hormonais, sem deixar que as oscilações hormonais tomem as rédeas do seu comportamento. 

E não fique triste se você não for capaz de identificar nos primeiros meses. Com atenção e persistência você vai aprender a reconhecer de forma natural seu corpo. E aí vai ser fácil notar os sintomas da menstruação, assim como os sinais fora do normal, que podem indicar é necessário procurar um médico.

Ah, por falar em médico, a consulta com o ginecologista deve ser regular, mesmo quando você já tiver domínio sobre os sinais do seu corpo, ok?!

E aí, gostou desse conteúdo? Que tal compartilhar ele com alguém que também tem essas dúvidas?

E não deixe de nos seguir nas redes sociais:

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Por: Redatora E aí, rolou?


Deixe seu comentário