Transar menstruada: tudo que você precisa saber

Oie! Pronta para quebrar mais um tabu com a gente? E olha que esse é dos grandes: hoje queremos bater um papo super honesto sobre transar menstruada – se rolar essa vontade, da sua parte ou da parceria, o que fazer para curtir o momento e também o que fazer se essa não for muito a sua praia?

 

A gente passa a vida toda aprendendo umas coisas absurdas sobre menstruação. Você certamente já ouviu alguém falar sobre as coisas que a mulher “pode” ou “não pode” fazer menstruada, né? ?‍♀

 

Mas é aí que tá o pulo do gato: você pode fazer qualquer coisa menstruada. Inclusive transar! Confere aí com a gente:

 

Afinal, pode transar menstruada?

 

Sim, pode transar menstruada! Não existe nada intrínseco à menstruação que te limite em sua prática sexual, se assim você quiser. É muito mais uma questão de gosto e decisão individual (a opinião da parceria também é relevante nesse caso). Isso não deixa de significar que sexo, no geral, é assunto sério. Menstruada ou não.  

 

A menstruação não pode ser vista como apenas um processo fisiológico, uma vez que está fortemente ligada a variáveis psicológicas, sociais e culturais. A interação entre essas variáveis determina o modo como a menstruação é percebida, e como são vivenciadas sua sintomatologia e possíveis alterações comportamentais durante o período. Organização Mundial da Saúde (OMS)

 

O que isso aí quer dizer é: o processo de menstruação é diretamente afetado pelas condições sociais, psicológicas e culturais na qual a pessoa está inserida. E isso é verdade para os que menstruam e para os que não menstruam: todo o imaginário em torno do ciclo menstrual é carregado de história, sentimento e, claro, tabus! Mas tem dois pontos importantes que precisamos esclarecer: 

 

? Existe uma ideia de que a menstruação deve ser algo dolorido, sofrido e miserável. Existe todo um reforço cultural e, muitas vezes, fisiológico para que essa ideia se perpetue. Mas não tem nada de errado em ter uma menstruação tranquila, em sentir prazer durante a sua menstruação e até mesmo em buscar prazer como alívio para os incômodos do período. Nada no seu corpo acontece por puro acaso!
 

? Transar menstruada não abole nenhuma das incessantes recomendações quando se trata de sexo: se proteja independente de qualquer coisa. Então, antes de seguir a leitura, queremos já te deixar uma mensagem de paz: tá tudo bem transar menstruada (sempre com segurança). Tá tudo bem também não querer transar menstruada. A menstruação, em si, é um processo seu antes de mais nada, e só você pode tomar decisões sobre como você quer lidar com esse período do seu corpo. ✊

Sinto mais vontade quando estou menstruada, é normal?

 

Sentir vontade de transar quando está menstruada é perfeitamente normal. Durante o ciclo menstrual, há a ascensão e queda de quatro hormônios: desidroepiandrosterona (DHEA), testosterona, estrogênio e progesterona.

 

Esse conjunto exerce um papel importante no desejo sexual da mulher. É sempre bom lembrar que essa variação na libido, presente durante a menstruação, varia de mulher para mulher. É perfeitamente normal sentir mais vontade de fazer sexo menstruada, mas se você não tem esse desejo, não precisa ficar preocupada ou achar que tem algo errado, combinado?

 

Transar menstruada engravida?

 

Sim, transar menstruada pode resultar em gravidez. É mais raro, mas dependendo do seu ciclo, você pode engravidar. Transar menstruada não abole o uso de métodos preservativos, tanto para prevenção de gravidez quanto de ISTs.  Quer entender um pouco melhor o seu ciclo menstrual? 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por E aí, Rolou? (@eairolou) em

 

? cerca de 14 dias antes da menstruação ocorre a ovulação, que é o período de maior fertilidade para a mulher;

? 28 dias é o ciclo habitual, mas ele pode durar 30 a 35 dias ou 20 a 27 dias;

? 7 dias é o tempo que um espermatozoide pode permanecer vivo no corpo da mulher;

 

Uma ovulação ocorre cerca de 14 dias antes da menstruação. É nesse período onde as suas chances de engravidar aumentam. Se o seu ciclo ocorre com menos de 28 dias, a sua ovulação ocorre logo depois do último dia de menstruação. Considerando que um espermatozoide pode permanecer vivo em seu corpo por até 7 dias, uma gravidez é sim possível.

 

E ó, papo sério: não é pra ficar fazendo conta ou malabarismo para se esquivar de se proteger. Estamos falando da sua saúde! ? É sério, é melhor (e mais fácil) simplesmente se prevenir, independentemente do tipo de prática sexual que você vai engajar. 

 

Quero transar menstruada! O que fazer?

 

print de uma conversa sobre transar menstruada

 

Opa, decidiu que está confortável em transar menstruada? Então bora lá! Não tem como fingir que não existe uma questão… logística da coisa toda, né? ?

 

O primeiro passo é conversar com a outra pessoa. Fale sinceramente sobre o seu período e sua vontade, assim vocês podem combinar juntos o melhor jeito de explorar esse momento. Caso a outra pessoa hesite, tente entender os motivos numa boa e se isso pode ser trabalhado para a mudança da ideia no futuro. Nunca force nada! Mas lembre sempre da nossa conversa lá em cima: pode rolar e está tudo bem, não tem absolutamente nada de errado com você! 

 

? Caso optem pelo sexo em alguma superfície, lembre-se de colocar algum lençol ou toalha para evitar manchas. Não há problema com o sangue em si, mas dependendo do local, ele pode deixar uma mancha que será difícil de tirar depois.

? Se você não ver problema, o sexo no chuveiro é uma ótima opção. Para a mulher, a falta de lubrificação – devido à água corrente – pode trazer um pequeno desconforto, por isso, considere ter em mãos um lubrificante a base de silicone – os de água dissolvem rapidamente.

? É muito importante que pessoas com pênis usem camisinha nesse período. Mesmo que você use outro contraceptivo, como pílulas ou injeções anticoncepcionais, a camisinha protege contra possíveis infecções – as quais você fica mais suscetível ainda durante a menstruação!  

 

Você tem dúvidas sobre sexualidade, contracepção e menstruação? Então agende sua consulta com um ginecologista para tirar todas suas dúvidas!

 

ginecologista

 

Não quero transar menstruada, o que fazer?

 

Se a outra pessoa quer tentar, mas você não quer transar menstruada, a solução é sempre a conversa. Assim como o papo sincero funciona para quando você quer fazer sexo durante o período, ele também vai servir para explicar o porquê é desconfortável, caso seja essa a sensação.

 

Então explique quais os desconfortos do momento e se isso pode ser mudado ao longo do tempo. E não custa lembrar: só faça o que se sentir confortável. Se a outra pessoa insistir ou fizer qualquer coisa que te deixe apreensiva, comunique seu desconforto e nunca aceite fazer nada que ultrapasse seus limites. 

 

O sangue da menstruação faz mal ao homem?

 

Não, o sangue da menstruação não faz mal algum ou oferece qualquer tipo de risco, nem para o homem nem para a mulher.

Coisas que você precisa saber sobre transar menstruada

 

O sexo pode aliviar os sintomas da TPM ?

 

Para algumas mulheres, a TPM é debilitante e ela vai além de apenas alguns sintomas emocionais. Ela pode gerar cólicas de alta intensidade e crises de enxaqueca que dura dias. O orgasmo promove uma maior liberação de endorfina capaz de “recarregar” o corpo e aliviar esses sintomas.

 

O risco de contrair algumas doenças realmente aumenta 

 

Durante o período menstrual, o colo do útero fica parcialmente aberto e também há uma dilatação dos vasos sanguíneos do endométrio. Isso deixa toda a região do aparelho reprodutor mais suscetível a infecções por bactérias, fungos e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a clamídia, gonorreia, HIV e HPV. Opte sempre pelo sexo com camisinha.

 

O sangue funciona como lubrificante natural, mas pode causar desconforto

 

É certo que o sangue ajuda na hora da penetração e funciona como um lubrificante natural. No entanto, ele também pode causar pequenas fissuras no canal vaginal depois de um tempo. A explicação se dá pelo ressecamento que ele sofre depois de alguns minutos. O uso de um lubrificante pode remediar isso e diminuir a fricção durante o ato.

 

Tome sempre o cuidado com a higiene

 

Durante toda a menstruação, é importante prestar aquela atenção especial à higiene íntima, já que podemos expor nossas vulvas a mais umidade e atrito durante este período, sem contar que toda a região fica particularmente sensível. Antes e depois do ato sexual não é diferente! 

 

Outra coisa que pode rolar nesse período é a gente encanar bastante com a higiene e usar e abusar de sabonetes e produtos de higiene íntima. Isso não é necessário! Sua vulva é um ecossistema próprio, que toma bastante cuidado de si mesma. Água corrente dá conta! 

 

É possível notar que transar menstruada pode ser algo bem natural e gostoso. O segredo está em tentar quebrar os tabus e desmentir os mitos relacionados com a prática, usar preservativos e ter uma conversa bem sincera e aberta com a outra pessoa. Dessa forma vocês podem se divertir pra valer e sem nenhuma neura.

 

Lembre-se da importância de estar protegida, conheça melhor as opções de métodos contraceptivos disponíveis. Em caso de dúvidas, converse com um ginecologista!

 

encontre ginecologista

 


 

Referências:

¹ AMARAL, MC. Percepção e significado da menstruação para as mulheres. Orientador : Ellen Elizabeth Hardy. Dissertação ( Mestrado) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas, Unesp, Campinas, SP: [s.n.], 2003.

cropped-Logo_Branco.png
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!