Logo_05

Por que você deve consultar um ginecologista antes de usar anticoncepcional?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Escolher seu anticoncepcional é uma decisão importante para a sua vida e deve ser feita com a orientação e acompanhamento de um ginecologista. Entenda qual a importância disso e por que se consultar com um gineco antes de escolher a sua pílula.

 

Estima-se que, ao redor do mundo, cerca de 214 milhões* de mulheres usam a pílula anticoncepcional. A pílula é um dos métodos contraceptivos mais utilizados, que revolucionou a sociedade e a liberdade sexual feminina desde que foi criado, em 1960.

 

Mesmo sendo tão popular, não podemos esquecer que a pílula é um medicamento e, como qualquer outro, deve ser tomado com orientação médica. Por isso, veja aqui como escolher seu anticoncepcional e por que consultar com um ginecologista.

 

Como começar a usar anticoncepcional? 

 

Nem tudo que funciona para uma mulher, pode funcionar para outra. Por isso, não leve em conta apenas a opinião da sua amiga para escolher seu anticoncepcional, nem a indicação exclusiva do balconista ou farmacêutico.

 

Nós elencamos, neste conteúdo aqui, as principais dicas de como escolher seu anticoncepcional, sendo a principal delas consultar um ginecologista. 

 

O ginecologista avaliará a sua saúde e indicará qual anticoncepcional é mais adequado para você. Nesse processo, ele levará em conta seu histórico médico, seu estilo de vida e rotina, além de seus objetivos com o uso do contraceptivo.

 

ginecologista

 

Para que serve a pílula anticoncepcional?

 

A pílula anticoncepcional tem como principal razão para ser utilizada evitar uma gravidez não planejada. Sua eficácia é de mais de 98%, quando tomada corretamente. Ou seja, todos os dias e sempre no mesmo horário, respeitando a pausa indicada pelo seu médico (caso essa pausa seja indicada).

 

Além disso, ela tem outros efeitos positivos para a mulher, como regular o ciclo menstrual, diminuir as dores da cólica, reduzir a TPM e até mesmo o fluxo menstrual. 

 

Existem hormônios utilizados em alguns anticoncepcionais que têm efeitos positivos sobre a pele, melhorando o aspecto da pele, diminuindo a oleosidade e as espinhas, por consequência.

 

Como encontrar um ginecologista?

 

Geralmente, muitas adolescentes ou mulheres no começo de sua vida adulta têm dúvidas a respeito da primeira consulta com o gineco, sobre o que perguntar e como é esse primeiro contato com o médico ginecologista.

 

Na primeira consulta você pode tirar todas suas dúvidas em relação à saúde feminina, menstruação, sexualidade, prevenção de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), além, é claro, sobre os métodos contraceptivos disponíveis. 

 

Converse com esse especialista sobre quais são seus objetivos e expectativas com seu interesse no uso do anticoncepcional. Combinado?

 

Para agendar a sua consulta com o ginecologista, você pode: usar o SUS (Sistema Único de Saúde); procurar um ginecologista do seu convênio; ou, ainda, você pode pagar por uma consulta particular. 

 

Nós te ajudamos a encontrar um ginecologista próximo da sua casa! Então, o que você está esperando? É só clicar na imagem abaixo e selecionar a sua região. 

 

encontre ginecologista

 

Referências: BBC;

Logo_Branco
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!