5 exames ginecológicos de rotina que você precisa ter em dia

Você sabe que precisa passar em consulta com um ginecologista com uma certa rotina, a depender de sua idade e outros fatores relevantes sobre sua saúde, certo? Mas você conhece quais são os exames ginecológicos de rotina que devem ser realizados? 

 

Então vem com a gente que vamos falar sobre os principais exames de rotina realizados no consultório do ginecologista

 

Acompanhe quais são os exames ginecológicos de rotina mais comuns e tire suas dúvidas!

 

Principais exames ginecológicos de rotina

 

Lembre-se que os principais fatores que determinam a necessidade desses exames de rotina são o histórico de saúde (o seu e o da sua família) e a fase de vida em que você se encontra. 

 

Se você menstruou recentemente, ou se já está chegando próximo da menopausa, os exames necessários costumam ser diferentes. Além disso, se na sua família tem casos de câncer de mama, talvez a necessidade de exames para avaliar a saúde das mamas também seja diferente.

 

Considerando isso, veja agora quais são os exames mais comuns e em quais momentos, normalmente, eles são requeridos.

 

Papanicolaou

 

O papanicolaou é um dos mais conhecidos exames ginecológicos de rotina e deve ser realizado, em média, uma vez por ano, a partir dos 21 anos, para quem já iniciou a vida sexual. O objetivo desse exame é detectar lesões que, se não tratadas, podem virar um câncer de colo de útero.

 

É um exame de coleta, que pode ser realizado no próprio consultório durante o exame ginecológico, feito com o auxílio de uma espátula e escovinha. O ginecologista realiza a coleta de células do colo do útero da mulher e envia essas amostras para laboratório.

 

Exame de toque vaginal

 

Como o próprio nome indica, o exame de toque vaginal é realizado a partir do toque na vagina. A mulher deve ficar deitada para realizar este exame, enquanto o ginecologista insere os dedos de uma mão na vagina, e a outra, deve ficar posicionada no abdômen da mulher. 

 

É um dos principais exames ginecológicos de rotina e serve para identificar alterações nos órgãos mais internos, como o útero e os ovários. Alguns sinais percebidos durante esse exame ainda podem sugerir a presença de lesões de endometriose e infecções na cavidade pélvica.

 

Geralmente, por ser um exame mais invasivo, é realizado em mulheres que já iniciaram sua vida sexual. É importante lembrar que esse exame faz parte da avaliação da sua saúde e que uma relação de confiança com seu médico é importante para que você se sinta confortável no momento do exame. Converse com seu médico para não ter dúvida sobre o que pode e não pode acontecer na consulta ginecológica

 

Exame clínico das mamas

 

O exame clínico das mamas é um dos exames necessários para avaliar e identificar possíveis alterações nas mamas. É realizado por um profissional da saúde, podendo ser um ginecologista ou enfermeira, para inspeção das mamas, palpação das mamas e linfonodos axilares.

 

Além deste exame clínico, vale lembrar da importância da mamografia, que neste caso é um dos exames ginecológicos de rotina para mulheres a partir dos 40 anos. Tanto a mamografia como o exame clínico das mamas são exames bastante falados durante o Outubro Rosa, na campanha de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

Transvaginal

 

O ultrassom transvaginal é realizado a partir da introdução de um pequeno aparelho, chamado de transdutor, no canal vaginal. O equipamento funciona emitindo ondas sonoras que, ao percorrerem pela cavidade pélvica, enviam informações e formam imagens na tela, permitindo que o médico “veja” os órgãos e avalie a saúde do sistema reprodutor feminino.  

 

Com o exame transvaginal, é possível identificar ovários policísticos, endometriose, cistos, infecções e outras alterações. Ele também é utilizado durante a gravidez para avaliar a saúde do bebê.

 

Colposcopia

 

A colposcopia é um dos exames ginecológicos de rotina, contudo, é indicada geralmente quando o ginecologista encontra alguma alteração no exame especular ou no papanicolaou. 

 

Esse exame é realizado a partir de um microscópio para analisar desde a vulva da mulher, até a vagina e o colo do útero. Pode identificar lesões comumente causadas pelo HPV, alguns tipos de câncer (como o de colo de útero), inflamações ou infecções e outras lesões na região íntima. 

 

Quer ajuda para marcar sua consulta com ginecologista?

 

Conforme falamos, a indicação para esses exames ginecológicos de rotina depende de alguns fatores, como a idade da paciente, se ela já tem uma vida sexual ativa ou se apresenta alguns sintomas. 

 

Independente disso, a consulta com o gineco deve ser frequente para uma vida mais saudável e com mais qualidade de vida. Se você tem dificuldades para colocar isso na sua rotina, a gente te ajuda! 

 

Clique na imagem abaixo para encontrar um ginecologista perto da sua casa, muito mais simples e fácil!

 

consultar com ginecologista

 

Referências:

BVMS; FioCruz; Fleurity; MaterPrime;

cropped-Logo_Branco.png
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!