Início » Ciclo menstrual » Menarca: entendendo a primeira menstruação

Ciclo menstrual

Menarca: entendendo a primeira menstruação

12 de novembro de 2020 | Por: Redatora E aí, rolou?

Nossa primeira menstruação representa uma grande mudança em nossas vidas. Conhecido como menarca, esse momento pode causar bastante ansiedade, medo e dúvidas.

O contexto de cada pessoa depende bastante do modo como esse assunto foi tratado na escola, dentro de casa, entre as amigas. Caso isso tenha acontecido recentemente na sua vida ou você esteja ansiosa para esse momento, saiba que encontrou o texto certo!

Vamos abordar sobre o que é a menarca, quais são os sintomas, tempo de duração da primeira menstruação, entre outros tópicos. Continue a leitura para saber mais!

O que é menarca? 

Menarca é a primeira menstruação de uma pessoa, que costuma ocorrer entre os 10 e 14 anos. A idade em que a menarca acontece pode depender de diversos fatores: genética, alimentação, contextos geográficos, etc. 

A menstruação é uma das etapas do ciclo menstrual. Ela se constitui de um sangramento vaginal periódico, causado por flutuações hormonais que indicam ao útero que não houve fecundação naquele ciclo.

Geralmente, a menstruação acontece uma vez por mês e dura até a menopausa, quando esses hormônios deixam de ser produzidos, mas isso só acontece por volta dos 50 anos.

Quais são os sintomas da primeira menstruação? 

Durante a puberdade, nosso corpo passa pelo aparecimento das mamas (fase conhecida como telarca) e dos pêlos (fase conhecida como pubarca), que antecedem a menarca (fase de desenvolvimento do aparelho genital). Desta forma, todas essas mudanças podem ser acompanhadas e entendidas como sintomas da primeira menstruação. 

De um ano a seis meses antes da menarca, o corpo da menina passa por um crescimento acelerado, ganhando estatura e peso. Em alguns casos, esse crescimento pode ainda coincidir com a menarca. Quando passamos pela nossa primeira menstruação, cerca de 95% da nossa estatura adulta já foi atingida. 

Como saber quando vou menstruar pela primeira vez? 

Antes de acontecer a menstruação, é comum que as mulheres notem manchas como borras de café na calcinha, no papel higiênico ou ao fazerem xixi. Além disso, um pouco antes da menarca, é possível que você se depare com os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Alguns deles são a sensibilidade nas mamas, alterações de humor e retenção de líquidos. 

Então, se você reparar nas mudanças do seu corpo, conseguirá perceber quando a menstruação vai chegar.

Quantos dias dura a primeira menstruação? 

O fluxo da primeira menstruação dura em média de 3 a 8 dias.  

É possível menstruar mais rápido pela primeira vez? 

De forma geral, não é possível menstruar mais rápido pela primeira vez. A primeira menstruação de alguém depende de muitos fatores, desde genética até alimentação e localização geográfica. Dessa forma, cada corpo menstrua no seu próprio tempo, sem necessidade de acelerar o processo. 

É comum rolar uma comparação entre amigas, irmãs, etc. Mas acredite: a idade da primeira menstruação não é tãão importante assim. Tudo bem menstruar um pouco mais cedo ou mais tarde do que as pessoas ao seu redor. Nossos corpos são muito diferentes entre si, é natural que essas diferenças aconteçam. 

Claro que é muito importante ter um acompanhamento médico e fazer exames regulares, garantindo que seu corpo está saudável. Somente um médico ou médica pode dizer se a sua menstruação virá mais tarde ou mais cedo do que a média e se isso representa um problema de saúde. 

Na primeira menstruação vem pouco sangue? 

Em geral, na primeira menstruação o fluxo de sangue é franco, porém algumas meninas podem experienciar fluxos intensos logo na menarca. A quantidade de sangue da primeira menstruação pode variar de corpo para corpo. 

No início, o sangue geralmente tem uma cor avermelhada e viva, ficando mais escuro durante os próximos dias devido ao contato com o oxigênio. Quanto maior é o fluxo, mais rápido o sangue é eliminado e menos tempo ele tem para sofrer a oxidação. Por isso, a cor é um vermelho intenso. Quanto menor é o fluxo, mais devagar o sangue é eliminado e, assim, a cor é mais escura.

Durante a menstruação, saiba que é bem comum surgirem coágulos, que são bolinhas de sangue. Isso acontece quando o sangue demora para sair do útero e da vagina.

  
  

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos

Depois da primeira menstruação, quando vem a outra?

A próxima menstruação depois da primeira é sempre uma aposta. Ao longo da adolescência, os ciclos, na maioria das vezes, são irregulares. Então, você pode ficar menstruada no mês seguinte da menarca ou não.

Para que você possa entender o seu corpo, recomendamos que adquira o hábito de anotar os dias em que menstruar. Assim, será possível identificar os seus ciclos, descobrir quais são as reações do corpo antes, durante e depois da menstruação e, com isso, começar a se conhecer melhor!

Dicas para a primeira menstruação

Devo ir ao ginecologista logo após a primeira menstruação?

Não é obrigatório visitar um médico ou médica ginecologista após a primeira menstruação, porém é altamente recomendável, especialmente se você tem dúvidas e anseios sobre o seu corpo e a sua menstruação. 

Entretanto, caso sinta muitas dores, incômodos ou qualquer sensação estranha no seu corpo, consulte um médico o quanto antes. 

Qual protetor menstrual usar?

No mercado, existem diversas opções de protetores menstruais: absorvente interno, absorvente externo com abas e sem abas, calcinha absorvente, coletor menstrual. Enfim, uma série de possibilidades!

Você pode começar com os absorventes externos ou a calcinha absorvente para se sentir mais confortável, já que são opções muito práticas, e ir testando outros tipos de absorventes conforme quiser e/ou precisar. 

Terei TPM e cólicas?

A TPM é bem comum e existem diversos tipos dela. No entanto, não são todas as mulheres que têm os sintomas da Tensão Pré-Menstrual. As cólicas também são comuns, podendo ser aliviadas com chás, bolsas de águas e medicamentos. 

No entanto, se você notar cólicas muito intensas ou uma “suposta” TPM depois que a menstruação acaba, é importante procurar um médico, ok?

Agora sou “mocinha”?

Sabemos que, quando uma menina fica menstruada pela primeira vez, muitos adultos gostam de falar que ela “virou mocinha”, né? 

Assim, é possível se questionar: Tenho que ser mais madura e mudar o meu comportamento? Tenho que buscar outros interesses? Tenho que fazer alguma coisa diferente? 

Primeiro: você não “tem que” nada! Nunca se esqueça disso. Segundo: você não se tornou outra pessoa porque menstruou. É claro que aconteceram mudanças relevantes no seu corpo, tanto interna quanto externamente, mas você não precisa encará-las como um sinal para se tornar uma pessoa diferente. 

Ou seja, pode continuar fazendo as mesmas coisas que antes! A diferença é que, a cada mês, o seu corpo vai ter um sangramento. Não veja a menstruação como algo maior do que ela é: um processo natural do seu corpo. 

E aí, gostou desse conteúdo? Já teve sua primeira menstruação? Conta pra gente como foi nos comentários! E não deixe de nos seguir nas redes sociais: 

Referências:

Manual de Orientação Infanto Puberal

  
  

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Por: Redatora E aí, rolou?


Deixe seu comentário

Comentários

  • Gislaine Coimbra

    5 de junho de 2021 | 15:31

    minha filha passou pela monarca vom 9 anos e tem 5 dias que ela esta menstruação.esta muito intenso devo me preocupar??

    • Redatora E Aí, Rolou?

      8 de julho de 2021 | 12:44

      “Olá, Gislaine, sobre esse assunto o nosso SAC esta a disposição para lhe atender através do e-mail sac@ems.com.br ou pelo 0800 0191914 de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.