A pílula anticoncepcional, quando tomada corretamente, possui uma eficácia superior a 98% para evitar a gravidez. Além desta principal razão para o uso da pílula, há outros motivos que levam as mulheres a procurarem por esse contraceptivo. Vamos conferir!
Veja alguns motivos para usar a pílula que você talvez não conhecia. Lembre-se que, por se tratar de um medicamento, a recomendação para uso do anticoncepcional deve ser dada por um ginecologista. Vem com a gente!
4 motivos para usar a pílula
1 – A pílula evita a ovulação
A pílula anticoncepcional é um medicamento que contém hormônios que evitam a ovulação e, assim, impedem uma gravidez não programada com uma eficácia de mais de 98%.
Além do efeito contraceptivo, esses hormônios contidos na pílula também regulam o ciclo menstrual da mulher. O que é uma vantagem principalmente para as que desejam ter maior controle sobre quando sua menstruação irá ocorrer.
2 – O anticoncepcional pode ajudar na melhora da pele
Alguns dos hormônios contidos no anticoncepcional, como é o caso da drospirenona, uma progestina sintética, contribuem para a melhora da pele de boa parte das mulheres que utilizam a pílula.
Esses hormônios ajudam na redução da oleosidade da pele, o que contribui no controle e redução da acne, que costuma ser um grande desafio para nós, principalmente na puberdade.
Como sabemos, é comum que, por conta das alterações hormonais da adolescência, tenhamos as temidas espinhas. Mas lembre-se que é preciso da indicação de um médico para começar o uso do anticoncepcional, combinado?
3 – A pílula ajuda no controle do fluxo menstrual, da TPM e cólicas
Conforme explicamos acima, por ter como mecanismo de ação a inibição da ovulação, a pílula anticoncepcional também irá atuar reduzindo alguns dos sintomas relacionados ao período menstrual. Ela pode agir:
- reduzindo o fluxo menstrual;
- na melhoria dos sintomas da TPM (tensão pré-menstrual);
- na redução de cólicas;
- diminuindo outros desconfortos comuns do período, como dor nas mamas e dores nas pernas.
É comum também que seja orientado o uso do anticoncepcional para atuar no controle de sintomas de algumas síndromes, como é o caso da SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos). Em todas as circunstâncias, é claro, sempre procure a orientação de um médico.
4 – A composição atual da pílula possui cerca de 90% menos hormônios do que na época em que foi criada
A primeira pílula criada, lá na década de 60, foi a Enovid e realmente possuía uma alta concentração de hormônios. Naquela época, a sua composição possuía 9,85 mg de derivado de progesterona e 150 mg de estrogênio sintético.
Concentração que é dez vezes maior do que a utilizada atualmente. Sendo assim, as pílulas modernas têm uma quantidade bem menor de hormônios, mantendo a mesma eficácia contraceptiva e proporcionando mais segurança para quem a utiliza.
Quer usar a pílula anticoncepcional?
Curtiu conhecer esses motivos para usar o anticoncepcional?
Compartilha com uma amiga que também precisa saber disso. Mas lembramos que, em todos os casos, a pílula anticoncepcional só deve ser tomada com a indicação de um médico!
Referências: UFJF;