Logo_05

4 motivos que você não conhecia para usar a pílula

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

A pílula anticoncepcional, quando tomada corretamente, possui uma eficácia superior a 98% para evitar a gravidez. Além desta principal razão para o uso da pílula, há outros motivos que levam as mulheres a procurarem por esse contraceptivo. Vamos conferir!

 

encontre ginecologista

 

Veja alguns motivos para usar a pílula que você talvez não conhecia. Lembre-se que, por se tratar de um medicamento, a recomendação para uso do anticoncepcional deve ser dada por um ginecologista. Vem com a gente!

 

4 motivos para usar a pílula

 

1 – A pílula evita a ovulação

 

A pílula anticoncepcional é um medicamento que contém hormônios que evitam a ovulação e, assim, impedem uma gravidez não programada com uma eficácia de mais de 98%. 

 

Além do efeito contraceptivo, esses hormônios contidos na pílula também regulam o ciclo menstrual da mulher. O que é uma vantagem principalmente para as que desejam ter maior controle sobre quando sua menstruação irá ocorrer.

 

2 – O anticoncepcional pode ajudar na melhora da pele 

 

Alguns dos hormônios contidos no anticoncepcional, como é o caso da drospirenona, uma progestina sintética, contribuem para a melhora da pele de boa parte das mulheres que utilizam a pílula. 

 

Esses hormônios ajudam na redução da oleosidade da pele, o que contribui no controle e redução da acne, que costuma ser um grande desafio para nós, principalmente na puberdade.

 

Como sabemos, é comum que, por conta das alterações hormonais da adolescência, tenhamos as temidas espinhas. Mas lembre-se que é preciso da indicação de um médico para começar o uso do anticoncepcional, combinado?

 

3 – A pílula ajuda no controle do fluxo menstrual, da TPM e cólicas

 

Conforme explicamos acima, por ter como mecanismo de ação a inibição da ovulação, a pílula anticoncepcional também irá atuar reduzindo alguns dos sintomas relacionados ao período menstrual. Ela pode agir: 

 

 

É comum também que seja orientado o uso do anticoncepcional para atuar no controle de sintomas de algumas síndromes, como é o caso da SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos). Em todas circunstâncias, é claro, sempre procure a orientação de um ginecologista.

 

ginecologista

 

4 – A composição atual da pílula possui cerca de 90% menos hormônios do que na época em que foi criada

 

A primeira pílula criada, lá na década de 60, foi a Enovid e realmente possuía uma alta concentração de hormônios. Naquela época, a sua composição possuía 9,85 mg de derivado de progesterona e 150 mg de estrogênio sintético. 

 

Concentração que é dez vezes maior do que a utilizada atualmente. Sendo assim, as pílulas modernas têm uma quantidade bem menor de hormônios, mantendo a mesma eficácia contraceptiva e proporcionando mais segurança para quem a utiliza.

 

Quer usar a pílula anticoncepcional?

 

Curtiu conhecer esses motivos para usar o anticoncepcional? 

 

Compartilha com uma amiga que também precisa saber disso. Mas lembramos que, em todos os casos, a pílula anticoncepcional só deve ser tomada com a indicação de um ginecologista. 

 

Aqui você consegue encontrar um gineco perto da sua casa para tirar todas as suas dúvidas sobre métodos contraceptivos, pílula anticoncepcional, sexualidade e muito mais. Então é só clicar na imagem abaixo e marque a sua consulta!

 

consultar com ginecologista

 

Referências: UFJF;

Logo_Branco
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!