Logo_05

Como é a primeira consulta com um ginecologista?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

A primeira consulta com um ginecologista pode ser motivo de muita expectativa e, para algumas meninas, até de ansiedade. Mas você não precisa ter medo nem vergonha de falar com o gineco.

 

O ginecologista é o especialista ideal para esclarecer todas suas dúvidas sobre corpo, menstruação e métodos contraceptivos!

 

Você pode pensar na sua primeira consulta com um ginecologista como uma chance de entender seu corpo e suas escolhas para o futuro. 

 

Afinal, conhecer os métodos anticoncepcionais disponíveis e saber como praticar um sexo seguro é essencial para prevenir a gravidez na adolescência

 

Por isso, bora ver em detalhes como é a consulta com o gineco para você ficar mais tranquila para ter essa experiência, ok?

 

O que esperar da minha primeira consulta com um ginecologista?

 

A maneira que cada médico realiza sua consulta pode mudar, ainda mais dependendo da idade de cada paciente, mas tudo começa com um bate-papo

 

Uma das principais funções do ginecologista é dar orientações e esclarecer nossas dúvidas sobre o corpo feminino e sexualidade, entre tantos outros assuntos que fazem parte do nosso dia a dia.

 

Entre elas, saúde menstrual, como evitar gravidez, métodos anticoncepcionais, prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), sexualidade, higiene íntima e mudanças no corpo trazidas pela puberdade, no caso das adolescentes. 

 

Minha mãe precisa ir junto na minha consulta?

 

No caso de pacientes menores de idade, como é seu caso, é comum que a consulta seja acompanhada pela mãe ou outra responsável. 

 

Mas, se a sua mãe estiver acompanhando a sua consulta e você se sentir desconfortável, principalmente no momento de falar sobre sua vida sexual ou de fazer perguntas relacionadas a métodos contraceptivos, o médico pode pedir que sua mãe se retire, sem problema algum. 

 

Dessa forma, dá para conversar em total privacidade com seu gineco! Legal, né? O mesmo vale para consultas por telemedicina, em que é comum a realização da conversa sem acompanhamento.

 

O que o gineco vai me perguntar?

 

As perguntas do ginecologista podem variar, mas o objetivo será sempre conhecer seu histórico de saúde, hábitos de vida e possíveis situações para indicar, se necessário, os exames e tratamentos corretos para cada paciente. É importante confiar no seu médico e sempre responder com sinceridade.

 

Entre as principais perguntas podemos elencar as relacionadas ao seu ciclo menstrual, como você se sente durante a menstruação e também se você já iniciou sua vida sexual. Em caso positivo, ele pode recomendar alguns exames para saber como está sua saúde sexual. Mas, se você for virgem, esses exames serão dispensados.

 

Ele também vai perguntar se você tem interesse em começar a usar algum método contraceptivo. Lembre-se que é importante que você já esteja preparada, antes mesmo de iniciar sua vida sexual.

 

Então, na primeira consulta com um ginecologista, ele apresentará as opções de métodos contraceptivos disponíveis para você. Conforme a avaliação médica, o gineco vai recomendar aquele contraceptivo que melhor se adequa a você

 

Como marcar a minha consulta?

 

Você pode marcar a sua primeira consulta com um ginecologista de diferentes maneiras, mas aqui te mostramos um jeito mais fácil e descomplicado. Vem ver!

 

Clique na imagem abaixo e encontre um ginecologista próximo da sua região. Aí é só agendar a sua consulta e tirar todas as suas dúvidas!

 

ginecologista

 

Já compartilha esse conteúdo com uma amiga que também precisa realizar sua primeira consulta com um ginecologista!

Logo_Branco
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!