Adenomiose e endometriose: você sabe qual a diferença e como identificá-las?

A adenomiose e a endometriose são afecções (alterações patológicas) crônicas caracterizadas pelo crescimento do tecido endometrial fora da cavidade uterina. Saiba mais sobre a diferença entre elas, como identificá-las e quais são os tratamentos possíveis. Vem com a gente!

 

As duas condições, se não tratadas corretamente, podem levar à infertilidade em casos mais graves. Por isso, é importante ter atenção quanto aos sintomas e buscar um tratamento adequado. Se identificar algum dos sinais que vamos elencar, procure um ginecologista.

 

Quer saber mais sobre a adenomiose e a endometriose, além de saber quais são suas diferenças? Acompanhe nosso artigo e tire suas dúvidas!

 

Endométrio: o que é?

 

Antes de entendermos a diferença entre adenomiose e endometriose, vamos, primeiramente, ver o que é endométrio e qual sua relação com a menstruação.

 

O endométrio é um tecido do tipo mucoso que reveste a parte interna do útero (cavidade uterina). Esse tecido muda de espessura conforme o período do ciclo menstrual. Seu objetivo final é fornecer um ambiente adequado para a formação do embrião, em caso de gravidez. 

 

Quando a mulher ovula e não ocorre a fecundação, ou seja, ela não engravida, os níveis de hormônios caem de forma abrupta. Com a queda dos hormônios, a parede que reveste a cavidade uterina, o endométrio, é eliminada durante a menstruação

 

Agora, o que acontece quando esse tecido endometrial não cresce na cavidade uterina, mas em outro lugar? Bem, dessa forma é que podemos constatar a adenomiose ou a endometriose. 

 

O que é a adenomiose?

 

A adenomiose é caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial na camada intermediária, ou camada muscular, do útero, o miométrio. Seus principais sintomas são o fluxo menstrual intenso e cólicas intensas.

 

A condição afeta a qualidade de vida da mulher e sua saúde. Por isso é tão importante conhecer seu próprio corpo e identificar os sinais que seu corpo está mandando. 

 

Não é normal sentir muita dor durante, ou antes, da sua menstruação, e você deve procurar um ginecologista se isso afeta sua rotina para investigar a causa.

 

ginecologista

 

O que é a endometriose?

 

Diferente da adenomiose, a endometriose é caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial em outros locais que não na cavidade interna do útero, como na bexiga, ovários e intestino, entre outros.

 

A endometriose também prejudica a saúde e qualidade de vida das mulheres, podendo, inclusive, afetar sua vida sexual. Podemos lembrar, por exemplo, do caso da cantora Anitta. Ela relatou como sua vida sexual era afetada pela endometriose e como ela demorou até ter o diagnóstico. 

 

Entre os sintomas da endometriose, podemos citar:

 

  • Cólicas intensas;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Alterações urinárias e/ou intestinais;
  • Dor pélvica crônica;
  • Infertilidade;

 

Os sintomas, ainda, podem variar dependendo da doença e também do local em que o tecido endometrial estiver. Se sentir algum dos sintomas, consulte com um ginecologista!

 

Como tratar a adenomiose e a endometriose?

 

Para diagnosticar a adenomiose e endometriose, normalmente são necessários exames como a ultrassonografia transvaginal e também a ressonância. Como dissemos, será o ginecologista que poderá identificar e fazer o pedido dos exames.

 

O tratamento, após determinado o diagnóstico, pode variar de caso para caso. Considerando a endometriose, ele pode ser cirúrgico, com a remoção do tecido endometrial no órgão em que ele estiver localizado, ou medicamentoso. 

 

Já para a adenomiose, alguns medicamentos podem ajudar no alívio da dor ou para reduzir o sangramento intenso na menstruação. Contudo, a remoção do útero é o único tratamento definitivo. 

 

Claro, tudo isso vai depender da avaliação do seu ginecologista e também do seu caso. Então já sabe, se identificar algum dos sintomas, fale com seu ginecologista. 

 

Quer saber mais sobre a consulta com gineco? Veja aqui 5 exames ginecológicos comuns de serem realizados no consultório médico.

 

consultar com ginecologista

 

Referências:

Reproduce; Origen;

 

cropped-Logo_Branco.png
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!