Logo_05

Como entender meu ciclo menstrual?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Descubra como calcular seu ciclo menstrual e entenda quais são as fases do ciclo, qual seu período fértil e como se proteger para evitar gravidez. Acompanhe!

 

Apesar de tanto tabu para se falar sobre a menstruação, é cada vez mais comum para nós, mulheres, procurarmos informações a respeito de nosso ciclo menstrual e entendermos mais como ele funciona e age em nosso organismo, o que é muito importante para nos conhecermos melhor! 

 

Por isso, vamos conferir a seguir tudo que precisamos saber para entender nosso ciclo menstrual. Bora descomplicar?

 

Quanto tempo dura o ciclo menstrual?

 

Você já ouviu falar que o ciclo menstrual dura 28 dias? Bom, na verdade, esse é o tempo médio de duração de cada ciclo menstrual para a maioria das mulheres. Geralmente, o ciclo menstrual pode ocorrer em um intervalo entre 25 e 33 dias.

 

Mas, assim como ocorre em outras situações da vida, esse número pode variar. Muda de mulher para mulher, assim como a mesma mulher pode ter alterações ao longo da vida na duração de seus ciclos. 

 

Por exemplo, na adolescência, logo que a menina começa a menstruar, é comum que seu ciclo menstrual seja irregular, podendo, após a menarca (primeira menstruação), demorar a apresentar a próxima menstruação, como também pode ser mais rápido do que os esperados 28 dias, em média. Ou seja, as primeiras menstruações tendem a ser mais irregulares e, via de regra, não há motivos para grandes preocupações. 

 

Outras situações, como estresse, mudanças na alimentação ou preocupação com o início do uso do anticoncepcional também podem fazer com que a menstruação atrase ou adiante.

 

Como calcular a duração do meu ciclo?

 

Agora, se você quer saber qual a média de duração de seu ciclo menstrual, é super fácil. Basta você calcular o intervalo entre o primeiro dia da sua menstruação (considere o dia em que a menstruação vem em uma coloração de vermelho bem vivo) e o primeiro dia da sua menstruação no próximo ciclo. 

 

Faça esse cálculo em mais de um ciclo menstrual. Dessa maneira, você vai descobrir a média de duração do seu ciclo todo (mas não das fases), combinado? Lembrando também que situações adversas ou que mudam sua rotina podem influenciar seu ciclo. 

 

Por isso, métodos contraceptivos comportamentais, como a tabelinha (que utiliza do cálculo do seu ciclo menstrual), não são seguros. 

 

Isso porque existem situações que podem influenciar na duração do ciclo menstrual de um determinado mês e atrapalhar a tabelinha feita com base na média calculada pela mulher. Assim, não há como ter certeza sobre o período de ovulação e do período fértil para transar sem preocupações de engravidar

 

Dessa maneira, prefira métodos contraceptivos que oferecem maior segurança para você, como é o caso da pílula anticoncepcional e também da camisinha, que ainda protege de infecções sexualmente transmissíveis

 

Para descobrir qual anticoncepcional é melhor para você, siga as dicas que selecionamos neste artigo aqui. Clique e confira!

 

Agora, vamos continuar respondendo mais algumas perguntas comuns para quem quer entender seu ciclo menstrual. Acompanhe!

 

Quais são as fases do ciclo menstrual?

 

ciclo menstrual

O ciclo menstrual se divide, basicamente, em duas fases principais, a fase folicular (antes da ovulação) e a fase lútea (após a ovulação). 

 

Além disso, vale destacar que, apesar da menstruação parecer a estrela de cada ciclo, na verdade, é a ovulação a personagem principal nessa história, pois ela que influencia a mudança de uma fase para outra. 

 

A ovulação ocorre, de modo geral, na metade do intervalo de dias de cada ciclo. Ou seja, se ele dura 28 dias, ela ocorre no 14º dia, podendo ser alguns dias antes ou depois. Ela, nada mais é do que a preparação do corpo feminino para engravidar. 

 

Há uma série de hormônios envolvidos nas fases do ciclo menstrual que sinalizam a preparação do corpo para gerar uma vida. Se o óvulo não é fecundado, os hormônios envolvidos nessa fase do ciclo caem de forma abrupta, o que provoca o desprendimento do endométrio da parede do útero e a menstruação, por consequência.

 

Confira na arte abaixo mais detalhes sobre as fases do ciclo menstrual, lembrando também que os dias expostos podem não ser exatos para todas mulheres.

 

ciclo menstrual

 

Qual é o meu período fértil?

 

Para conhecer seu período fértil, considere, em média, 3 dias antes de ovular e 3 dias após ocorrer a ovulação. Como falamos, a ovulação ocorre na metade do ciclo, então, para mulheres que possuem um ciclo regular de 28 dias, ela acontece no 14º dia. 

 

Dessa forma, o período fértil ficaria entre o 11° dia do ciclo e o 17°, conforme está na figura acima. Contudo, não considere que seu corpo é como um reloginho. 

 

Não pense que transar sem proteção nos outros dias do seu ciclo e/ou sem usar métodos contraceptivos confiáveis é seguro para não engravidar. Opte por um método anticoncepcional indicado pelo seu ginecologista!

 

Dúvidas sobre seu ciclo?

 

E aí, você gostou de entender mais sobre seu ciclo menstrual? 

 

Para compreender melhor o que ocorre com seu corpo, ou se você notar qualquer irregularidade com sua menstruação e, é claro, se você quiser começar a usar um anticoncepcional, agende uma consulta com um ginecologista. 

 

Clique abaixo para encontrar um gineco perto da sua casa!

 

encontre ginecologista

 

Logo_Branco
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!