Dor nos seios e ciclo menstrual: como saber se é normal?

A dor nos seios, também conhecida como mastalgia, pode ser um sintoma comum, para algumas mulheres, da fase pré-menstrual. Entenda qual a relação entre a dor cíclica dos seios e a menstruação, assim como o período em que é mais comum e por qual motivo.

 

A dor ou aumento da sensibilidade pode ocorrer, principalmente, após a ovulação, na fase lútea do ciclo menstrual. Pode ser considerado um dos sintomas comuns da menstruação e também daqueles sinais que nos mostram que o sangue menstrual está para chegar. 

 

Além disso, é comum que a dor nos seios passe assim que a menstruação inicia. Agora, se a dor persistir ou for muito incômoda para você, é fundamental procurar um ginecologista para investigar porque isso está acontecendo com você, combinado?

 

Acompanhe nosso conteúdo para entender melhor a relação entre dor nos seios e ciclo menstrual. 

 

Qual a relação entre dor nos seios e ciclo menstrual?

 

O ciclo menstrual é dividido em duas fases: a fase folicular e a fase lútea. Enquanto a primeira ocorre entre o começo da menstruação até a ovulação, a segunda se dá após a ovulação até a menstruação, como você pode ver na ilustração abaixo. 

 

Vale lembrar que a duração do ciclo  de 28 dias é um exemplo, pois cada mulher pode ter seu ciclo com uma duração média diferente. A ovulação acontece, em média, 14 dias antes da menstruação, o que, para quem tem um ciclo de 28 dias, coincide com o meio do ciclo. Mas se o seu ciclo tem uma duração diferente, sua ovulação pode acontecer alguns dias antes ou depois da metade dele. Além disso, a variação da duração do ciclo menstrual em alguns dias é muito comum entre um ciclo e outro.

 

Por isso, alguns métodos comportamentais que se baseiam no ciclo menstrual, como a tabelinha, não são tão confiáveis e falham com uma frequência considerável. Afinal, essa variação normal do seu ciclo não é totalmente perceptível.

 

Mas, voltando à dor nos seios e sua relação com o ciclo menstrual, ela será mais comum na fase lútea do ciclo menstrual, alguns dias antes da menstruação, entre 5 a 10 dias normalmente. 

 

 

Além disso, na fase pré-menstrual, que são esses últimos 5 a 10 dias da fase lútea, você também poderá sentir outros sintomas comuns da TPM, como aumento da irritabilidade ou mudança de humor. Claro que isso depende de mulher para mulher, há aquelas que sentem de forma expressiva esses sintomas e aquelas que não chegam a percebê-los.

 

Por que ocorre a dor nos seios?

 

A mastalgia (dor nos seios) cíclica, ou seja, que tem relação com o ciclo menstrual, é relatada por cerca de 70% das mulheres que menstruam. A causa específica para essa dor não foi estabelecida, mas está provavelmente ligada ao estímulo hormonal que acontece na fase lútea.

 

A dor nos seios é normal?

 

Como falamos, essa sensação, apesar de incômoda, é comum. É claro, apenas se você identificar a dor nos seios no período anterior à menstruação e que desaparece com o sangramento. Normalmente são alguns dias em que a mama fica mais sensível, mas que logo passa. 

 

O mais importante é saber que essa é uma alteração benigna, que não está relacionada a uma doença e que não aumenta o risco para o câncer de mama. 

 

Algumas dicas que podem ajudar a aliviar essa sensação são: 

 

  • o uso de um sutiã com boa sustentação das mamas e confortável, como, por exemplo, os tops de ginástica;
  • na hora de dormir, verifique o que é mais confortável para você, pode ser ficar sem sutiã ou manter o uso de algum que tenha uma sustentação, mas não aperte a ponto de incomodar.
  • ter cuidado com a alimentação, consumir alimentos ricos em metilxantinas, como café, chocolate e bebidas com cola, pode contribuir para a manutenção do sintoma. 

 

Quando procurar um ginecologista?

 

Agora, se a dor acontecer independente da fase do seu ciclo menstrual, não sumir depois que o sangramento acaba, ou for uma dor muito intensa, é recomendado procurar um ginecologista para ter certeza do que está acontecendo. 

 

O ginecologista vai investigar se existe algum desequilíbrio hormonal, alguma causa específica para essa dor, que pode até ser uma dor sentida na mama, mas não ser da mama, pedir algum exame se for necessário  e orientar o tratamento mais adequado para você. 

 

Em todo caso, apenas o gineco poderá te ajudar nesse momento e orientá-la para um tratamento correto. Se você quiser já marcar agora uma consulta, a gente te ajuda! Clique na imagem abaixo e encontre um ginecologista próximo da sua casa!

 

encontre ginecologista

 

E aí, conseguiu entender melhor a relação entre dor nos seios e o ciclo menstrual e quer se aprofundar nesse assunto? Então se liga nesse guia completo sobre a menstruação e fique por dentro! 

 

Referências:

 

Hello Clue; UOL; Pantys;

cropped-Logo_Branco.png
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!