Cabelo oleoso: como cuidar e deixá-los sempre lindos!

Se você sofre com cabelo oleoso e não sabe como controlar esse problema, pode ficar tranquila. Hoje, nosso papo vai ser a respeito desse incômodo que atinge tantas mulheres que, assim como você, não aguentam mais sofrer com a oleosidade do cabelo.

 

Além disso, vamos mostrar porque o cabelo pode ficar oleoso e as dicas que vão te ajudar a deixar seus cabelos saudáveis, limpos e hidratados. Está pronta pra saber, de uma vez por todas, como cuidar do cabelo oleoso?  Então, vamos lá! ?

 

O que deixa o cabelo oleoso?

 

O cabelo oleoso pode ocorrer naturalmente, como é o caso de fios mais finos, lisos e curtos. No entanto, outros tipos de cabelo podem apresentar excesso de oleosidade por diferentes causas, tais como variações hormonais, mudanças no emocional, alimentação e hábitos ruins.

 

O que causa excesso de oleosidade no cabelo?

 

Como vimos, o cabelo oleoso pode ter diferentes motivos. Enquanto hábitos saudáveis nos ajudam a ter um qualidade de vida melhor, melhoram nossa pele e nosso cabelo, maus hábitos tem o efeito contrário sobre a nossa saúde.

 

Vamos explicar melhor sobre isso um pouco mais adiante. Agora, é o momento de conhecer os principais motivos que deixam nosso cabelo oleoso. ?

 

Dormir com o cabelo molhado

 

Esse é um péssimo hábito que contribui não só para que o cabelo fique mais oleoso, mas também para a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo. Além de aumentar a oleosidade, dormir com os fios molhados pode causar problemas mais sérios, como caspa e dermatite seborreica.

 

Lavar os cabelos com água muito quente

 

A água muito quente é uma vilã dos nossos fios. O calor, ao entrar em contato com nosso couro cabeludo, estimula a produção de oleosidade nas glândulas sebácea. Isso acaba deixando o couro cabelo oleoso. Dependendo da pessoa, a água muito quente também pode deixar o cabelo ressecado.

 

Usar secador e chapinha com frequência

 

Assim como a água quente, o calor produzido pelo secador e chapinha aumenta a produção de oleosidade no couro cabeludo, principalmente quando usados próximo da raiz. Para evitar o cabelo oleoso, esses são itens que você não deve usar com tanta frequência.

 

Mexer muito nos cabelos

 

Sim! Aquela mania de mexer nos cabelos também é uma das causas do cabelo oleoso. O motivo pelo qual isso acontece é simples: ainda que nossas mãos pareçam estar limpas, elas sempre carregam gordura e sujeira imperceptível que acabam em contato com nossos fios.

 

Aplicar produtos perto da raiz

 

Ao lavar o cabelo e aplicar condicionador, máscara ou creme finalizador próximos da raiz, você pode aumentar a oleosidade dos fios ou até contribuir para um cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas. O adequado é que esses produtos como estes sejam aplicados somente nas pontas dos cabelos!

 

Lavar com frequência

 

Você se enganou se pensou que lavar o cabelo com frequência pode combater a oleosidade. Essa prática pode causar o efeito rebote, aumentando a produção de óleo no couro cabeludo. Por isso, vá com calma. O ideal é lavar os fios em dias alternados. ?

 

Alterações hormonais

 

Por fim, mas não menos importante, as alterações hormonais podem ser a grande causa do seu cabelo oleoso.

 

Seja na TPM (tensão pré-menstrual), durante a gravidez ou mesmo na menopausa, é comum que nossos fios fiquem oleosos por conta das mudanças hormonais nesses períodos.

 

Em situações como essa, é importante que você busque auxílio de um(a) endocrinologista, não só para entender melhor como acabar com a oleosidade do cabelo, mas a fim de entender a real a origem dessa alteração.

 

Por que meu cabelo é oleoso?

 

Provavelmente seu cabelo é oleoso por algum dos motivos acima. Contudo, você precisa entender que, até mesmo a oleosidade do nosso cabelo tem uma classificação que diz respeito ao sebo natural de nossos fios.

 

Muitas vezes, o acúmulo desse sebo nos dá uma impressão errada, parecendo que o cabelo está oleoso quando na verdade é apenas acúmulo da substância. Isso acontece quando ficamos sem lavar os fios por algum tempo, por exemplo.

 

Além disso, não aplicar a quantidade suficiente de shampoo ou não espalhar direito o produto no couro cabeludo também pode causar o falso aspecto de cabelo oleoso.  Enxaguar os fios abundantemente é fundamental para eliminar os produtos usados na lavagem, evitando a aparência de falsa oleosidade.

 

Cabelo oleoso: o que fazer?

 

Para evitar o cabelo oleoso, você precisa colocar alguns cuidados em prática, começando na hora do banho.

 

Tenha o cuidado de escolher produtos voltados para fios com oleosidade. Lembre-se também de massagear a região do couro cabeludo de forma rápida, evitando o acúmulo de substâncias que possam aumentar a produção de oleosidade. Além disso, coloque em prática as dicas abaixo:

 

Use condicionador ☑️

 

Muitas pessoas evitam o uso do condicionador por achar que ele é o responsável por deixar o cabelo oleoso. Na verdade, esse produto é muito importante para ajudar a selar as cutículas dos fios, mantendo seus nutrientes e garantindo que o cabelo seja mais saudável.

 

O que você deve fazer é ter atenção no momento de usar o condicionador, evitando o contato com o couro cabeludo. Aplique-o somente nas pontas dos fios e enxágue com abundância, até retirá-lo por inteiro.

 

Banho de água fria ?

 

Você percebeu que a água quente contribui para a produção de oleosidade, não é mesmo? Isso porque o calor aumenta o óleo no couro cabeludo. Portanto, para evitar o cabelo oleoso, o ideal é lavá-lo com água morna ou fria.

 

Além disso, o tempo de contato do seu cabelo com a água faz muita diferença. Evite grande exposição ao jato de água, lavando seus fios rapidamente.

 

Folga para o secador ❎

 

Evitar o calor também significa diminuir o uso de aparelhos como chapinha, secador e babyliss. Se o uso for inevitável, escolha utilizá-los com o jato de ar frio. Dessa forma, você garante que seus fios continuem leves e brilhantes. Além disso, mantenha o aparelho a 15 centímetros de distância do cabelo.

 

Cuidado com essa mão ?

 

Ficar passando as mãos nos fios ou escová-lo com frequência é algo que contribui para o cabelo oleoso. Você vai precisar ser forte e evitar que isso aconteça. Afinal, vimos que estimular os cabelos constantemente aumenta a produção de oleosidade e leva sujeira e impureza para seus fios.

 

Não durma com o cabelo molhado ?️

 

Esse é um dos maiores pecados que se pode cometer em relação aos fios! Para evitar o cabelo oleoso, não durma com ele úmido ou molhado. Você não vai querer a proliferação de fungos e bactérias na sua cabecinha enquanto estiver sonhando, né!? ?

 

Além das dicas acima, é interessante buscar atendimento com um(a) dermatologista. Dessa forma, é possível investigar se você também tem algum desequilíbrio hormonal que possa contribuir para deixar o cabelo oleoso.

 

Viu como não é tão difícil cuidar para que seus fios fiquem saudáveis e longe da oleosidade?

 

Se você gostou deste conteúdo, confira aqui as dicas de como cuidar do seu cabelo para mantê-lo saudável e bonito!

 

cropped-Logo_Branco.png
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!