Cólica fora do período menstrual é normal?
Cabelo oleoso: como cuidar e deixá-los sempre lindos!
Se você sofre com cabelo oleoso e não sabe como controlar esse problema, pode ficar tranquila. Hoje, nosso papo vai ser a respeito desse incômodo que atinge tantas mulheres e, assim como você, não aguentam mais sofrer com a oleosidade do cabelo.
Além disso, vamos mostrar porque ocorre o aumento da oleosidade e dicas que vão te ajudar a deixar seus cabelos saudáveis, limpos e hidratados. Está pronta pra saber, de uma vez por todas, como cuidar do cabelo oleoso?
Então, vamos lá!
Como é o crescimento do cabelo?
Para entender os cuidados com o cabelo oleoso, antes você precisa saber como acontece o crescimento dos fios. O ciclo de vida dos nossos cabelos consiste em 3 fases que ocorrem no folículo piloso por meio do bulbo. Ou seja, em uma espécie de cápsula anexada a nossa pele.
Fase anágena
Essa é a fase responsável pelo crescimento dos fios e pode variar de 2 a 7 anos, com uma média de 4 anos. É na fase anágena que a raiz do cabelo é profunda e as células de cada um deles apresenta rápida divisão para realizar o crescimento.
Fase catágena
A fase catágena é considerada o período de transição e regressão dos fios. Intermediária, tem duração média de 3 semanas, quando a raiz do cabelo fica superficial e ocorre a diminuição da divisão celular.
Fase telógena
A fase telógena é a final, em que o fio de cabelo está em repouso porque as células pararam de se dividir. Nesse período nosso cabelo cai, dando início a um novo ciclo. Aqui, os fios ficam até 3 meses em repouso, até cair e dar início a fase anágena novamente.
O que deixa o cabelo oleoso?
O cabelo oleoso pode ocorrer naturalmente, como é o caso de fios mais finos, lisos e curtos. No entanto, outros tipos de cabelo podem apresentar excesso de oleosidade por diferentes causas como variações hormonais, mudanças no emocional, alimentação e hábitos ruins.
O que causa excesso de oleosidade no cabelo?
Como vimos, o cabelo oleoso pode ter diferentes motivos. Além de hábitos nocivos, como lavar os fios com água quente e dormir com o cabelo molhado, a mudança hormonal e lavagens em excesso podem causar aumento na oleosidade dos seus cabelos.
Vamos explicar melhor sobre isso um pouco mais adiante. Agora, é o momento de conhecer os principais motivos que deixam nosso cabelo oleoso.
Dormir com o cabelo molhado
Esse é um péssimo hábito que contribui não só para que o cabelo fique mais oleoso, mas também para a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo. Além de aumentar a oleosidade, dormir com os fios molhados pode causar problemas mais sérios, como caspa e dermatite seborreica.
Lavar os cabelos com água quente
A água quente é uma vilã dos nossos fios. O calor, ao entrar em contato com nosso couro cabeludo, estimula a produção de oleosidade nas glândulas sebácea. Isso acaba deixando o couro cabelo oleoso.
Usar secador e chapinha com frequência
Assim como a água quente, o calor produzido pelo secador e chapinha aumenta a produção de oleosidade no couro cabeludo, principalmente quando usados próximo da raiz.
Para evitar o cabelo oleoso, esses são itens que você não deve usar com tanta frequência.
Mexer muito nos cabelos
Sim! Aquela mania de mexer nos cabelos também é uma das causas do cabelo oleoso. O motivo pelo qual isso acontece é simples: ainda que nossas mãos pareçam estar limpas, elas sempre carregam gordura e sujeira imperceptível que acabam em contato com nossos fios.
Aplicar produtos perto da raiz
Ao lavar o cabelo e aplicar condicionador, máscara ou creme finalizante próximos da raiz, você pode aumentar a oleosidade dos fios ou até contribuir para um cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas.
O adequado é que produtos como estes sejam aplicados somente nas pontas dos cabelos!
Lavar com frequência
Você se enganou se pensou que lavar o cabelo com frequência pode combater a oleosidade. Essa prática pode causar o efeito rebote, aumentando a produção de óleo no couro cabeludo. Por isso, vá com calma. O ideal é lavar os fios em dias alternados.
Alterações hormonais
Por fim, mas não menos importante, as alterações hormonais podem ser a grande causa do seu cabelo oleoso.
Seja na TPM (tensão pré-menstrual), durante a gravidez ou mesmo na menopausa, é comum que nossos fios fiquem oleosos.
Em situações como essa, é importante que você busque auxílio com um(a) endocrinologista, não só para entender melhor como acabar com a oleosidade do cabelo, mas a fim de entender a real a origem dessa alteração.
Por que meu cabelo é oleoso?
Provavelmente seu cabelo é oleoso por algum dos motivos acima. Contudo, você precisa entender que, até mesmo a oleosidade do nosso cabelo tem uma classificação que diz respeito ao sebo natural de nossos fios.
Muitas vezes, o acúmulo desse sebo nos dá uma impressão errada, parecendo que o cabelo está oleoso quando na verdade é apenas acúmulo da substância. Isso acontece quando ficamos sem lavar os fios por algum tempo, por exemplo.
Além disso, não aplicar a quantidade suficiente de shampoo ou não espalhar direito o produto no couro cabeludo também pode causar o falso aspecto de cabelo oleoso.
Enxaguar os fios abundantemente é fundamental para eliminar os produtos usados na lavagem, evitando a aparência de falsa oleosidade.
Cabelo oleoso: o que fazer?
Para evitar o cabelo oleoso, você precisa colocar alguns cuidados em prática, começando na hora do banho.
Tenha o cuidado de escolher produtos voltados para fios com oleosidade, e lembre-se de massagear a região do couro cabeludo de forma rápida, evitando o acúmulo de substâncias que possam aumentar a produção de oleosidade. Além disso, coloque em prática as dicas abaixo:
Use condicionador
Muitas pessoas evitam o uso do condicionador por achar que ele é o responsável por deixar o cabelo oleoso. Na verdade, esse produto é muito importante para ajudar a selar as cutículas dos fios, mantendo seus nutrientes e garantindo que o cabelo seja mais saudável.
O que você deve fazer é ter atenção no momento de usar o condicionador, evitando o contato com o couro cabeludo. Aplique-o somente nas pontas dos fios e enxágue com abundância, até retirá-lo por inteiro.
Banho de água fria
Você percebeu que a água quente contribui para a produção de oleosidade, visto que o calor aumenta o óleo no couro cabeludo. Portanto, para evitar o cabelo oleoso, o ideal é lavá-lo com água morna ou fria.
Além disso, o tempo de contato do seu cabelo com a água faz muita diferença. Evite grande exposição ao jato de água, lavando seus fios rapidamente.
Folga para o secador
Evitar o calor também significa diminuir o uso de aparelhos como chapinha, secador e babyliss. Se o uso for inevitável, escolha utilizá-los com o jato de ar frio. Dessa forma você garante que seus fios continuem leves e brilhantes. Além disso, mantenha o aparelho a 15 centímetros de distância do cabelo.
Cuidado com essa mão
Ficar passando as mãos nos fios ou escová-lo com frequência é algo que contribui para o cabelo oleoso. Você vai precisar ser forte e evitar que isso aconteça. Afinal, vimos que estimular os cabelos constantemente aumenta a produção de oleosidade e leva sujeira e impureza para seus fios.
Não durma com o cabelo molhado
Esse é um dos maiores pecados que se pode cometer em relação aos fios! Para evitar o cabelo oleoso, não durma com ele úmido ou molhado. Você não vai querer a proliferação de fungos e bactérias na sua cabecinha enquanto estiver sonhando, né!?
Além das dicas acima, é interessante buscar atendimento com um(a) dermatologista. Dessa forma, é possível investigar se você também tem algum desequilíbrio hormonal que possa contribuir para deixar o cabelo oleoso.
Viu como não é tão difícil cuidar para que seus fios fiquem saudáveis e longe da oleosidade?
Se você gostou destas dicas, segue nossas redes sociais. Assim você fica por dentro de todas as novidades!
Gostou? Compartilhe!
Deixe seu comentário