Fluxo menstrual: quanto de sangue é normal perder na menstruação?

Uma das principais dúvidas quando falamos sobre menstruação é o quanto de sangue é normal perder em cada período. Afinal, será que seu fluxo menstrual pode ser considerado intenso, leve ou moderado? 

 

Vamos falar sobre isso a seguir e responder a essa pergunta tão comum, seja para quem está tendo sua primeira menstruação ou para mulheres que já menstruam há bastante tempo, mas não sabem como identificar se possuem pouco fluxo ou um fluxo intenso. Acompanhe!

 

O que é um fluxo menstrual normal?

 

A resposta é: depende. Isso porque cada corpo é único e o que é normal para algumas mulheres, pode não ser para outras. Além disso, é comum o fluxo menstrual variar durante o mesmo período. 

 

Ou seja, enquanto logo que ficamos menstruadas, no primeiro ou segundo dia de menstruação, podemos ter um fluxo mais intenso, nos dias subsequentes, ele costuma reduzir gradativamente, e está tudo certo.

 

Quantidade de sangue normal a cada ciclo

 

Contudo, existe, sim, o que é considerado uma média “normal” de sangue perdido durante a menstruação a cada ciclo. Ela varia entre 30 ml e 80 ml. Abaixo de 30 ml é considerado pouco fluxo menstrual e, acima de 80 ml, um fluxo intenso. 

 

Mas como calcular isso? 

 

Bom, para quem usa o coletor menstrual é mais fácil de perceber exatamente quanto de sangue perde a cada ciclo. Já, para quem usa outros tipos de absorvente, seja o externo ou interno, ou mesmo a calcinha absorvente, pode ficar mais difícil de perceber.  

 

Nesses casos, você pode considerar outros sinais para identificar se realmente tem um sangramento fora do considerado habitual e se, portanto, deve se preocupar com o seu padrão de fluxo. Confira!

 

Será que eu tenho pouco fluxo menstrual?

 

Para saber se você tem um fluxo leve, você provavelmente consegue ficar pelo menos 4h com um absorvente externo (ou interno) com tranquilidade mesmo nos dias de fluxo que seriam mais elevados, como o primeiro e segundo dia da menstruação. [OBS: conseguir ficar sem trocar o absorvente durante 4 horas porque ele não enche, não significa que você deva ficar. O ideal, para o cuidado com a saúde íntima é trocá-lo a cada 4 horas!]

 

Além disso, se seu período dura até quatro dias e nos dois últimos dias a cor da menstruação já está menos vermelha, indicando que o fluxo está ainda mais leve, é provável que você possa se encaixar nessa baixa intensidade de fluxo menstrual.

 

Preciso me preocupar?

 

Geralmente, não precisa se preocupar quando você tem pouco fluxo menstrual, principalmente se isso sempre fez parte da sua vida e não identificou outros sinais como os que vamos elencar abaixo.

 

Caso o pouco fluxo menstrual esteja diferente do que costumava acontecer com você, pode significar que algo está fora de controle, sendo necessário um acompanhamento médico. 

 

Dessa forma, você deve ligar um sinal de alerta se:

 

  • Houver um atraso da data aproximada da sua menstruação;
  • Não houver ciclo menstrual por mais de três meses;
  • Há presença recorrente de sangramento de escape (ou seja, fora do período normal da sua menstruação);
  • Dor muito forte acompanhando o período menstrual.

 

Será que eu tenho fluxo intenso? 

 

Para identificar o fluxo intenso, algumas dicas são: se você precisa trocar o absorvente com uma frequência maior do que a média da maioria das pessoas (pode utilizar 4 horas como base para essa avaliação). Se é comum sua calcinha acabar manchando pelo excesso de fluxo, ou você acaba usando absorvente interno e externo para evitar esse tipo de situação, principalmente durante a noite.

 

Outro sinal do fluxo intenso é quando a duração de cada período menstrual é mais longa, mais de 5 dias, por exemplo, e com o fluxo se mantendo intenso mesmo após o segundo dia de menstruação.

 

Preciso me preocupar?

 

Depende! Se você sente que o fluxo intenso atrapalha sua qualidade de vida, o ideal é procurar um acompanhamento médico para ajudar a investigar se há alguma causa para você sangrar com mais intensidade e, especialmente, para controlar seu fluxo. 

 

Alguns dos sinais de alerta de quando o fluxo intenso pode estar atrapalhando sua qualidade de vida, são:

 

  • Dores nas pernas;
  • Sensação de fraqueza;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga muscular

 

Além disso, se normalmente você não possuía fluxo intenso com esses sintomas, mas começou a identificá-lo, ele pode ser sinal de alguma alteração que está ocorrendo com seu corpo, por isso, sempre tire suas dúvidas com um ginecologista e também sempre observe os sinais do seu corpo e de sua menstruação!

 

Como controlar o fluxo menstrual intenso?

 

Uma dica para quem deseja controlar o fluxo intenso é o uso do anticoncepcional oral, que ajuda na regulação do ciclo e no controle de outros sintomas da menstruação, como cólicas, TPM e até na redução de espinhas. 

 

Contudo, só inicie o tratamento com a indicação de um médico, combinado? Consulte um gineco da sua região!

 

consultar com ginecologista

 

E aí, você conseguiu entender mais sobre o seu fluxo menstrual e quando ele é considerado normal, leve ou intenso? Veja mais informações sobre menstruação e saúde feminina aqui!

 

Referências

 

Drauzio Varella;

cropped-Logo_Branco.png
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!