Início » Relacionamentos e sentimentos » Como esquecer alguém?

Relacionamentos e sentimentos

Como esquecer alguém?

30 de dezembro de 2020 | Por: Redatora E aí, rolou?

Se apaixonar é uma das melhores coisas que existem. A gente fica mais leve, mais feliz e parece que as coisas só podem dar certo. Mas, às vezes, infelizmente, as coisas podem não acontecer como a gente desejou , e aí como esquecer alguém por quem nos apaixonamos?

Primeiro precisamos nos perguntar quando chega o  fim do relacionamento? E então, quando essa situação acontece,  precisamos nos perguntar como podemos lidar com os sentimentos da melhor forma possível.

A questão sobre como esquecer alguém não vale apenas para quem teve um relacionamento sólido como um namoro. Vale também para aquela relação aberta na qual vocês eram apenas ficantes ou para aquele amor platônico que você precisa esquecer.

Pois é, existem milhares de relacionamentos e cada um deles é único. Mas existem algumas dicas que dão certo para quase todo mundo e que você pode pôr em prática quando se perguntar : Afinal,  como esquecer alguém?

Confira abaixo quais são elas!

O que fazer para tirar uma pessoa da cabeça?

Delete nas redes sociais

Muita gente acha essa atitude infantil e imatura, mas já ouviu o ditado que diz “o que os olhos não vêem o coração não sente”? É a mais pura verdade.

Não faz sentido algum você ficar se maltratando olhando as atualizações de stories e fotos daquela pessoa. Isso vale, principalmente, se ela já está com outra. Ficar olhando a felicidade de quem te deixou só pode te fazer mal.

E aquela história de não bloquear porque ele vai saber que te afetou não interessa. O mais importante aqui é você e em como você se sente!

Por isso, se você se sente melhor bloqueando quem você quer esquecer, então faça isso. Você precisa se sentir bem e deve fazer o que estiver ao seu alcance para isso. Não importa o que outros vão pensar ou o que seus amigos podem falar: quem vive com a dor é você e mais ninguém.

Evite contato

Se o contato virtual já é ruim, imagine o contato ao vivo ou mesmo por meio de um telefonema? Costuma ser ainda pior.

Por isso, evite ir aos locais que você sabe que a pessoa está, pelo menos, no início, quando o coração da gente ainda está muito machucado. Evite sair com os amigos dele ou dela, conversar com eles, pedir notícias ou qualquer coisa do tipo.

Você bloqueou a pessoa nas redes sociais? Então, o próximo passo é enviá-lo para a caixa de mensagem do seu celular. Assim, se a pessoa tentar ligar, vai parecer que seu telefone está desligado. Ela, em algum momento, vai entender que você não quer papo.

Mas e se a pessoa for até minha casa? Então, avise aos seus familiares para sempre responder que você saiu. Para bom entendedor, meia palavra basta.

Não se cobre

Uma das coisas que muitas pessoas fazem no fim do relacionamento é ficar repassando todas as atitudes e ações. Elas ficam fazendo um raio-x do que poderiam ter feito de maneira diferente e se culpam por isso. 

Se cobrar dessa forma é a pior coisa que você pode fazer por si neste momento. Afinal de contas, ficar se cobrando vai ajudar em quê? O tempo não volta e você não vai conseguir fazer de uma forma diferente. Além disso, se você não fez de outra forma é porque não tinha maturidade suficiente e está tudo bem. A vida é isso mesmo, um aprendizado diário.

Não projete em um novo amor

Tem gente que acredita realmente que só um novo amor fará você esquecer o antigo. Pode até ser, mas se você ainda não estiver curado de fato do último relacionamento, a única coisa que vai fazer é adiar o sofrimento.

Além de não lidar com os próprios problemas, você vai acabar levando esses problemas, ou seja, os do antigo relacionamento, para o novo. As chances de se machucar novamente e machucar quem está com você são grandes, por isso, não faça o seu coração de trampolim. Se dê um tempo e verá como isso pode ser gratificante.

Procure ajuda profissional

Há várias atitudes que podem nos ajudar quando o assunto é como esquecer alguém, inclusive, buscar a ajuda de um profissional.

  
  

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos

Quanto o sofrimento está intenso e nem mesmo todos os esforços estão adiantando, pode ser o momento de procurar ajuda de um profissional, ou seja, de um psicólogo. Ele poderá entender melhor o seu sofrimento e encontrar assim, as estratégias que podem funcionar com você.

Quanto tempo leva para esquecer uma pessoa?

Certamente você já sabe qual é a resposta: não há um tempo definido. Não existe dia e hora marcada para esquecer alguém.

Normalmente, esse tempo é proporcional ao tempo que ficaram juntos ou então à intensidade do relacionamento. Quem, por exemplo, teve uma relação de 5 anos pode levar mais tempo em comparação a quem se relacionou por 5 meses. Mas isso não é uma regra.

Nada é uma regra quando se fala em relacionamentos. O fato é: quanto mais você tentar se afastar da pessoa e seguir as dicas que colocamos acima, mais fácil e mais rápido será o processo.

Como esquecer uma pessoa que você vê todos os dias?

Essa costuma ser uma situação bastante complicada porque não dá para evitar contato. Pode ser alguém da sua sala de aula, do seu local de trabalho, do cursinho e assim por diante. O fato é que vocês se encontram todos os dias, você tem que olhar para essa pessoa todos os dias.

Como esquecer alguém que você ama,  neste caso? Quais estratégias seguir se não é possível evitá-lo?

Existem sim algumas estratégias que podem ser aplicadas no dia a dia. No início, vai parecer difícil, mas depois, fica fácil como respirar.

Se afaste aos poucos

Você precisa realmente falar com a pessoa todos os dias? Um bom dia já não é o bastante? Falar o básico é uma boa forma de começar. Ela provavelmente vai perceber, mas o que importa? Se isso for o melhor para você, continue.

Evite contato visual

Por exemplo, digamos que a pessoa seja da sua sala de aula. Uma boa opção é sentar nas fileiras à frente ou, no máximo, do lado, mas nunca atrás. 

Dessa forma, você não o verá durante o tempo que estiver na sala, o que pode ser um alívio. Com o tempo isso vai se tornar algo comum e as coisas ficarão melhores para você.

Se for um local como o ambiente de trabalho, é bom também ficar em locais diferentes do da pessoa ou o mais afastada que puder. Neste primeiro momento, manter contato pode ser algo bem ruim, por isso, se afaste de todas as formas que puder.

Dedique-se a outras coisas

Uma dica excelente para quem deseja saber como esquecer alguém, especialmente as que você vê diariamente, é passar a ter outro foco e se dedicar em coisas que vão te colocar pra cima.

Pode ser um novo curso depois do trabalho. Isso vai te distanciar dos convites depois do expediente e ainda vai deixar você mais atraente. Nada mais bonito do que alguém com amor próprio e que cuida de si mesmo(a).

E nem precisa ir para rua depois do serviço ou da aula para isso. Vá para casa, brinque com seu bichinho de estimação, assista uma série ou filme, faça uma comida saborosa, tome um banho quente com um bom fundo musical e relaxe. Aprecie a própria companhia sem moderação.

Fim de relacionamento nunca é fácil, pois sentimentos são bastante complexos e difíceis de interpretar. O mais importante neste momento é não se apressar, não pular etapas e viver o processo do luto. 

Sofrer faz parte da vida, nos deixa mais fortes e nos torna mais sábios e há muitos outros relacionamentos para viver.

Conhece alguém que está buscando aprender como esquecer alguém? Então, compartilhe este conteúdo e ajude esse amigo ou amiga!

  
  

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Por: Redatora E aí, rolou?


Deixe seu comentário