Alimentação e menstruação: quais alimentos reduzem os sintomas menstruais?

Entenda como os alimentos podem te ajudar (ou atrapalhar) durante a menstruação, principalmente para prevenir ou reduzir aqueles sintomas chatinhos, como a cólica e a TPM. Vem ver a relação entre alimentação e menstruação! 

 

A TPM chega e logo vem aquela vontade louca de comer chocolate? Ou então uma compulsão por outros alimentos não tão saudáveis assim? 

 

Mas será que essa é a melhor escolha para seu organismo nesse período? Vamos ver a ligação entre a alimentação e menstruação. Vem com a gente!

 

Alimentação e menstruação: qual relação? 

 

TPM, cólicas menstruais intensas, inchaço, dores nas pernas: cada mulher pode passar por diferentes sintomas antes ou durante a menstruação e em diferentes intensidades. 

 

Alguns deles podem ser amenizados com uma alimentação mais equilibrada e saudável. A escolha mais consciente sobre o que comemos pode ajudar a diminuir alguns sintomas do período menstrual, além de fazer bem para  a saúde de uma forma geral.

 

Mas isso nem sempre é uma tarefa fácil. Pesquisas indicam, por exemplo, que mulheres que sofrem com TPM mais intensa ou TDPM podem sentir mais vontade de alimentos doces e/ou gordurosos, apesar de não ser a melhor escolha, como veremos a seguir!

 

A pílula anticoncepcional, por impedir a ovulação e manter os níveis hormonais mais estáveis ao longo do mês, pode ser um recurso importante para quem apresenta sintomas mais intensos relacionados ao ciclo menstrual. E lembre-se: é fundamental ter a recomendação do seu ginecologista para o uso do anticoncepcional oral ou de qualquer outro método contraceptivo.

 

Alimentos que podem ajudar no controle de sintomas menstruais

 

Frutas

 

Frutas são elementos básicos para mudar seus hábitos alimentares e começar a ter uma vida mais saudável. E elas farão grande diferença também para sua saúde menstrual. Frutas vermelhas, pera, maçã e melão, por exemplo, contêm diversos macro e micronutrientes que ajudam no período menstrual, além de serem boas opções para substituir aquela vontade louca de comer um doce, principalmente na TPM. 

 

Folhas verdes escuras

 

As folhas verdes escuras são ricas em minerais, ferro, cálcio, fitoquímicos, fibras e vitaminas A, C, e K, além de vitaminas do complexo B. Elas podem ajudar a aliviar  

problemas digestivos comuns durante o ciclo menstrual e a repor ferro ao organismo — o que é importante para manter nosso estoque, mesmo sangrando todo mês. 

 

Além disso, a vitamina A pode ser uma grande aliada para nossa pele e no controle da acne. Couve, agrião, rúcula e espinafre são os exemplos mais comuns e fáceis de serem preparados e inseridos na alimentação do dia a dia. Seja em um suco verde ou junto das refeições, é uma ótima ideia acrescentá-las à sua rotina! 

 

Alimentos ricos em ferro

 

Conforme mencionamos anteriormente, é importante consumir alimentos ricos em ferro, porque o sangramento do ciclo menstrual, ainda mais se for um fluxo intenso, aumenta o risco de deficiência de ferro. 

 

Se a “reserva de ferro” do organismo estiver baixa e o fluxo menstrual for intenso, há ainda o risco de anemia associado à menstruação. Por isso, fique atenta à saúde e consuma alimentos ricos em ferro. Os principais são: feijão, folhas verde-escuras, carne vermelha e leguminosas, como grão-de-bico e lentilha. 

 

Peixes ricos em ômega-3

 

Você sabia que os alimentos ricos em ômega-3 são importantes aliados para o controle dos sintomas da TPM?

 

É isso mesmo! Por isso, uma dica importante é incluir alguns tipos de peixes na sua dieta, tais como salmão, atum e sardinha. Eles são ricos nesse tipo de ácido graxo e podem ajudar na redução de sintomas da tensão pré-menstrual.

 

Castanhas e sementes de chia

 

Você costuma se sentir para baixo durante a TPM, triste e quer ficar sozinha? Talvez uma dose extra de bom-humor seja uma boa ideia! Por isso, abuse dos alimentos ricos em ômega-3 e magnésio. Castanhas, nozes e sementes de chia são alimentos ricos nessas substâncias e possuem uma ação poderosa para melhorar o humor!

 

Alimentos ricos em cálcio

 

O cálcio é um micronutriente que pode ajudar a controlar ou reduzir os sintomas da TPM. Por isso, é uma boa estratégia adicionar alimentos ricos em cálcio na sua rotina. 

 

Além do leite e de seus derivados, como queijo e iogurte natural, já conhecidas fontes de cálcio, você também pode adicionar outras fontes, tais como: sardinha, linhaça e amêndoas.

 

Sementes de abóbora

 

Ricas em magnésio, sementes de abóbora são uma boa e saudável opção para seu lanche da tarde. O magnésio diminui os efeitos da TPM e tem um efeito mais expressivo quando combinado com vitaminas, como a vitamina B6. Ele também pode ajudar no alívio de dores, sendo um importante aliado para quem sofre com muitas cólicas.

 

Quais alimentos devo evitar?

 

Alimentos ricos em açúcar e gordura devem ser evitados, principalmente durante a menstruação e o período pré-menstrual. Você também deve ficar longe de alimentos ultraprocessados e industrializados, pois eles não terão os nutrientes que seu organismo necessita. 

 

Tem dúvidas? Fale com um gineco!

 

Você sente cólicas intensas durante a menstruação e se sente incomodada com seus sintomas da tensão pré-menstrual?

 

Considere falar com um ginecologista e pedir ajuda para lidar melhor com a sua menstruação. É possível amenizar os sintomas, por exemplo, com uso do anticoncepcional oral. O ideal é consultar com o ginecologista para ter a orientação exata para seu caso. Clique na imagem abaixo e encontre um ginecologista da sua região.

 

encontre ginecologista

 

Referências

Clue App; Korui; Taeq; Terra; Tua Saúde;

cropped-Logo_Branco.png
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!