Início » Ciclo menstrual » 3 dicas essenciais para conviver melhor com a menstruação

Ciclo menstrual

3 dicas essenciais para conviver melhor com a menstruação

21 de setembro de 2021 | Por: Redatora E aí, rolou?

Após a menarca (primeira menstruação), você pode ter muitas dúvidas sobre seu ciclo menstrual e quais cuidados podem ser seguidos para conviver melhor com a menstruação e essa nova etapa da sua vida. Além da consulta com um ginecologista, ter informação de qualidade sobre menstruação

Os primeiros 2 anos do ciclo menstrual são considerados como períodos de amadurecimento do eixo hormonal. Por isso, durante esse tempo as menstruações costumam ser irregulares, com intervalos longos e o ciclo menstrual pode variar. 

Outro detalhe é que ao saber o que é menstruação pela primeira vez, a adolescente pode não estar habituada com seus sintomas e efeitos. Tais como a tensão pré-menstrual (TPM), cólica e retenção de líquido, entre outros. 

Por isso, alguns cuidados podem ser tomados como forma de melhorar sua qualidade de vida durante o período menstrual

Afinal, o desconforto que acontece durante o ciclo todos os meses pode se tornar um problema. Mas com informação e orientação de especialistas, podemos melhorar esse processo. 

Vamos conferir algumas dicas de cuidados para conviver melhor com a menstruação e reduzirmos os efeitos adversos? Confira!

Como conviver melhor com a menstruação?

1 – Faça exercícios físicos 

A prática de exercícios físicos regularmente ajuda na liberação da endorfina, hormônio conhecido por proporcionar prazer e bem-estar. Por sua vez, a endorfina diminui a ansiedade, alivia as dores e melhora o sistema imunológico.

Assim, praticar exercícios físicos é uma forma de melhorar a circulação do sangue, estimulando a produção de hormônios que melhoram a saúde. Dessa maneira, o período menstrual pode ser vivenciado com menos cólicas se você se exercitar

2 – Tenha uma boa alimentação 

Além de saber o que é menstruação, você também deve conhecer o poder dos alimentos em relação aos ciclos menstruais. Ter uma alimentação saudável tem impacto direto na TPM e também em cólicas e outros desconfortos. 

Alimentos balanceados com nutrientes, proteínas, carboidratos e gorduras boas são fundamentais para a produção de hormônios e manutenção de um organismo saudável. 

Assim, é possível reduzir os efeitos da TPM e as dores que esse período causa. Em muitos casos, os desconfortos que sentimos antes da menstruação estão relacionados à deficiência de nutrientes. 

3 – Abuse do calor 

Pode parecer uma dica óbvia, mas a boa e velha bolsa de água quente, ou mesmo um paninho quente, traz ótimos resultados para aliviar a cólica e outras dores causadas na TPM.

Por isso, aplique calor em regiões como a lombar e baixo ventre para aliviar o desconforto. Além disso, bebidas quentes, como chás, podem ajudar a melhorar não só as dores, mas também a sensação de inchaço.

O que pode e o que não pode fazer menstruada? 

Sabendo o que é menstruação você já deve ter percebido que não há nada que não possa ser feito nesse período. Você pode ir à escola, trabalhar, ajudar em casa, passear, praticar esportes e até mesmo transar menstruada

Sim! Você pode fazer qualquer coisa, desde que esteja se sentindo bem para isso!

Como esclarecer dúvidas sobre menstruação?

Além de buscar informações de qualidade na internet e trocar experiências com amigas que já tenham passado pela primeira menstruação, a principal dica é consultar com um ginecologista.

O médico especialista poderá esclarecer todas suas dúvidas sobre menstruação, ajudar você a entender seu ciclo menstrual e as mudanças que estão ocorrendo com seu corpo.

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Por: Redatora E aí, rolou?


Deixe seu comentário