Logo_05

5 dicas para tomar seu anticoncepcional corretamente

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Um dos principais erros ao se utilizar a pílula anticoncepcional é esquecer de tomá-la, prejudicando a sua ação, principalmente se isso for recorrente. Por isso, vem conferir 5 dicas para tomar seu anticoncepcional corretamente e não cometer mais erros.

 

A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados e financeiramente mais acessíveis atualmente, embora possamos ouvir alguns pontos sobre  mitos e verdades. Além disso, e mais importante, é um método confiável, com mais de 98% de eficácia para evitar uma gravidez não desejada

 

Contudo, como qualquer outro medicamento, é fundamental seguir algumas recomendações na hora de utilizá-la, para garantir sua melhor absorção pelo organismo e também de que esse é o melhor método para você. 

 

Confira agora algumas dicas para tomar seu anticoncepcional corretamente. Vem conosco!

 

Dicas para tomar seu anticoncepcional

 

1 – Consultar um ginecologista antes de começar a tomar seu anticoncepcional

 

Primeiramente, é preciso entender de uma vez por todas que você só deve começar a tomar seu anticoncepcional após uma consulta com um ginecologista. 

 

O especialista poderá avaliar seu histórico clínico e todas informações importantes sobre a sua saúde para indicar o melhor anticoncepcional para você ou então outro método contraceptivo adequado aos seus objetivos.

 

Esse é o primeiro passo que você deve dar, combinado? 

 

Além disso, para quem possui dificuldade em seguir corretamente a pausa do anticoncepcional e iniciar a outra cartela, é possível utilizar a contracepção sem pausa, porém com comprimidos placebos (sem princípio ativo) no lugar da pausa.

 

O objetivo desse tipo de anticoncepcional é ajudar meninas que estão iniciando a contracepção ou às mulheres que se confundem com o momento da pausa e de retorno ao uso da pílula.

 

Para não ter erro na hora de tomar seu anticoncepcional, a gente te ajuda a encontrar um ginecologista da sua região. É só clicar na imagem abaixo, escolher um gineco perto da sua casa e tirar suas dúvidas.

 

encontre ginecologista

 

2 – Lembrar de tomar seu anticoncepcional todo dia

 

Essa dica é fundamental para você tomar seu anticoncepcional corretamente. A gente sabe que esquecer de tomar o anticoncepcional é uma situação que pode ocorrer, mas é possível se prevenir com algumas dicas de organização. 

 

Por exemplo, você pode criar um alarme diário no celular para lembrar de tomar sua pílula. Outra dica é relacionar o ato de tomar seu anticoncepcional com outra ação que você faz sempre, como escovar os dentes. Aí você pode deixar a pílula próxima da sua escova de dentes para não esquecer de tomá-la, logo depois que acordar. 

 

Ah! E se for dormir fora de casa, nada de esquecer de carregá-la junto na bolsa, ok? Elencamos aqui várias dicas de organização que podem te ajudar a lembrar de tomar a pílula, além disso, também algumas informações do que fazer caso você esqueça. 

 

3 – Usar seu anticoncepcional sempre no mesmo horário

 

É isso mesmo, a melhor forma de garantir a eficácia completa do seu anticoncepcional é tomar a pílula sempre no mesmo horário. 

 

Alterações pequenas, de 20 a 30 minutos, podem não afetar o desempenho do anticoncepcional. Contudo, períodos mais longos ou o fato de você sempre tomar seu anticoncepcional em horários diferentes, pode afetar a ação da pílula no seu organismo, reduzindo a sua eficácia.

 

Por isso, fica  a dica de sempre tomar no mesmo horário e analisar a sua rotina para perceber qual será o melhor período para usá-la. Pode ser de manhã, no horário do almoço, antes de dormir, enfim, tudo depende da sua rotina e do que fica melhor para você e com menos risco de você esquecer.

 

4 – Se quiser trocar de horário, espere para depois da pausa

 

Caso você queira ou precise alterar o horário de uso da sua pílula, uma dica muito importante é esperar a pausa da sua cartela para então trocar de horário.

 

Essa é uma pergunta frequente entre quem usa anticoncepcional, por isso trouxemos para cá. A melhor maneira de manter a eficácia do anticoncepcional é, usando diariamente e no mesmo horário, combinado?

 

5 – Saiba o que pode cortar o efeito do anticoncepcional

 

Você sabia que alguns medicamentos podem reduzir  o efeito do anticoncepcional? Mas fique calma que não são muitos. As principais classes de medicamentos são os antibióticos, anticonvulsionantes, antirretrovirais, antifúngicos e barbitúricos. Veja a lista aqui!

 

Além disso, uso excessivo de bebidas alcoólicas pode prejudicar a absorção da pílula anticoncepcional no organismo, cortando seu efeito. Vomitar ou ter diarreia cerca de 3 horas após ter ingerido a pílula também pode fazer com que a pílula  tenha seu efeito comprometido. 

 

Entenda melhor aqui neste conteúdo o que pode cortar o efeito do anticoncepcional e o que fazer nesses casos.

 

Tem dúvidas? Fale com um gineco

 

Curtiu conhecer essas dicas para tomar seu anticoncepcional corretamente? Informação confiável é fundamental para conhecermos melhor nosso corpo e como cuidar da nossa saúde e contracepção.

 

Se você ainda tiver dúvidas sobre anticoncepcional, sexualidade, corpo e ciclo menstrual, o ginecologista é o especialista ideal para conversar com você e responder às suas perguntas. 

 

E se você nunca foi ao ginecologista, a gente te ajuda falando mais sobre a experiência da primeira consulta com um gineco. Vem ver aqui!

 

consultar com ginecologista

Logo_Branco
Copyright 2021. Todos direitos reservados.                   Politica de Privacidade

Copyright 2021. Todos direitos reservados.

 

Politica de Privacidade

CONVERSA ONLINE
E GRATUITA COM GINECO

Passo a passo para ganhar sua consulta grátis:

1. Clique no botão abaixo para ser direcionada ao site da nossa parceira Amorsaude;
2. Escolha um(a) ginecologista no melhor horário para você;
3. Após clicar no horário, cadastre-se na Amorsaude;
4. Digite o voucher EAIROLOU e confirme o agendamento;

5. Pronto! É só aguardar as instruções de acesso por email e SMS para tirar todas as suas dúvidas com seu gineco!