Um dos principais erros ao se utilizar a pílula anticoncepcional é esquecer de tomá-la, prejudicando a sua ação, principalmente se isso for recorrente. Por isso, vem conferir 5 dicas para tomar seu anticoncepcional corretamente e não cometer mais erros.
A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados e financeiramente mais acessíveis atualmente, embora possamos ouvir alguns pontos sobre mitos e verdades. Além disso, e mais importante, é um método confiável, com mais de 98% de eficácia para evitar uma gravidez não desejada.
Contudo, como qualquer outro medicamento, é fundamental seguir algumas recomendações na hora de utilizá-la, para garantir sua melhor absorção pelo organismo e também de que esse é o melhor método para você.
Confira agora algumas dicas para tomar seu anticoncepcional corretamente. Vem conosco!
Dicas para tomar seu anticoncepcional
1 – Consultar um ginecologista antes de começar a tomar seu anticoncepcional
Primeiramente, é preciso entender de uma vez por todas que você só deve começar a tomar seu anticoncepcional após uma consulta com um ginecologista.
O especialista poderá avaliar seu histórico clínico e todas informações importantes sobre a sua saúde para indicar o melhor anticoncepcional para você ou então outro método contraceptivo adequado aos seus objetivos.
Esse é o primeiro passo que você deve dar, combinado?
Além disso, para quem possui dificuldade em seguir corretamente a pausa do anticoncepcional e iniciar a outra cartela, é possível utilizar a contracepção sem pausa, porém com comprimidos placebos (sem princípio ativo) no lugar da pausa.
O objetivo desse tipo de anticoncepcional é ajudar meninas que estão iniciando a contracepção ou às mulheres que se confundem com o momento da pausa e de retorno ao uso da pílula.
Para não ter erro na hora de tomar seu anticoncepcional, a gente te ajuda! Converse com um médico sem sair de casa! É só clicar na imagem abaixo e agendar sua consulta totalmente gratuita para tirar suas dúvidas.
2 – Lembrar de tomar seu anticoncepcional todo dia
Essa dica é fundamental para você tomar seu anticoncepcional corretamente. A gente sabe que esquecer de tomar o anticoncepcional é uma situação que pode ocorrer, mas é possível se prevenir com algumas dicas de organização.
Por exemplo, você pode criar um alarme diário no celular para lembrar de tomar sua pílula. Outra dica é relacionar o ato de tomar seu anticoncepcional com outra ação que você faz sempre, como escovar os dentes. Aí você pode deixar a pílula próxima da sua escova de dentes para não esquecer de tomá-la, logo depois que acordar.
Ah! E se for dormir fora de casa, nada de esquecer de carregá-la junto na bolsa, ok? Elencamos aqui várias dicas de organização que podem te ajudar a lembrar de tomar a pílula, além disso, também algumas informações do que fazer caso você esqueça.
3 – Usar seu anticoncepcional sempre no mesmo horário
É isso mesmo, a melhor forma de garantir a eficácia completa do seu anticoncepcional é tomar a pílula sempre no mesmo horário.
Alterações pequenas, de 20 a 30 minutos, podem não afetar o desempenho do anticoncepcional. Contudo, períodos mais longos ou o fato de você sempre tomar seu anticoncepcional em horários diferentes, pode afetar a ação da pílula no seu organismo, reduzindo a sua eficácia.
Por isso, fica a dica de sempre tomar no mesmo horário e analisar a sua rotina para perceber qual será o melhor período para usá-la. Pode ser de manhã, no horário do almoço, antes de dormir, enfim, tudo depende da sua rotina e do que fica melhor para você e com menos risco de você esquecer.
4 – Se quiser trocar de horário, espere para depois da pausa
Caso você queira ou precise alterar o horário de uso da sua pílula, uma dica muito importante é esperar a pausa da sua cartela para então trocar de horário.
Essa é uma pergunta frequente entre quem usa anticoncepcional, por isso trouxemos para cá. A melhor maneira de manter a eficácia do anticoncepcional é, usando diariamente e no mesmo horário, combinado?
5 – Saiba o que pode cortar o efeito do anticoncepcional
Você sabia que alguns medicamentos podem reduzir o efeito do anticoncepcional? Mas fique calma que não são muitos. As principais classes de medicamentos são os antibióticos, anticonvulsionantes, antirretrovirais, antifúngicos e barbitúricos. Veja a lista aqui!
Além disso, uso excessivo de bebidas alcoólicas pode prejudicar a absorção da pílula anticoncepcional no organismo, cortando seu efeito. Vomitar ou ter diarreia cerca de 3 horas após ter ingerido a pílula também pode fazer com que a pílula tenha seu efeito comprometido.
Entenda melhor aqui neste conteúdo o que pode cortar o efeito do anticoncepcional e o que fazer nesses casos.
Tem dúvidas? Fale com um médico
Curtiu conhecer essas dicas para tomar seu anticoncepcional corretamente? Informação confiável é fundamental para conhecermos melhor nosso corpo e como cuidar da nossa saúde e contracepção.
Se você ainda tiver dúvidas sobre anticoncepcional, sexualidade, corpo e ciclo menstrual, o ginecologista é o especialista ideal para conversar com você e responder às suas perguntas.
E se você nunca foi ao ginecologista, a gente te ajuda falando mais sobre a experiência da primeira consulta com um gineco. Vem ver aqui!